Avaliações de produtos

A inserção de comentários de clientes numa estratégia de SEO pode proporcionar um grande impulso à empresa. Saiba como as avaliações de produtos afetam o SEO.

A avaliação de produtos, também conhecido como reviews ou feedbacks, é uma ferramenta utilizada para influenciar a decisão de compra do consumidor, que consiste em comentários de clientes, de modo a avaliar o produto ou serviço disponibilizado e a respectiva experiência de compra do consumidor. O objetivo das avaliações, é fazer com que futuros potenciais clientes, tomem uma decisão de compra de forma rápida, através da visão e da experiência de outros clientes. 

A inserção de comentários de clientes numa estratégia de SEO pode proporcionar um grande impulso à empresa. Além de influenciar a compra do consumidor e de atingir reputação online, as avaliações de produtos, afetam a otimização de mecanismos de pesquisa. 

Como é que as avaliações dos produtos afetam o SEO?

Os dados de comportamento do usuário sofrem uma constante modificação, e conforme o seu crescimento em conhecimento, os usuários tendem a tornar-se melhores pesquisadores e mais cautelosos no momento de decisão. Assim, após a escolha do produto ou serviço que desejam e da respetiva empresa, que irá satisfazer essa necessidade, as pessoas tendem a conferir nos websites, as avaliações dos clientes sobre os produtos, de modo a tomar uma decisão mais assertiva. Segundo dados do E-Commerce Quality Index (EQI), 52% dos consumidores consideram que as avaliações e os comentários de um e-commerce influenciam as decisões de compra online.

Optimização para Motores de Pesquisa - SEO

Geralmente, após o cliente receber o seu pedido, é facultado uma forma de avaliar a satisfação do mesmo com o produto recebido, podendo ser realizado por meio de perguntas em questionário ou avaliações em estrelas numa escala de 1 a 5, sendo também disponibilizado um espaço para que o cliente relate a sua experiência geral com a compra do produto, a logística, o atendimento ao cliente, entre outros.

As avaliações de clientes positivas, ajudam a empresa a ganhar destaque, e consequentemente, tornar os usuários do site mais interessados nos produtos e/ou serviços, uma vez que os consumidores são influenciados pelas experiências e depoimentos de clientes anteriores, assegurando credibilidade, o que irá proporcionar uma redução da taxa de rejeição. Em contrapartida, as críticas negativas podem prejudicar o SEO, sendo que os comentários negativos ficam associados  à  empresa. 

Além de influenciar a compra e atingir reputação online, as avaliações de produtos afetam a otimização de mecanismos de pesquisa, uma vez que ajudam a melhorar o posicionamento do site nos rankings, contribuindo para melhores resultados no processo SEO.

O Google classifica os sites de acordo com a autoridade e a capacidade de fornecer conteúdo relevante, desta forma, os comentários positivos de clientes, ajudam a informar aos mecanismos de pesquisa que a empresa está estabelecida, ou seja, quanto mais pessoas mencionarem a empresa, o Google irá classificar o site numa posição mais elevada nos resultados de pesquisa. Assim, existem diversas páginas de avaliação, que são disponibilizadas para comentários escritos, onde a probabilidade de otimizar a estratégia de SEO é notável, uma vez que as avaliações com texto podem ser identificadas como conteúdo. 

Se após a leitura deste artigo, necessitar de alguma ajuda, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados que o poderão ajudar. Tenha presente que os comentários dos clientes, ao conterem palavras-chave relacionadas ao produto ou à empresa, têm uma grande probabilidade de aparecerem nas páginas de buscas dos principais motores de pesquisa da internet.

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Categories: Marketing Digital, SEO