Na época com maiores descontos do ano, a competitividade é alta e torna-se difícil captar a atenção do consumidor. Neste artigo vamos mostrar como pode libertar o poder da persuasão e criar um copy irresistível para a Black Friday.
A Black Friday e a Ciber Monday são as épocas com maiores descontos do ano. É neste período que os consumidores adquirem os artigos que desejavam há muito tempo ou, que fazem as suas compras de Natal. Esta é também uma época de grande oportunidade para as empresas, mas ao mesmo tempo, de grande competitividade.
Com tantas empresas a comunicar num período tão curto de tempo, torna-se essencial destacar-se da concorrência e, para isso, é necessário dominar a arte da persuasão. Neste artigo, vamos mostrar como pode libertar o poder da persuasão e criar um copy irresistível para a Black Friday.
Dicas para a um Copy irresistível para a Black Friday
Com a pandemia, os consumidores optaram, cada vez mais, pela conveniência das compras online e, na Black Friday não é exceção. Por isso, torna-se especialmente importante, nesta época, dominar a arte do copywriting, para se destacar do ruído das restantes marcas.
O copywriting é a arte de criar textos persuasivos e cativantes, que despertem o interesse do leitor e o incitem a realizar uma ação. Por ser uma arte tão importante, hoje damos algumas dicas para criar um copy irresistível:
Identifique o público-alvo
Algumas dicas passam por identificar carrinhos abandonados, pessoas que adicionaram itens ao carrinho ou aos favoritos, clientes antigos, leads, e o público das redes sociais.
Analise os problemas do consumidor, bem como o seu comportamento e expectativas
Descubra, por exemplo, a causa para o abandono do carrinho e, que problemas os consumidores procuram verem resolvidos. Depois, foque-se na perspetiva do consumidor e apresente a solução para o seu problema.
Utilize o método AIDA
Este método consiste em conquistar a atenção do público, despertar o seu interesse, transformar esse interesse em desejo e, por fim, levá-lo a realizar uma ação.
Escolha as palavras certas
Explore palavras que despertem o senso de urgência, escassez e FOMO (Fear of Missing Out – medo de perder algo) para incentivar a uma ação imediata.
Crie títulos e frases de abertura envolventes
A primeira frase é crucial para que o leitor continue a ler por isso, crie frases que despertem a sua curiosidade e atenção. Essas frases podem incluir humor, senso de urgência, linguagem emocional, entre outras.
Utilize frases curtas e bem estruturadas
Se escrever textos longos, a probabilidade que o leitor perca a atenção é alta, por isso, mantenha o texto curto, direto e cativante.
Crie um storytelling
Faça o leitor acompanhar o fio condutor da sua história, crie suspense e prenda o leitor ao ecrã. Assim, o público terá curiosidade para ler o copy até ao fim.
Crie senso de exclusividade
Pode parecer difícil numa época como a Black Friday, mas procure utilizar linguagem que faça o leitor sentir-se único e que aquela oportunidade é exclusiva para ele.
Atraia o leitor com outros elementos
Não precisa de se focar só em texto, utilize emojis, hashtags, imagens, letras a negrito, etc. para atrair a atenção do leitor. Mas cuidado, procure manter o equilíbrio e não exagerar.
Crie um texto forte para a CTA (Call To Action – chamada de atenção)
A CTA é crucial para incentivar o leitor a realizar uma ação. O texto deve ser conciso e direto para que os leitores percebam facilmente o passo a seguir. Uma sugestão é utilizar verbos de ação.
A arte da persuasão é uma ferramenta poderosa na criação de copies. Um copy persuasivo e cativante é a forma ideal para se destacar da concorrência, criar uma relação com o público-alvo e incentivá-lo a realizar uma ação.
Com estas dicas, poderá criar copies altamente persuasivos, criativos e que o farão destacar-se das restantes marcas durante a Black Friday. Por fim, use a criatividade a seu favor. E caso estes passos sejam um problema, pode contar com os profissionais qualificados da Blue Bolt.