Como combater a volatilidade da SERP

 Neste artigo vamos abordar estratégias e ações eficazes para combater a volatilidade da SERP (Página de Resultados do Motor de Busca) e para manter uma posição estável nos rankings. Vamos explorar a importância da pesquisa de palavras-chave, conteúdo relevante, otimização e monitorização do desempenho.

Para sabermos como combater a volatilidade da SERP precisamos de entender que a Google se esforça ao máximo para conseguir melhorar a qualidade da informação que é transmitida aos utilizadores e às vezes o seu motor de busca atualiza as suas ferramentas para conseguir melhorar a SERP. As atualizações do motor de busca tem como objetivo ajudar os utilizadores, oferecendo melhores resultados para as suas pesquisas.

No entanto, muitas das vezes estas atualizações podem ser consideradas frustrantes por parte de alguns profissionais, isto porque sempre que é feita uma atualização ao motor de busca, é necessário alterar a estratégia de SEO para se conseguir adaptar as novas alterações.

O que significa SEO e SERP?

SEO é uma estratégia que envolve quase todos os aspetos desde a criação de website até ao conteúdo. O principal objetivo é demonstrar o valor do seu conteúdo na rede de pesquisa. Marco Gouveia resume numa frase: “O SEO é a arte de alcançar tráfego gratuito e qualificado que gere conversões.”

SERP é a abreviatura que é utilizada para a definição de “Search Engine Results Page”, que traduzido para português significa “Página de Resultados do Motor de Busca”. Trata-se da página exibida ao utilizador após o mesmo ter realizado a sua pesquisa, normalmente esta pesquisa é feita no motor de busca da Google. É possível ver que existe um menu de páginas numerado de 1 a 10 e ao clicar num deles o utilizador é direcionado para outra página de resultados.

A primeira página de resultados do motor de busca da Google é denominada por SERP devido ao facto de ser a página mais importante para uma boa estratégia de SEO.

Como melhorar posição da minha empresa na SERP com uma estratégia de SEO?

A estratégia de SEO tem como base a otimização dos websites para facilitar a sua presença na primeira página de resultados da Google (SERP), quando esta estratégia é implementada corretamente, a posição da sua empresa melhora consideravelmente e com facilidade.

As keywords são um dos pontos essenciais para uma estratégia de SEO. Se alguém quiser comprar um sumo de laranja, a pesquisa poderá ser “comprar sumos de laranja” ou “onde comprar sumos de laranja?”. Ao definirmos corretamente as keywords a colocar no nosso website, existe uma maior probabilidade de termos mais visitas regularmente, isto porquê o nosso website estará bem posicionado na página de resultados da Google. No entanto é necessário que o desempenho destas keywords seja monitorizado regularmente de forma a conseguirmos combater a volatilidade da SERP.

Para conseguirmos obter bons resultados, as keywords têm que ser definidas corretamente, esta seleção e escolha poderá ser feita com o auxílio de ferramentas de marketing digital (umas pagas, outras grátis). Não se limite a dar prioridade a keywords curtas e gerais e dê prioridade as keywords longas, estas keywords contém mais de 3 palavras e permitem que consiga abordar mais profundamente os conteúdos do seu website.

Apague conteúdos duplicados, corrija erros ortográficos e elimine páginas inúteis

Nesta situação, quando falamos de conteúdos duplicados, estamos a ter 2 abordagens: conteúdos duplicados (páginas repetidas, informações repetidas em diferentes páginas) e conteúdos retirados de outras fontes sem qualquer menção. O plágio é um dos maiores problemas quando falamos de SEO. Se o motor de busca da Google conseguir perceber que o conteúdo colocado no seu website é plágio de outro website, a sua empresa irá ser penalizada e o seu website não será “indexado” (publicado) na SERP e para evitar este tipo de penalização, deverá eliminar todos os conteúdos que tenham sido copiados de outros websites.

Os erros ortográficos fazem parte dos problemas mais comuns que vemos nos websites, no entanto o que parece ser um problema de pouca importância, poderá ser uma das razões para sua estratégia de SEO não está a ter os resultados desejados. Se não utilizar keywords escritas de forma correta, o seu website não irá aparecer na SERP, isto porque os termos que está a utilizar não são os termos corretos, e se não são os termos corretos então ninguém vai conseguir encontrar o seu website e será muito mais complicado combater a volatilidade da SERP.

Adapte o seu website para versão mobile

Os consumidores estão a preferir cada vez mais o formato mobile. Esta tendência terá sido consequência da pandemia, onde o crescimento do uso do formato mobile foi mais intenso.

Dito isto, o formato mobile está cada vez mais presente e ao adaptar o seu website a este formato, terá mais probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa do seu target. A Google valoriza bastante o aspeto e a experiência que os seus utilizadores vão ter ao clicarem nos resultados de pesquisa da SERP e para a Google recomendar o seu website é necessário que os utilizadores tenham uma experiência agradável ao navegar no mesmo em diferentes formatos.

Sabendo que é muito mais complicado os nossos consumidores lerem informações em formato mobile, priorize a capacidade de esclarecimento. Isto significa que deverá apostar em frases e parágrafos curtos, imagens que facilitam a transmissão desta comunicação e a valorização de espaços em branco. Estes aspetos contribuem para que o utilizador tenha uma experiência positiva ao utilizar o seu website, permitindo que recolha melhores resultados da sua estratégia SEO.

Desenvolva uma estratégia de link building

Para conseguir perceber se o seu website é responsivo e se atende às necessidades e interesses do seu target, o algoritmo da Google considera vários fatores. Entre eles estão a veracidade do conteúdo e o tempo de permanência dos utilizadores no seu website. Estes pontos referidos acima, são muito favorecidos ao realizar-se uma estratégia de link building, ou seja, adicionar links ao seu conteúdo.

Ao fazer referências de páginas bem reputadas e de qualidade, o motor de busca percebe que está a fornecer informação de qualidade e útil para os utilizadores. No entanto, deverá ter em conta que fazer link building de forma errada, poderá fazer com que gaste mais tempo a consumir conteúdos em vez de criá-los.

Como fazer com que o meu site seja mais resistente à volatilidade da SERP?

A Google atualiza as suas ferramentas para conseguir auxiliar e fornecer melhores resultados aos seus utilizadores. As empresas podem ajudar-se a si mesmas, diminuindo o impacto da volatilidade da SERP ao serem intencionais com os conteúdos publicados nos seus websites.

Se publicar conteúdo escrito por um bot, o seu website irá perder relevância e consequentemente baixar a sua posição na SERP, visto que o Google depende da inteligência artificial, as suas ferramentas são mais eficazes e capazes de identificar e classificar conteúdo escrito por bots. Todavia, não desanime porque ao publicar conteúdo relevante e de qualidade no seu website irá conseguir resistir a volatilidade da SERP. Além disso, é necessário que consiga adaptar a sua estratégia às novas atualizações que a Google faz.

Existe alguma forma de medir a volatilidade da SERP?

Sim, felizmente existe! A empresa que o permite é a SemRush, uma empresa que disponibiliza ferramentas de Marketing Digital para diferentes estratégias, como por exemplo: SEO.

A SemRush disponibilizou um sensor de volatilidade da SERP e permite que os profissionais e gestores de marketing consigam prever e antecipar eventuais problemas. Isto permite que os mesmos consigam estar mais preparados para adaptar as suas estratégias consoante as novas atualizações.

Criar conteúdo para o seu website com base nos seus produtos ou nos seus serviços, pode ajudar os consumidores a encontrarem o seu website e a sua oferta, isto irá contribuir para o desenvolvimento de uma boa estratégia de SEO.

Lembre-se que não é necessário postar conteúdo todos os dias para conseguir alcançar bons resultados, no entanto estas publicações devem frequente e regulares, dando prioridade à qualidade e não à quantidade do conteúdo. Se tiver uma empresa e está com problemas em desenvolver a sua presença no meio digital, não hesite e entre em contacto conosco para começarmos a nossa jornada!