Influência das Cores

Sabia que um dos principais fatores que deve ser levado em conta na criação de uma marca, produto ou estratégia passa por ser a escolha das cores, uma vez que estas têm uma grande influência no marketing?

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores é um estudo que revela como o cérebro humano identifica e perceciona as cores de diferentes formas, e qual a influência que cada cor tem na mudança das emoções, sentimentos, e na criação de desejos.

A partir deste conhecimento, é possível usar as cores para inúmeros benefícios, tal como na publicidade, moda, decoração e marketing.

Qual a influência das cores no marketing?

As cores utilizadas numa empresa permitem estimular sentimentos no público, no entanto, ainda é muito comum que este fator seja de baixa prioridade nas estratégias dos mais variados setores.

Em 1980, o psicólogo norte-americano Robert Plutchik defendeu que as emoções mudam ao longo da evolução do ser humano para o mesmo se adaptar ao seu contexto. Com base nesta afirmação construiu “A roda das emoções”, com o objetivo de facilitar o reconhecimento e compreensão da complexidade das emoções.

Na roda das emoções estão presentes oito emoções básicas, sendo que a combinação destas dá lugar às chamadas emoções compostas. As emoções básicas apresentam diferentes níveis de intensidade, que se refletem na força das cores. Assim sendo as cores representam a intensidade, sendo que quanto mais intensa é a emoção, mais probabilidade existe de a pessoa se comportar de acordo com ela. Todas as emoções podem definir combinações diferentes, por exemplo, uma combinação de alegria e confiança formará o amor.

As emoções ao serem utilizadas no marketing, podem fazer com que as empresas aumentem as suas vendas e construam um relacionamento de longo prazo com os seus clientes.

As cores, para a grande maioria das pessoas, são capazes de despertar emoções, sentimentos e sensações específicas, assim como demonstrar os valores de determinada empresa. Não é por acaso que os valores das empresas, demonstrados através das suas campanhas publicitárias, são muito apropriados com as cores utilizadas no logotipo.

Segundo Neil Patel (um dos maiores nomes do Marketing Digital), a cor representa 85% da razão pela qual alguém compra um produto, e a maioria das pessoas é influenciada visualmente na decisão final da compra.

É importante ressaltar que, por vezes, a mesma cor pode ter diversos significados, por isso é importante realizar pesquisas sobre a cultura, interesses e o dia a dia do público que se pretende atingir.

Resumidamente, as cores certas são capazes de ajudar a estabelecer a identidade da marca e através das emoções conquistar o público. Através delas é possível transmitir também os valores da empresa de uma forma clara, e ajudarem os clientes a identificarem o propósito da marca, o seu modelo de negócio e as temáticas abordadas.

Caso tenha alguma dúvida, a Blue Bolt tem profissionais especializados para o ajudar.

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