Marketing Digital para as PMES

O Marketing Digital traduz-se na oportunidade de as empresas competirem e crescerem no mercado, através de uma plataforma digital. Na atualidade, o papel do Marketing Digital é crucial e indispensável para a evolução das PMEs.

O marketing digital desempenha um papel fulcral no crescimento de qualquer empresa. Nos dias de hoje, é necessário o investimento por parte de uma organização nesta área para ter a oportunidade de expandir o seu negócio e ganhar visibilidade no mercado.

Contudo, antes de avançarmos com a importância deste tema no setor das PMEs, devemos compreender, de forma resumida, no que consiste o marketing digital. 

O que é marketing digital?

O mercado encontra-se em constante evolução, pelo que o marketing 5.0 auxilia os profissionais a criar, comunicar e gerar valor. Com o surgimento dos novos meios de comunicação, juntamente com o avanço da tecnologia, o conceito de Marketing Digital tem se mostrado a grande tendência a ser adotada pelas organizações que desejam destacar-se e garantir um negócio eficaz. Desta forma, o Marketing Digital é a atualização do Marketing que compreende a realidade do consumidor conectado, que é aquele que leva em consideração na sua decisão de compra informações disponíveis na internet sobre empresas e produtos. 

Qual é a importância do Marketing Digital nas PMEs? 

Garantir uma presença forte na internet

Investir em Marketing Digital significa contribuir para o crescimento e visibilidade de uma organização. O reconhecimento da empresa deve ser imediato sempre que alguém a investigue numa plataforma digital, não só quando se procura pelo nome da empresa, mas também pelos seus produtos ou serviços. Caso a empresa não esteja presente na internet, a possibilidade de o cliente entrar em contacto com a organização é reduzida.

Segmentar e comunicar com o público-alvo

Este ponto é fulcral para o sucesso de qualquer organização, visto que é necessário definir o público-alvo da organização para conseguir fidelizar um grande número de clientes. O Marketing Digital possibilita o contacto entre as pessoas que estão realmente interessadas no produto ou serviço e enquadram no perfil da empresa. 

Para além disso, os contactos recolhidos e fidelizados podem ser utilizados para atrair novos clientes, constituindo um ativo essencial para a organização. Uma das vantagens do Marketing Digital é a adaptação ao público, porque a comunicação e as campanhas podem ser adaptadas a diferentes idiomas e culturas, não existindo constrangimentos nas vendas.

Feedback dos Clientes

A liberdade para interagir com os clientes a qualquer momento é outra vantagem do Marketing Digital. As redes sociais são, na maioria das vezes, exploradas pelas empresas como canais de atendimento. Para além disso, servem para estabelecer e construir uma relação de confiança com o consumidor, dado que existe a oportunidade de recolher feedback, melhorar aspetos internos e externos da empresa e adaptar estratégias às necessidades do cliente. 

Investir pouco para começar

O crescente desenvolvimento digital fez com que o poder de segmentação se tornasse cada vez mais fácil e rápido devido às ferramentas existentes. As PMEs têm ao seu alcance a possibilidade de criarem ações de marketing de forma gratuita e com custos reduzidos. 

Na atualidade, começa a ser comum que os proprietários das PMEs invistam mais no marketing digital do que no marketing tradicional, visto que os custos são menores e sem um grande investimento e desperdício de recursos conseguem fazer crescer a empresa. Esta situação representa uma vantagem competitiva para qualquer PME que, através das plataformas digitais, saiba posicionar-se no mercado, criar campanhas e definir estratégias adequadas ao seu público-alvo.

Analisar resultados com precisão

Como é referido anteriormente, através do Marketing Digital as PMEs conseguem determinar as preferências e gostos do seu público-alvo, assim como acompanhar os resultados das ações de marketing implementadas. 

Em termos práticos, podemos distinguir a precisão dos resultados se analisarmos um anúncio em flyer e uma campanha de email marketing. Se uma empresa distribuir diversos flyers, podemos ter uma perceção de quantos foram impressos, mas não sabemos, em concreto, quantos foram distribuídos. Relativamente a uma campanha de email marketing, sabemos quantas pessoas abriram o email, quantas clicaram no link e quantas efetuaram uma compra através dessa mesma campanha. 

Quais as estratégias de Marketing Digital utilizadas nas PMEs?

Existem diversas estratégias de Marketing Digital que são úteis para as PMEs, visto que promovem o negócio da empresa e atraem clientes sem necessitar de grandes investimentos. Neste artigo, mencionaremos algumas das ferramentas mais usadas pelas PMEs.  

  • Marketing de Conteúdo

É uma das melhores estratégias de marketing digital para PMEs. Consiste na gestão de conteúdos que captam a atenção dos consumidores. Através desta estratégia, aumentamos a audiência e o número de visitas ao site da organização, aumentando por consequência as vendas. A credibilidade da empresa é outro fator desenvolvido por esta estratégia, devido à quantidade de conteúdo que é direcionada para as necessidades dos consumidores. 

  • Redes Sociais

As redes sociais são um dos melhores meios para ganhar visibilidade e divulgar informações sobre a empresa. O relacionamento com os clientes é desenvolvido e existem mais oportunidades de fidelização. Desta forma, promove-se a imagem da empresa e muitas das redes sociais utilizadas disponibilizam uma ferramenta para promover conteúdo. Contudo, é importante definir quais as principais redes sociais a utilizar, dado que devemos colocar os recursos e esforços da organização nas plataformas mais valorizadas pelos clientes.

  • Email Marketing

Esta estratégia permite obter links diretos para comunicar com os clientes e informá-los sobre novos produtos ou serviços, assim como tentar recuperar ex-clientes. Este contacto com o cliente permite às PMEs disponibilizar informação de forma gratuita, no entanto, é necessário ter alguma atenção e verificar se acrescentamos valor para o cliente para o email não ser considerado spam.  

  • SEO

O Search Engine Optimization (SEO) consiste na aplicação de algumas técnicas para melhorar o posicionamento das PMEs, como por exemplo no Google.

Para as PMEs que investem em estratégias de Marketing Digital, devem estar visíveis nas páginas de pesquisa, dado que são a porta de entrada dos clientes. A imagem, avaliação e cotação da empresa deve estar trabalhada para que apareça entre os primeiros resultados nas pesquisas. 

Adicionalmente, os conteúdos publicados devem estar redirecionados para as páginas de pesquisa. Isto significa que para além do foco no conteúdo, é necessário adaptar os textos com a linguagem correta, indo ao encontro do público-alvo e dos algoritmos do Google. A credibilidade da empresa incide muito sobre esta estratégia, visto que quando o negócio das PMEs não é reconhecido pelo Google, é como se não existisse.

Deste modo, concluímos que o Marketing Digital e as suas estratégias são fundamentais para o sucesso das PMEs. É de realçar, o cuidado que devemos ter sempre que selecionamos uma estratégia e verificar se está enquadrada com o público-alvo da empresa e os seus objetivos. Caso tenha alguma dúvida, a Blue Bolt tem profissionais qualificados para o ajudar.

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Categories: Marketing Digital