A importância das reviews online para o seu negócio

A importância das reviews online para o seu negócio

Não há ninguém melhor para descrever um negócio ou produto do que um cliente, uma vez que são os mesmos que experienciam o produto e, também, quem tem mais poder de influência sobre outros possíveis clientes. Descubra qual a importância das reviews online para o seu negócio.

No contexto comercial do século XXI, as reviews online são um dos fatores principais de sucesso para o seu negócio. As reviews estabelecem a veracidade de um negócio aos olhos dos consumidores e, por este motivo, são uma ferramenta que deve ser potencializada.

As reviews são o feedback do consumidor e, por isso, permitem compreender aquilo que está a fazer de forma correta, assim como o que está a fazer errado. Deste modo, uma empresa consegue melhorar o seu serviço ou produto através das reviews dos consumidores e, assim, fornecer uma melhor experiência aos mesmos.

O que são Reviews?

As reviews são análises, menções ou descrições críticas que os clientes deixam sobre um determinado produto ou serviço. Inicialmente, as reviews ou críticas eram conhecidas através dos filmes, restaurantes ou livros, mas com o desenvolvimento da internet nasceu a review online. Estas reviews online, para além de se aplicarem a meios e conteúdos, também se aplicam a produtos e serviços.

As reviews tem 2 objetivos: melhorar o SEO, ou seja, colocar o produto entre os primeiros resultados dos motores de busca, e permitir ao cliente partilhar a sua opinião sobre o consumo, seja esta positiva ou negativa, sobre a sua experiência com a empresa.

A importância da review como recomendação

Ganhar confiança em lojas online pode ser um desafio e é também por isso que há uma preocupação extra com a aparência dos websites, para que os mesmos transpareçam legitimidade e segurança. No entanto, para além da aparência, se existe alguma coisa que crie confiança num possível consumidor é a recomendação de outro consumidor.

Num estudo realizado pela BrightLocal em 2021, 87% dos participantes admitiram ler pelo menos uma review antes de visitarem um negócio local, enquanto 94% admitiu que uma review negativa foi motivo suficiente para evitarem a visita ao negócio.

As reviews têm um grande peso para o seu negócio e é por isso que é preferível que sejam positivas, de modo a convencer clientes a consumir e não o contrário. Isto porque o ser humano, enquanto consumidor pensa em grupo, o que é bom quando as reviews são positivas, mas também mau quando são negativas. Desta maneira, não se deve subestimar o impacto que as opiniões de um cliente têm, uma vez que este é um fator que pode impactar o seu negócio.

Lealdade do consumidor

A lealdade do consumidor é algo que nem todas as marcas conseguem alcançar facilmente, é por isso que deve ser algo fomentado e partilhado. Ao partilhar uma review de um consumidor através das suas redes socias ou da newsletter, está a destacar um cliente satisfeito. Como tal, está a mostrar que a sua marca foi a preferência daquele consumidor. Entre todas as escolhas possíveis de negócios rivais, optou pelo seu, o que irá ser uma prova social importante para os restantes possíveis consumidores.

Esta partilha, além de criar proximidade com o consumidor satisfeito que escreveu a review, também mostra a outros potenciais clientes o quão leais os seus consumidores são, o que acaba por gerar mais interesse. Desta maneira, pode atrair mais clientes que passam pelo mesmo processo, criando lealdade em grupo.

Como aprender com as reviews

É importante prestar atenção às opiniões de todos os consumidores sobre o seu negócio e as reviews são a ferramenta perfeita para isso, uma vez que fornecem feedback importante e permitem compreender o que pode ser melhorado.

No entanto, para isso, é necessário que o cliente escreva a review, ou seja, deve criar condições que o influenciam a tomar essa ação. Isto porque existem muitos clientes que não sentem necessidade de partilhar a sua opinião ou até de dar uma pontuação (como de zero a dez ou de uma a cinco estrelas) sobre o produto ou serviço, seja ela positiva ou negativa. As técnicas para convencer o consumidor a escrever uma review devem ser criativas e bem pensadas.

Estas técnicas devem ser implementadas no sítio e no momento certo, como por exemplo, no pós-compra (através de um email ou com um pedido pós check-out), ou pode ser oferecido um vale de desconto caso deixe uma review, técnica habitualmente utilizada com a subscrição à ’newsletter’.

Como mencionado previamente, as reviews podem ser não só críticas positivas, mas também negativas, o que não é necessariamente mau. Críticas negativas devem ser interpretadas de forma construtiva, uma vez que permitem descobrir o que pode ser melhorado no seu negócio. Logo, deve prestar atenção a todas as reviews, para que consiga perceber quais as lacunas no seu produto ou serviço e, com o feedback das pessoas, melhorá-lo.

Reviews falsas e porque as deve evitar

Um erro comum que surgiu através das redes sociais são as reviews falsas. A ideia partiu das contas falsas ou ‘’bots’’ que eram usados para inflacionar o número de seguidores de perfis nas redes sociais. Mais tarde, a técnica expandiu-se para outras áreas, como reviews falsas para negócios ou serviços, ou seja, um proprietário de um negócio paga por reviews falsas, atribuídas por contas falsas ou ‘’bots’’.

Não caia no erro de criar reviews falsas, pois o público atual está cada vez mais exigente e conseguem facilmente perceber quando um produto ou serviço tem reviews falsas. De acordo com um estudo realizado pela TotalRetail, quando os consumidores suspeitam da existência de reviews falsas as hipóteses de comprarem o produto reduz em 36%, enquanto 28% afirma perder a confiança total na marca. Desta maneira, para o sucesso do seu negócio a confiança do consumidor é essencial, por isso mantenha-se e ao seu negócio verdadeiro.

A importância da review para o SEO

As reviews online são importantes para o website, não só pelos motivos de opinião ou preferência como referido anteriormente, mas também pela componente do SEO, para indexar a sua página no topo das pesquisas no Google.

Mais reviews são sinónimo de melhor posicionamento nos motores de busca, porque quando os clientes escrevem reviews usam palavras-chave do seu produto ou serviço. Isto facilita que outros possíveis consumidores encontrem o seu website, porque acabam por escrever as mesmas palavras-chave na procura do determinado produto ou serviço.

As reviews são uma ajuda no posicionamento do seu negócio online que deve aproveitar e fomentar. Além de obter resultados garantidos, é uma ferramenta que não tem custo de uso.

Concluindo, as reviews online são uma ferramenta muito importante para qualquer negócio, visto que têm o poder de criar ou destruir a lealdade do cliente, de apelar ou afastar o interesse do consumidor. O formato das reviews em si é aberto, permitindo que o cliente expresse a sua opinião, seja positiva ou negativa.

Não deve desvalorizar esta ferramenta pelo seu poder no posicionamento dos motores de busca, um dos fatores mais importantes para os negócios online. Caso tenha ficado com alguma dúvida relativamente a esta temática, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar.

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