Sim ou não às Hashtags no Facebook?

As hashtags surgiram pela 1ª vez em 2007, mas só se popularizaram em 2010. Nos dias de hoje ainda vale a pena usar hashtags? Deve-se usar Hashtags no Facebook!

O ponto de partida para este artigo será dar resposta à pergunta Sim ou não às Hashtags no Facebook. Esta é uma dúvida que muitos utilizadores têm quando chega o momento de fazer uma publicação nas redes sociais, com o objetivo de divulgar o seu serviço ou produto. Será que deve utilizar hashtags nas publicações do Facebook tal como no Instagram?

As redes sociais são uma peça importante na comunicação digital para aumentar o volume do seu negócio. No entanto, a forma como são elaborados os conteúdos é um fator que tem impacto na estratégia a adotar na comunicação online.

Uma das técnicas para aumentar as interações e a visualização da publicação é o uso de hashtags. No caso do Instagram, esta técnica traz mais valias para dar a conhecer o seu negócio a uma maior número de pessoas. Mas, em relação ao Facebook será que essa técnica resulta?

Como surgiram as hashtags?

Em agosto de 2007, Chris Messina decidiu fazer um tweet a sugerir que a plataforma permitisse a criação de grupos, através do uso do símbolo cardinal (#) seguido da palavra ou expressão pela qual o utilizador queria pesquisar.

A ideia surgiu quando Chris Messina e os amigos perceberam que, no meio de tantos tweets, era difícil encontrarem aquilo que procuravam. No entanto, apesar de hoje em dia a hashtag ser essencial em muitas redes socais, o Twitter não aceitou a ideia de imediato. Somente em 2010, o uso das hashtags ficou popular no Twitter.

O que são hashtags?

Hashtag é quando associado ao símbolo cardinal (#) aparece uma palavra, expressão ou termo. O seu principal objetivo é a criação de uma hiperligação na palavra, que irá encaminhar os utilizadores para uma seleção de publicações relacionadas com o tópico em questão.

Por exemplo, se a publicação estiver relacionada com praia e usar a hashtag #praia, a publicação irá aparecer numa página, onde estarão todos os conteúdos em que a hashtag foi usada.

O uso das hashtags facilita o processo de pesquisa, uma vez que organiza todos os conteúdos relacionados com determinado tem. Assim, permite ver o que as pessoas estão a dizer relativamente ao tópico pesquisado, de uma forma rápida.

Banner para a gestão de redes sociais
Como e quantas hashtags deve-se usar?

Para usar hashtags, basta escrever o tópico que quer otimizar antecedido do símbolo do cardinal “#”, sem espaços, uma vez que estes não são reconhecidos. As hashtags aparecem, geralmente, no final do texto da publicação. Só em situações muito excecionais é que são usadas no meio ou no início, como é o caso de giveaways ou quando uma influencer está a fazer um post publicitário pago.

Quanto ao número de hashtags a usar, o melhor é não usar em demasia. Deve ser feita uma seleção de palavras-chave que se relacionem com o negócio. Pois, o uso excessivo de hashtags passa a ideia de que não houve um planeamento anterior e, consequentemente, torna-se spam. Por isso, antes de colocar uma hashtag, o melhor é perguntar-se se faz sentido ou não colocá-la.

Relativamente às palavras, o melhor é usar palavras curtas, siglas oportunas e, no caso de ser estritamente necessário o uso de expressões, estas devem ser o mais pequenas possível. As hashtags longas são, muitas vezes ignoradas, nem sequer são procuradas e causam confusão visual. Desta forma, devemos ter presente a premissa “Menos é mais”.

Na utilização de hashtags deve ainda considerar a faixa etária do público-alvo que está a comunicar. Desta forma, em casos em que o público-alvo é de faixas etárias distintas, o uso de hashtags terá vantagens. Pois, tem maior probabilidade as publicações com hashtag aumentarem o engagement e tornarem visíveis para mais pessoas.

Hashtags no Facebook: Usar ou não usar?

A questão que teve como ponto de partida este artigo, é uma dúvida comum que todos os que trabalham com redes sociais diariamente. Assim sendo, será apresentado de seguida razões pertinentes que vão ao encontro da verdadeira resposta quanto ao uso das hashtags no Facebook.  

Tal como foi dito, as hashtags nas publicações podem aumentar as interações e chegar a mais pessoas, mas no Facebook não faz sentido usá-las. Para tal, apresentamos razões que consideram uma má prática a sua utilização.

  • Os utilizadores do Facebook, quando querem pesquisar algo nesta rede social, não o fazem através de hashtags, mas sim através do motor de busca. Desta forma, ao colocar hashtags nas suas publicações do Facebook, apenas irá criar spam visual.

  • Ao colocar hashtags na publicação do Facebook estamos a criar pontos de fuga. Uma vez que a tendência do utilizador será carregar nas hiperligações geradas automaticamente pelas hashtags, e não voltar para a publicação da sua página.

  • Ao contrário do que acontece no Instagram e no Twitter, em que o uso de hashtag é quase obrigatório, no Facebook o uso destas não tem qualquer tipo de utilidade. Devido ao seu algoritmo não aumentar o engagement das publicações, por estas usarem hashtags.

Desta forma, aconselhamos a que não use hashtags no Facebook. Guarde-as para redes sociais, tal como o Instagram ou Twitter, em que de facto podem ter maior impacto na divulgação dos seus produtos ou serviços. 

Partilhe este artigo: