O que é o Marketing de Afiliados?
O Marketing de Afiliados é o processo de ganhar uma comissão promovendo produtos de outras pessoas, ou empresas. É importante saber o que é o Marketing de Afiliados e para que serve, antes de se tornar um afiliado.
O marketing de afiliados é um tema que tem ganho maior espaço no mundo digital. É uma estratégia de marketing que tem como objetivo aumentar as formas e canais de comunicação que chamam a atenção dos consumidores. Fique a saber o que é o marketing de afiliados e como funciona este modelo de publicidade.
Acontece que as pessoas estão cada vez mais atentas e exigentes e sabem o tipo de publicidade que lhes interessa na hora de comprar online. É importante as empresas manterem-se atualizadas e saber atrair o público. Para isso, as empresas recorrem aos influencers. Estes já têm um público definido e pessoas que se identificam com os seus conteúdos, e as empresas aproveitam esses aspetos para conseguir promover os seus produtos.
O que é Marketing de Afiliados
O Marketing de Afiliados é uma forma de gerar rendimento através de um trabalho de partilha, recomendação e promoção de produtos ou serviços de outras pessoas ou empresas. De forma simplificada, sempre que o afiliado ajuda a empresa a conseguir vender um produto, ganha uma comissão.
Na prática, funciona da seguinte forma: uma empresa lança um produto novo no mercado digital. Para ajudar na divulgação e impulsionar as vendas, a empresa conta com afiliados, ou seja, pessoas influentes na área que podem divulgar o produto nas suas redes sociais. Quando o afiliado consegue fazer com que os clientes comprem o produto é lhe pago uma comissão.
O primeiro programa de afiliados na internet foi criado pela Amazon em 1996 e chamava-se Amazon Associates. Esse programa foi um dos principais propulsores da Amazon e ainda existe nos dias atuais. Em 1998, quando o Programa de Associados da Amazon começou, não havia muitas oportunidades para os empreendedores ganharem dinheiro com a plataforma. Ter lucro só era possível com a venda de livros da lista da Amazon. Assim, a Amazon mudou a sua política, aumentando a sua linha de produtos.
Como funciona o Marketing de Afiliados
O mercado de afiliados é extenso. Existem programas de afiliados e ofertas para promover em praticamente todas as áreas de negócio. Existem pelo menos 3 grupos de pessoas fundamentais para que a estratégia seja bem sucedida: Produtores ou Vendedores, Afiliados e Clientes.
- Produtores ou vendedores: São as empresas adeptas do Marketing de Afiliados. Quando pretendem lançar ou divulgar um novo produto, podem procurar por plataformas de afiliados como forma de impulsionar as vendas. Com a ajuda dos afiliados, a empresa consegue aumentar em grande escala a sua cartela de clientes e as suas vendas.
- Afiliados: Os afiliados são responsáveis por “vestir a camisa” do produto, fazendo uso de estratégias de venda online para atingir o maior número de pessoas possível. Além de divulgar o produto nas redes sociais, é muito comum que os afiliados trabalhem com a criação de conteúdos de blogs, usando estratégias de Inbound Marketing, para conquistar Leads e convertê-los em vendas. Os influencers têm sido fundamentais nas estratégias de vendas e expansão de marcas. Ao já estarem presentes nas redes sociais como Facebook, Instagram, Blogs e Youtube, as empresas recorrem aos influencers para fazer divulgação dos seus produtos. Assim atribuem um link de afiliado e sempre que se realiza uma compra através desse link, o influencer recebe uma comissão.
- Clientes: A função dos afiliados é de alcançar os clientes certos na hora certa. Este grupo de pessoas é baseado naqueles que fecham a compra, passando de leads a consumidores. Quer o consumidor saiba ou não, ele e as suas compras são impulsionadores do marketing de afiliados. Os afiliados compartilham esses produtos nas redes sociais, blogs e websites. Quando o cliente compra algum produto, o vendedor paga uma comissão ao afiliado.
Como é feita a divulgação dos produtos pelo afiliados
É importante saber como fazer a divulgação dos produtos e escolher um afiliado influente na área de atividade do produto que quer vender. Antes de tudo, é necessário encontrar a empresa e o produto que deseja promover e inscrever-se na plataforma. Após feito isso recebe um link de afiliado exclusivo e adicione-o ao seu website e às publicações que irá criar. Os influencers adicionam esse link e começam a patrocinar nas suas redes sociais através de publicações ou stories, onde muitas vezes adicionam a opção de “Swipe Up” incluindo o seu link de afiliado.
Nas redes sociais do afiliado, divulgar as novidades e promoções para os seus seguidores e amigos é uma forma de validar a qualidade dos produtos anunciados. Ao colocar uma publicação nas redes sociais adicione a cada foto, vídeo ou história um link para o produto e assim aumenta o seu alcance de venda.
Os canais como blogs e websites, além do uso das redes sociais, podem funcionar para mostrar os anúncios, de forma gratuita. Dentro do website pode ceder espaços para colocar banners do anunciante, ou inserir links para os produtos em textos e outros conteúdos das páginas na web. Para isso é muito importante trabalhar tanto a amplitude e alcance do blog e redes sociais, tal como fazer um conteúdo interessante e persuasivo, para levar as pessoas a realizarem a ação desejada.
Aspetos positivos do Marketing de Afiliados
Como em todas as estratégias existem vantagens e desvantagens. O processo da afiliação até às vendas é marcado por constantes evoluções e aprendizagens. Dessa forma, é muito importante conhecer o máximo sobre o marketing de afiliados e saber quais as suas vantagens e desvantagens.
Aspetos negativos do Marketing de Afiliados
Nem tudo são flores no marketing de afiliados e certamente irá encontrar alguns desafios no caminho se quiser trabalhar como afiliado. O marketing de afiliados não é para todos. Para pessoas em determinadas situações, este modelo de publicidade não oferece muitas vantagens (ou rendimento), uma vez que pode levar bastante tempo a começar a ter rentabilidade.
Em suma, o marketing de afiliados é uma estratégia atual e que pode oferecer vários benefícios para todos os envolvidos no processo, sejam produtores, afiliados ou clientes. Como qualquer outro tipo de negócio, o sucesso do marketing de afiliados depende do investimento feito a nível de tempo e esforço.
Esperamos que tenha ficado elucidado acerca do conceito e importância do Marketing de Afiliados. Se depois de ler este artigo continua com dúvidas de como a sua empresa pode aplicar a estratégia de Marketing de Afiliados, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar a responder a todas as suas perguntas.