A estética visual das redes socais é um elemento importante que irá refletir a imagem a transmitir sobre si. Criámos um guia com os tamanhos das imagens para as redes sociais.

Não sabe qual o tamanho ideal para as imagens do Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube, Pinterest e WhatsApp? Esta é uma dúvida comum para quem tem páginas de empresas nas redes sociais e para quem trabalha em Marketing Digital. Desta forma, elaboramos um guia com os tamanhos das imagens para as redes sociais 

Numa altura em que existem cada vez mais páginas nas redes sociais é importante ter cada vez mais cuidado com o conteúdo que se publica, para assim obter o sucesso desejado. Esse conteúdo deve ser planeado de acordo com os objetivos da empresa e com os necessidades e interesses dos clientes. 

Para além disso e considerando que a identidade visual é também um fator importante no sucesso de uma página, deve sempre ter-se em consideração a qualidade em termos visuais daquilo que é publicado.

Ter uma página organizada e com o visual cuidado e clean, que impressione o seu público requer algum trabalho. Por isso, de seguida iremos detalhar o Guia com os tamanhos das imagens para as redes sociais, com o intuito de criar imagens na medida ideal.

Facebook

Os anos passam e embora se pense que o Facebook vai perder popularidade, esta rede social continua a ser a que tem mais utilizadores. Estima-se que em 2020 os usuários do Facebook cheguem aos 1.69 biliões.

Esta rede social é, provavelmente, uma das redes socais que mais variedade de publicações tem: desde as publicações no feed até aos stories, anúncios e publicações em grupos. No início, a plataforma não tinha anúncios, stories, grupos nem um serviço de mensagens tão eficiente como o Messenger.  No entanto, ao serem criados estes serviços, surgiram também medidas específicas para cada especificidade do Facebook.

Em relação aos anúncios do Facebook, é oportuno referir a regra dos 20% adotada pelo Facebook Ads e pelo Instagram. Esta regra diz que imagens com menos de 20% de texto captam mais atenção por parte do público. A verdade é que a regra não é obrigatória, mas o Facebook faz uma avaliação da imagem antes desta ser inserida para o anúncio.

Verifique, agora os tamanhos usadas nas imagens para o Facebook:

Capa e perfil para Grupos, Eventos e página pessoal
  • Imagem de capa: 851px X 315px
  • Imagem de capa para Grupos: 640px X 334px
  • Imagem de capa para Eventos: 1920px X 1080px
  • Imagem de perfil: 180px X 180px
Publicações
  • Com imagem: 1200px X 1200px 
  • Com imagem e link: 1200px x 628px
Stories: 1080px X 1920px 
Anúncios no Facebook
  • Com imagem única: 400px X 500px (mínimo)
  • Com imagem e link: 1080px X 1080px (recomendado)
  • Com carrossel: 1080px X1080px (recomendado)
Instagram

O Instagram é uma rede social, mais recente, que se foca essencialmente em imagens. Uma falha na produção da imagem como o tamanho errado poderá ter impacto no sucesso e no engagement com o público. Estima-se que 1 bilhão de utilizadores está activo mensalmente no Instagram.

Ainda que atualmente seja possível publicar no feed com 3 medidas diferentes (quadrado, vertical e horizontalmente). No início apenas era possível a publicação de fotos em forma de quadrado. Todavia, quando alguém entra na página do Instagram as imagens vão aparecer em quadrado, por isso é importante ter o cuidado de como a imagem será vista no feed.

No que toca, ao formato de stories que são muito populares e importantes para fomentar a interação com o público, este não surgiram com o início da plataforma.

Para otimizar o seu perfil de Instagram existem aplicações como a Preview ou UNUM que permitem planear as publicações de forma a criar um feed mais harmonioso.

Veja qual o tamanho para as imagens do Instagram:

Imagem de Perfil: 720px X 720px
Publicações no Feed
  • Imagem Quadrada: 1080px X 1080px
  • Imagem Vertical: 1080px X 1350px
  • Imagem horizontal: 1080px X 566px
Stories
  • Máximo: 1080px X 1920px
  • Mínimo: 600px X 1067px
Twitter

O Twitter é uma rede menos utilizada se compararmos com o Facebook e o Instagram. Em Portugal, esta rede social ainda não é muito explorada em termos empresariais, mas está a conquistar cada vez mais utilizadores, especialmente na área da política. 

Ainda que, inicialmente, o Twitter fosse uma rede social conhecida por textos curtos com o máximo de 282 carateres. Hoje em dia, esses textos já podem vir acompanhados com imagens, que é uma mais valia e ajuda a aumentar as interações. 

Esta rede social é mais livre no que toca a imagens, mas continuam a existir dimensões recomendadas. Um fator a ter em conta nas imagens para o Twitter é que a informação mais importante deve ser vista sem que seja necessário expandir a imagem.

Os tamanhos usados nas imagens para o Twitter:

Imagem de Capa: 1500px X 500px
Imagem de Perfil: 400px X 400px
Publicações
  • Com imagem: 600px X 335px (16:9) ou 1200px X 1200px (1:1)
  • Com imagem e link: 800px X 418px (1.91:1) ou 800px X 800px (1:1)
LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social associada à carreira profissional. As pessoas que utilizam o LinkedIn estão para fazer negócios, seja para procurar emprego, oferecer vagas, fazer contratos profissionais ou até mesmo para falar sobre o mercado ou construir uma reputação.

Sendo uma rede social direcionada para a vida profissional e ramo empresarial, as suas publicações devem demonstrar uma perceção positiva com rigor e profissionalismo sobre a marca. Para fortalecer a sua imagem no mercado, poderá fazer publicações sobre artigos, notícias ou trabalhos da sua área de atuação.

No LinkedIn há uma maior liberdade no que toca aos tamanhos das imagens, mas é importante utilizar uma medida padrão, para que a visualização da imagem seja adequada tanto em computador como em dispositivos móveis. No que concerne às publicações com um link é essencial as imagens terem o padrão usado nesta rede social, senão vão ficar redimensionadas.

Tome nota das medidas das imagens:

Imagem de Capa: 1536px X 768px
Imagem de Perfil: 300px X 300px
Publicações 
  • Com imagem: 1200px X 1200px
  • Com imagem e link: 1200px X 627px
Youtube

Pensa que o Youtube é feito apenas de vídeos? Se tem esta ideia, fique surpreendido ao saber que o Youtube também trabalha com imagens que são essenciais para a divulgação do canal.

O Youtube precisa de imagens para o perfil, capa, thumbnails e anúncios. Em relação à imagem de capa é preciso ter em conta o tamanho, pois este varia consoante o dispositivo que o utilizador está a ver o canal. É de salientar que na área de segurança deve-se incluir as informações principais da capa como o nome ou o slogan da empresa.

A imagem dos thumbnails são importantes para o seu canal e requerem uma especial atenção. Pois são as imagens que aparecem aos usuários quando estes pesquisam por algum vídeo no Youtube ou no Google. Assim sendo, a imagem usada no thumbnail do vídeo é fulcral para influenciar e atrair usuários a clicar para ver o vídeo completo.

Veja as medidas recomendadas para esta rede social:

Imagem de Perfil: 800px X 800px
Imagem de Capa (informações principais: 1546px X 423px)
  • Computador: 2560px x 423px
  • Tablet: 1855px X 423px 
  • Smartphones: 1546px X 423px
  • TV: 2560px X 1440px
Thumbnail dos vídeos: 1280px X 720px 
Imagens para os anúncios 
  • Youtube Overlay: 480px X 70px
  • Retângulo Pequeno: 300px X 60px
  • Retângulo Grande: 300px X 250px
Pinterest 

O Pinterest foi lançado no início de 2010 e rapidamente se tornou popular, especialmente no público feminino. Tal como o Instagram, o Pinterest é uma rede social totalmente focada no aspeto visual, ou seja, nas imagens. Por isso, é importante ter um visual atrativo e atraente com os tamanho corretos para encantar os usuários.

O conteúdo partilhado nesta rede social é bastante diversificado, irá encontrar conteúdo desde Do It Yourself, receitas, looks, ideias de decoração, frases inspiradoras. O Pinterest  permite a criação de Álbuns para que as pessoas façam “Pin” nas publicações que pretendem guardar e é comum usá-la quando procuram inspiração.

Desta forma, algumas empresas começaram a perceber que ao publicarem fotografias dos seus produtos no Pinterest podiam aumentar o número de vendas e interações. Um estudo estatístico realizado pelo Pinterest, mostra que:

  • 98% dos utilizadores do Pinterest compraram algo que viram na rede social;
  • 84% dos utilizadores do Pinterest pesquisam na rede quando estão a decidir o que comprar;
  • 77% dos utilizadores do Pinterest descobriram uma nova marca ou produto na rede social.

Em relação ao tamanho das imagens no Pinterest, as publicações são bastante livres quanto à altura a utilizar. Mas para proporcionar uma melhor experiência ao utilizador, o Pinterest recomenda um tamanho padrão. Outro ponto a realçar com bastante importância que irá refletir se o usuário clica na imagem ou não, são as imagens de capas.

Fique a par dos tamanhos das imagens para o Pinterest: 

Foto de Perfil
  • Mínimo: 165px X 165px ou 400px X 400px 
  • Máximo:720px X 720px
Pins: Recomendado: 1000px X 1500px 
Capa das pastas:   200px X 200px (recomendado)
Whatsapp

O Whatsapp começou por ser uma aplicação de mensagens instantâneas e mensagens de voz, mas hoje em dia já tem um serviço direcionado para os negócios, através de conversas de grupos – o WhatsApp Business.

Este serviço do Whatsapp, criado para pequenas e médias empresas, permite simplificar a interação com os clientes, criar um catálogo com produtos e serviços que a empresa disponibiliza, respostas automáticas entre outras funcionalidades que melhoram a comunicação com o público. 

Mais uma vez, são necessárias imagens e como temos vindo a falar neste artigo, a qualidade das mesmas é importante. Desta forma, as medidas mais indicadas para o Whatsapp são:

Imagem de Perfil: 192px X 192px
Imagem de Fundo da Conversa (thumbnail): 600px X 600px 
Stories: 1080px X 1920px

Esperamos que este Guia com os tamanhos das imagens para as redes sociais ajude a perceber melhor quais os requisitos dos diferentes tipos de imagem para cada rede social. Caso ainda tenha dúvidas ou pretenda melhorar os conteúdos visuais para as rede sociais da sua empresa, a Blue Bolt tem profissionais qualificados em  que o poderão ajudar.