Design Persuasivo

O design persuasivo é uma técnica muito usada na área de Marketing, que tem como finalidade melhorar a taxa de conversão, atraindo mais possíveis clientes para o seu negócio.

A maioria das empresas atualmente procura aumentar a sua taxa de conversão e atrair mais pessoas a consumir o seu produto ou serviço. O uso do design persuasivo, que é uma técnica que junta a psicologia da persuasão com o compromisso, assim como a experiência tecnológica, permite aumentar a taxa de conversão desejada pelas empresas.

Esta técnica pode ser encontrada e aplicada em diferentes técnicas áreas, desde a Psicologia Social, ao Marketing e Storytelling. O uso correto do design pode criar estímulos no consumidor, tanto a nível do sistema afetivo, como do sistema cognitivo ou motivacional. O uso de design persuasivo em marketing, faz parte da técnica de Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de atração.

Como funciona o Design Persuasivo?

O design de persuasão é uma abordagem que usa o conhecimento científico existente para conseguir influenciar as ações das pessoas. O caso da Apple é um excelente exemplo disso. Apesar dos telemóveis, computadores e outros dispositivos não apresentarem funcionalidades exclusivas ou únicas, que justifiquem a discrepância de preços com a concorrência, o design atraente dos produtos da marca estimula de imediato as vendas dos produtos.

Esta abordagem permite promover produtos, ao mesmo tempo que cria uma necessidade, mudando o pensamento e comportamento dos consumidores, levando-os a comprar os produtos online que antes não tinham qualquer tipo de interesse. Apesar de antes o utilizador não ter qualquer tipo de intenção de comprar o produto, a presença de um design bem conseguido pode persuadir o utilizador, fazendo com que este acabe por comprar o produto.

Vantagens do uso de Design Persuasivo:

O design de uma página, seja um website ou uma rede social, é um elemento visual, e segundo alguns estudos, o nosso cérebro processa imagens 60,000 vezes mais rapidamente do que textos. Desta forma, o uso de um design de persuasão traz vários benefícios para as empresas, como por exemplo:

  • Redução dos custos de desenvolvimento;
  • Redução dos custos de publicidade;
  • Aumento de conversões/ vendas;
  • Aumento do valor associado ao produto e à empresa;
  • Aumento da visibilidade da marca.

4 princípios para conseguir um Design Persuasivo:

Quando pensamos em utilizar nas nossas plataformas um design persuasivo temos de ter em conta quais são os três principais objetivos desta utilização:

1) Atrair a atenção de possíveis clientes – através de anúncios ou posts;

2) Manter a atenção dos clientes – através de links a direcionar os clientes para o website, confirmando a promessa do anúncio;

3) Focar a atenção dos clientes – através do design do site.

Desta forma, existem 4 princípios que devemos seguir para conseguir um Design Persuasivo:

­ Direção: Devemos orientar os visitantes do site para o nosso principal objetivo. Se o nosso objetivo é que sejam realizadas mais vendas ou reservas num website, então devemos ter indicações que levem os utilizadores até ao botão de ação pretendido. Para isso, podemos usar setas ou imagens que providenciem uma forma de sinalização, funcionando quase como um mapa para o cliente.

­ Espaço em Branco: De modo a conseguirmos atrair a atenção do utilizador para algo específico, podemos acrescentar um espaço em branco em redor daquilo que quer chamar a atenção. Este espaço em branco permite que ao mesmo tempo seja facilitada a leitura do website, levando os utilizadores a olhar de imediato para o espaço mais limpo. O isolamento de um elemento específico leva os clientes a reparar mais rapidamente nele, e por consequência a achar que é algo importante.

­ Reconhecimento: A palavra reconhecimento segundo Steve Krug, profissional em UX design, é definida como sendo dicas visuais presentes no design de um objeto que evidenciam como esse deve ser utilizado. Assim, é importante que para a nossa página tenha um design persuasivo façamos boa utilização dos elementos que temos, conseguindo assim fazer com que os visitantes reconheçam as ações desejadas da página. O reconhecimento por parte dos utilizadores é muito importante, pois leva a que estes concluam as ações desejadas.

­ Destaque: Para dar ênfase a algo na nossa página, como uma ação importante que queremos que o utilizador realize ou uma informação que queremos que saiba, devemos criar destaques. Os destaques podem ser em formato simples, recorrendo a espaços em branco à volta, ou podem estar representados a negrito ou a sublinhado. No entanto, devemos ter cuidado para não exagerar no uso do negrito, este deve ser utilizado em informações mesmo importante, pois estudos demonstram que só é eficaz quando usado até 10% do texto.

Para além destes princípios é importante que tenhamos em atenção outros aspetos. Antes de aplicar qualquer um destes princípios, devemos procurar sempre conhecer bem o público que queremos convencer com o nosso design. Após conhecermos as necessidades e o que motiva os nossos clientes a comprar o nosso produto, somos capazes de tomar decisões em relação à cor, tipografia ou outra decisão em relação ao design. O objetivo é que consigamos conectarmos com o nosso público-alvo, criando alguma familiaridade.

Outro aspeto a ter em mente é que, nunca devemos assumir que algo é óbvio para os utilizadores, devemos ter sempre em consideração que a capacidade de interpretação do público, em relação aos designs que apresentamos, nem sempre são as mesmas que as nossas. Este ponto é muito importante para conseguirmos levar o utilizador a executar as ações desejadas.

Concluindo, apostar num design persuasivo pode ser muito bom para a sua empresa conseguir aumentar a sua taxa de conversão e conseguir atrair mais pessoas para o seu website ou plataforma social.

Se gostou deste artigo e deseja saber mais sobre o Design Persuasivo e como o pode aplicar no seu negócio, não hesite em contactar-nos. A Blue Bolt ajuda-o a conseguir atrair e convergir mais usuários em clientes.

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Categories: Design Gráfico