Saber escolher e utilizar palavras-chave é fundamental para que os resultados das pesquisas apareçam no topo das páginas web.
O aparecimento dos conteúdos no topo dos resultados de pesquisa, dependem essencialmente das palavras-chave utilizadas.
São definidas e utilizadas principalmente, para resumir de forma clara e concisa as principais informações do conteúdo. E, quando bem aplicadas, geram os melhores resultados nos motores de pesquisa. Saiba neste artigo, como escolher palavras-chave em 6 passos.
Palavras-chave: O que são e para o que servem?
As palavras-chave, conhecidas também como keywords, são expressões ou termos utilizados pelos utilizadores quando procuram alguma informação nos motores de pesquisa e pretendem obter uma resposta à sua dúvida.
Sendo que, podem ser definidas por uma ou mais palavras e devem ser simples, diretas e concisas.
Neste sentido, é importante definir as palavras-chave adequadas, para que o motor de pesquisa tenha a percepção exata do conteúdo procurado e, dessa forma, aparecer nos primeiros resultados da página web.
Palavras-chave: Como escolher?
1º Passo – Criar lista de palavras relacionadas com o conteúdo
Inicialmente é necessário perceber quais são os termos mais procurados pelos utilizadores. Isto é, quais as palavras mais utilizadas nos motores de pesquisa e, principalmente, quais é que estão relacionadas com a intenção de pesquisa.
Com isto, o ideal é criar uma lista de palavras, expressões ou conceitos, relacionados com o tema do conteúdo e, cujo público-alvo usaria para chegar à resposta da sua pesquisa.
Sendo que, é fundamental criar uma persona com as características representativas do segmento definido.
2º Passo – Avaliar as palavras-chave escolhidas
Como auxílio ao primeiro passo, é importante recorrer a ferramentas de pesquisa que permitam compreender quais as palavras mais relevantes, assim como, a frequência de utilização das mesmas por parte do público-alvo.
Essas ferramentas de pesquisa são próprias para este processo e para além de servirem como auxílio, facilitam na avaliação e medição da performance das palavras-chave utilizadas.
Ademais, é importante compreender qual a relevância da intenção de cada palavra para os leitores. Uma forma eficaz de ter essa perceção, é inserir a palavra-chave no motor de pesquisa e verificar quais os conteúdos que aparecem.
Este processo deve ser contínuo e ajustado, de acordo com os resultados e intenções do público-alvo.
3º Passo – Incluir as palavras-chave nos sítios certos
As palavras-chave devem estar incluídas principalmente nos títulos e no URL da página.
O objetivo é dar destaque ao tema e atrair os leitores.
Assim, é essencial que os títulos sejam relevantes, concisos e diretos. Caso contrário, poderá ter o efeito negativo no posicionamento das pesquisas.
No caso do URL, as palavras devem ser incluídas de forma a reforçar o tema do conteúdo.
4º Passo – Perceber qual é a Page Rank
É importante acompanhar o desenvolvimento do conteúdo criado.
Nesse sentido, o Google classifica a importância do mesmo e, através do algoritmo PageRank, é atribuído o devido posicionamento com base nos resultados de pesquisa.
Quanto melhor for a classificação do conteúdo, mais probabilidade tem de aparecer nos principais resultados da pesquisa.
5º Passo – Analisar a concorrência
A ideia neste passo, não é copiar nem plagiar outros conteúdos mas sim, compreender a atividade e presença da concorrência, nos motores de pesquisa.
Para tal, existem ferramentas que permitem ter essas e outras informações, como é o caso da Google Keyword Planner.
Com a utilização desta ferramenta, é possível ter acesso aos dados relacionados com os termos e/ou palavras utilizadas, que produzem mais fluxo durante a pesquisa.
6º Passo – Ter em atenção o uso de palavras-chave negativas
É comum incluir palavras-chave negativas, por engano. Sendo que, muitas das vezes são utilizadas palavras e/ou termos semelhantes à palavra-chave ideal, quando na verdade não correspondem ao conteúdo abordado.
Para evitar tal situação, é importante acompanhar a performance das palavras-chave usadas e, por exemplo, através do Google Ads, aceder ao relatório de consulta de pesquisa.
Com isto, é percetível a importância de incluir as palavras-chave ideais para o conteúdo produzido, aumentando e alcançando o público-alvo desejado.
Contudo, a escolha das palavras-chave, é um processo contínuo e requer uma constante avaliação na performance das mesmas, sendo que o foco deve ser sempre criar conteúdo com valor, para o público. Caso precise de ajuda, a Blue Bolt tem profissionais qualificados para ajudá-lo.