Como escolher palavras-chave em 6 passos

Saber escolher e utilizar palavras-chave é fundamental para que os resultados das pesquisas apareçam no topo das páginas web.

O aparecimento dos conteúdos no topo dos resultados de pesquisa, dependem essencialmente das palavras-chave utilizadas. 

São definidas e utilizadas principalmente, para resumir de forma clara e concisa as principais informações do conteúdo. E, quando bem aplicadas, geram os melhores resultados nos motores de pesquisa. Saiba neste artigo, como escolher palavras-chave em 6 passos. 

Palavras-chave: O que são e para o que servem? 

As palavras-chave, conhecidas também como keywords, são expressões ou termos utilizados pelos utilizadores quando procuram alguma informação nos motores de pesquisa e pretendem obter uma resposta à sua dúvida. 

Sendo que, podem ser definidas por uma ou mais palavras e devem ser simples, diretas e concisas. 

Neste sentido, é importante definir as palavras-chave adequadas, para que o motor de pesquisa tenha a percepção exata do conteúdo procurado e, dessa forma, aparecer nos primeiros resultados da página web

Palavras-chave: Como escolher? 
1º Passo – Criar lista de palavras relacionadas com o conteúdo

Inicialmente é necessário perceber quais são os termos mais procurados pelos utilizadores. Isto é, quais as palavras mais utilizadas nos motores de pesquisa e, principalmente, quais é que estão relacionadas com a intenção de pesquisa. 

Com isto, o ideal é criar uma lista de palavras, expressões ou conceitos, relacionados com o tema do conteúdo e, cujo público-alvo usaria para chegar à resposta da sua pesquisa. 

Sendo que, é fundamental criar uma persona com as características representativas do segmento definido.  

2º Passo –  Avaliar as palavras-chave escolhidas 

Como auxílio ao primeiro passo, é importante recorrer a ferramentas de pesquisa que permitam compreender quais as palavras mais relevantes, assim como, a frequência de utilização das mesmas por parte do público-alvo.  

Essas ferramentas de pesquisa são próprias para este processo e para além de servirem como auxílio, facilitam na avaliação e medição da performance das palavras-chave utilizadas. 

Ademais, é importante compreender qual a relevância da intenção de cada palavra para os leitores. Uma forma eficaz de ter essa perceção, é inserir a palavra-chave no motor de pesquisa e verificar quais os conteúdos que aparecem. 

Este processo deve ser contínuo e ajustado, de acordo com os resultados e intenções do público-alvo. 

3º Passo – Incluir as palavras-chave nos sítios certos 

As palavras-chave devem estar incluídas principalmente nos títulos e no URL da página. 

O objetivo é dar destaque ao tema e atrair os leitores. 

Assim, é essencial que os títulos sejam relevantes, concisos e diretos. Caso contrário, poderá ter o efeito negativo no posicionamento das pesquisas. 

No caso do URL, as palavras devem ser incluídas de forma a reforçar o tema do conteúdo.

4º Passo –  Perceber qual é a Page Rank

É importante acompanhar o desenvolvimento do conteúdo criado. 

Nesse sentido, o Google classifica a importância do mesmo e, através do algoritmo PageRank, é atribuído o devido posicionamento com base nos resultados de pesquisa. 

Quanto melhor for a classificação do conteúdo, mais probabilidade tem de aparecer nos principais resultados da pesquisa. 

5º Passo – Analisar a concorrência 

A ideia neste passo, não é copiar nem plagiar outros conteúdos mas sim, compreender a atividade e presença da concorrência, nos motores de pesquisa. 

Para tal, existem ferramentas que permitem ter essas e outras informações, como é o caso da Google Keyword Planner. 

Com a utilização desta ferramenta, é possível ter acesso aos dados relacionados com os termos e/ou palavras utilizadas, que produzem mais fluxo durante a pesquisa.

6º Passo –  Ter em atenção o uso de palavras-chave negativas 

É comum incluir palavras-chave negativas, por engano. Sendo que, muitas das vezes são utilizadas palavras e/ou termos semelhantes à palavra-chave ideal, quando na verdade não correspondem ao conteúdo abordado. 

Para evitar tal situação, é importante acompanhar a performance das palavras-chave usadas e, por exemplo, através do Google Ads, aceder ao relatório de consulta de pesquisa.

Com isto, é percetível a importância de incluir as palavras-chave ideais para o conteúdo produzido, aumentando e alcançando o público-alvo desejado. 

Contudo, a escolha das palavras-chave, é um processo contínuo e requer uma constante avaliação na performance das mesmas, sendo que o foco deve ser sempre criar conteúdo com valor, para o público.  Caso precise de ajuda, a Blue Bolt tem profissionais qualificados para ajudá-lo.