Neste momento, a criação de canais de Youtube por parte das empresas está a crescer. Através deles ficamos a perceber melhor cada empresa, o fazem no “backstage” e outras informações que o cliente possa ter interesse. Fique a saber como pode criar conteúdo no Youtube.
A presença no mundo digital de qualquer instituição, empresa ou até projeto já não é uma novidade. É essencial que as empresas invistam no digital! Desta forma, a existência de redes sociais, como Facebook e Instagram, por vezes já não é suficiente. Sendo às vezes necessário em alguns negócios que haja um canal de Youtube. Ainda que pareça complicado criar e gerir conteúdo para um canal de Youtube, hoje em dia existem plataformas que lhe permitem ajudar na edição do conteúdo. Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer algumas dicas de como criar conteúdo e quais os fatores a ser tidos em conta no momento de criar e gerir um canal de Youtube.
É de realçar que segundo o site Statista, em 2022, o Youtube foi a segunda rede social mais usada no mundo, com 2,562 milhões de utilizadores ativos, a seguir ao Facebook, com 2,910 milhões de utilizadores ativos. Assim, é importante para as marcas e os negócios marcarem a sua presença numa plataforma com tantos acessos como o Youtube. Além do mais, é notório que o formato de vídeos agrada vários tipos de audiências, basta vermos o sucesso do TikTok ou do Instagram Reels.
A criação de um canal de Youtube requer planeamento e desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo, com antecedência. Vamos por isso, partilhar dicas de como criar conteúdo no Youtube.
1º Conhecer e Compreender Bem o Nosso Público
Antes de decidir qual o conteúdo a usar para os vídeos, é fundamental compreendermos bem o nosso público-alvo. O que é que eles procuram, quais as suas necessidades, quais os hábitos, quais os seus gostos e que coisas não gostam. Responder a estas questões é o primeiro passo, assim como definir a idade, idioma, género, estatuto, etc, que define o nosso público.
Assim, quando chegar a hora de criar o conteúdo será mais fácil pensar no tipo de conteúdo certo para atrair o público que queremos.
2º Cumprir as Regras do Youtube
O Youtube é uma plataforma de elevada dimensão, dessa forma, possui um conjunto de regras das quais devemos ter em atenção e cumprir, para que o nosso vídeo não seja removido.
Procurar saber quais são as regras e políticas internas para toda a comunidade, deve ser um dos passos principais. As Diretrizes da Comunidade do Youtube estão disponíveis para qualquer pessoa que queira publicar conteúdo na plataforma ter conhecimento.
A publicação de conteúdo que seja considerado violação dos direitos de autor, conteúdo sensível, violento, fake news, ou outras questões do género, geram penalidades que podem resultar no bloqueio permanente da empresa no Youtube.
3º Procurar Saber Quais as Tendências do Momento
Conhecer que vídeos e conteúdos são mais procurados no Youtube dentro do seu segmento de produto ou serviço é importante. Tal como, observar o canal de Youtube dos seus concorrentes também é fundamental, para ver o que é que está a ser feito, se está a ter sucesso, se podemos inovar ou se devemos procurar oferecer conteúdo semelhante.
Por vezes, existem tendências que fazem certos negócios dispararem o seu volume de vendas, proporcionando boa publicidade e interação entre a empresa e o cliente. Assim, perceber que tipo de conteúdo está a ser feito no momento irá ajudá-lo a compreender que tipo de conteúdo pode partilhar para começar, e se há alguma oportunidade de inovação de conteúdo que se adequaria bem, tendo em conta os assuntos do momento e as preferências do público.
4º Aprender Com os Erros
No mundo digital hoje em dia, temos de ter muito cuidado com o conteúdo que fazemos. O que é um sucesso hoje, pode já não ser amanhã. Daí ser tão importante estar a par das notícias que circulam vindas de diferentes partes do mundo. Mesmo que o seu negócio seja local, por vezes a publicação de certo conteúdo pode não ser bom para a imagem do seu negócio.
Ao desenvolver uma estratégia de conteúdo para o Youtube, temos de ter sempre em mente que é preciso sermos flexíveis e que por vezes será necessário fazer mudanças no conteúdo planeado.
Assim, procure testar diferentes formatos de conteúdo e perceber qual se aplica melhor para o seu público, e qual tem mais sucesso. Procure aprender com os erros, tanto seus como com os erros dos seus concorrentes ou de outros negócios, que já fizeram conteúdo semelhante ao que planeia, mas não foi bem-sucedido.
Para conseguir perceber se o conteúdo que está a fazer está a ter sucesso, use o Youtube Analyics para conseguir monitorar o desempenho dos seus vídeos e aprender a otimizar as suas novas criações.
5º Apresentar Consistência de Conteúdo
Apesar da criação de conteúdo em formato de vídeo ser trabalhoso, é importante que a publicação de conteúdo no Youtube seja regular e frequente. Por isso, planeie bem os dias que vai publicar o conteúdo, para não correr o risco de deixar o seu público durante muito tempo sem conteúdo novo. A falta de conteúdo e consistência leva a que as pessoas deixem de seguir o canal.
6º Criar um Guião ou Lista de Tópicos para cada Vídeo
Este é um passo muito importante que muitas vezes não é feito. Criar um guião ou uma lista com tópicos do que queremos dizer no vídeo é fundamental para evitar que na hora de gravar o vídeo, a pessoa que está a falar, não se perder ou desviar do tema abordado.
Desenvolver um guião simples com o que deve ser abordado em primeiro, segundo, terceiro e por aí adiante, ajuda a que as gravações mantenham um bom ritmo de trabalho. Além disso, torna o vídeo mais interessante e objetivo, e evita que fique informação importante por dizer.
Depois destas dicas é hora de começar a criar conteúdo no Youtube para a sua empresa. Os canais de Youtube, devem ser atualizados tantas vezes como as redes sociais, Instagram e Facebook. Para facilitar essa atualização, muitas empresas partilham nas suas páginas nas outras plataformas sociais, quando são colocados conteúdos novos no Youtube.
Caso a sua empresa ainda não tenha canal de Youtube e está a pensar em fazer o seu e criar conteúdo regular, a Blue Bolt tem profissionais qualificados para ajudá-lo na construção do seu website tal como idealizou para a sua empresa.