O Copywriting é a criação de textos persuasivos e convincentes para campanhas de marketing e vendas, está envolvido em tudo o faça parte das campanhas ou estratégias da marca, desde emails, sites, catálogos ou anúncios.

O Copy de um artigo ou campanha, é o texto presente na página em causa, sendo que pode fazer com que as vendas dos produtos da empresa subam bastante. O copywriter é responsável por criar textos, com o objetivo de conduzir os seus leitores a ações rentáveis à empresa, ligando no fim o texto produzido a CTAs bem posicionados.

Num mundo em que as pessoas decidem em cerca de cinco segundos, se vão ou não clicar nos nossos links e ver o nosso conteúdo, é cada vez mais importante criar textos capazes de não só atrair, mas também reter a atenção do público.

A publicidade nua e crua tende a ser rejeitada pela maioria das pessoas, como tal o copywriting ajuda a chegar aos clientes da marca de uma forma menos invasiva, o que lhes dá uma melhor imagem da empresa, pois sentem que lhes estão a oferecer algo de valor, em deterioramento de anúncio atrás de anúncio com o simples propósito de vender algo. 

5 Dicas para a criação de Copywriting de qualidade

Todos os bons textos tem regras para uma boa execução, desde a sua formatação ao modo como a mensagem é passada, tudo é importante para que um copywriter consiga levar a sua audiência à compra dos produtos da marca.

Damos-lhe assim, 5 dicas para poder criar copywriting de qualidade, e atrair o seu público-alvo para os produtos da empresa, da melhor forma possível.

Dica 1 – Escrever sobre o valor do produto

Um dos erros mais comuns nas campanhas de marketing, é o foco exagerado no produto e na sua venda direta aos clientes.

Ao seguir este caminho a marca está apenas a impingir o seu produto e publicidade bruta à sua audiência, o que a demove rapidamente de querer adquirir os produtos da empresa.

É prioritário escrever sobre o valor que o produto traz ao cliente, em deterioramento de falar apenas do produto e das suas qualidades, tentar demonstrar ao cliente o que este recebe com a compra do nosso produto, e porque o deve usar em vez do da concorrência.

Dica 2 – Escrever de forma informal

O copywriter deve escrever para quem está a ler, escrever com palavras simples e que uma pessoa realmente usa, em vez de exagerar nas palavras complicadas e bonitas, pela simples razão de as usar.

O excesso de advérbios e adjetivos deve também ser tomado em conta, com o copywriting a dever ser executado como uma conversa simples e direta, pois quem está a ler não quer dar prémios pela melhor seleção de palavras, mas sim ser cativado pelas suas.

Dica 3 – Evitar blocos de texto

É importante dividir os blocos de texto de uma forma agradável, o uso de parágrafos é fundamental e torna a leitura muito mais fácil para a sua audiência.

Isto não só torna a leitura mais fácil como também agradável, existindo também a possibilidade de usar imagens para quebrar grandes quantidades de texto, desde que as mesmas sejam correspondentes ao tópico em causa, e não apenas imagens escolhidas à sorte.

Dica 4 – Usar histórias reais e impactantes

Uma qualidade importante de um bom copywriting, é a sua capacidade de ser memorável para os clientes, ajudando a criar na cabeça da audiência uma memória agradável sobre a marca, criando empatia e desenvolvimento credibilidade para a empresa.

Usar uma história real sobre a marca, como por exemplo de onde surgiu a ideia do produto, ou porque é que decidiu criar a sua empresa, pode criar uma ligação emocional com os leitores, deixando-os com uma imagem muito mais positiva da sua marca e ajudando-os a optar pelos seus produtos em deterioramento dos da concorrência.

Dica 5 – Ser honesto e direto

A descrição de um produto ou das suas qualidades são um dado importante de qualquer campanha, a melhor forma de demonstrar ao cliente que oferecemos algo superior à concorrência é com exemplos práticos e reais.

Usar imagens do produto em ação, ou até um vídeo tutorial é a melhor forma de captar a audiência e demonstrar sem falhas o valor que lhes traz.

Deve-se assim, criar descrições reais e simples do produto, em vez de exageros ou mentiras aliciantes, apenas para chamar a atenção do cliente.

Copywriting de qualidade é escrito para atrair a atenção do cliente, e o levar a ações rentáveis para a empresa, ajudando-o a perceber o valor do seu produto e a seguir em frente na sua jornada de consumidor.

Tendo isso em mente, e com as 5 dicas aqui deixadas, comece a escrever Copy de qualidade e eficiente para a sua empresa e/ou produtos, e deixe o seu público agarrado a todas as suas palavras. Caso tenha dificuldades, a Blue Bolt tem profissionais qualificados para o ajudar.

 

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