Para ter sucesso na sua carreira profissional é importante estar ciente dos diferentes tipos de comunicação. Eles são úteis em diversas situações, seja para contactar clientes, negociar com parceiros ou divulgar a sua marca.

A comunicação é fundamental em qualquer área, seja ela pessoal ou profissional. Saber comunicar é importante para conseguir alcançar os nossos objetivos, até porque pode construir uma excelente mensagem mas se não for comunicada adequadamente, não terá uma transmissão eficaz. Existem diferentes tipos de comunicação, cada um com os seus benefícios e aplicabilidade dependendo das situações.

Portanto, neste artigo vamos então explorar o que é a comunicação, quais os diferentes tipos e como aplicar cada tipo para transmitir uma informação concisa e clara, e evitar assim mal-entendidos que comprometam a eficácia da comunicação.

O que é a comunicação?

A comunicação é o ato entre 2 ou mais pessoas, onde uma pessoa é o emissor, aquele que emite a mensagem ou informação, e os restantes são os receptores, aqueles que recebem essa mensagem. A comunicação pode ser feita através de fala, gestos, escrita, desenhos, entre outros.

Para alguém nos perceber, temos de conseguir comunicar de forma eficaz para não haver uma distorção da mensagem que tentamos transmitir, o que pode causar problemas sérios profissionalmente.

Tipos de Comunicação

Para conseguir comunicar de forma efetiva na sua carreira profissional é necessário conhecer os vários tipos. São 4 tipos de comunicação que terá de lidar no quotidiano e serão esses que vamos apresentar:

  • Comunicação Verbal: Esta é a comunicação onde se usa a fala juntamente com o tom da voz, intensidade e palavras para transmitir uma ideia ou pensamento. Esta comunicação é uma das mais comuns e utilizada normalmente em reuniões, apresentações, conversas, entre outros.
  • Comunicação Não Verbal: A comunicação não verbal é a comunicação através de gestos, expressões faciais ou através da linguagem corporal. Esta comunicação nem sempre é intencional, como por exemplo, durante uma conversa é possível ter uma reação corporal a fatores externos da conversa.
  • Comunicação Escrita: A comunicação escrita é utilizada quando se escreve um e-mail, um livro, uma carta, entre outros, para transmitir uma informação. Esta comunicação é útil, uma vez que, tudo fica registado para referência futura.
  • Comunicação Visual: A comunicação visual pode ser entendida como uma mistura de todas as anteriores, pois, é a utilização de imagens, desenhos, gráficos, entre outros, para transmitir informação e pode ser mais cativante e impactante. 

Que tipo de Comunicação deve utilizar?

Cada tipo de comunicação tem o seu momento para ser utilizada, existem situações onde uma comunicação pode ser mais eficiente do que outra para transmitir a mensagem pretendida. Portanto, é fundamental conseguir perceber todos os tipos e saber quando aplicar.

Comunicação Verbal

A comunicação verbal é aquela que se torna padrão presencialmente, ou seja, quando está com alguém é mais fácil conversar, é rápido, direto e objetivo. Na utilização desta comunicação, profissionalmente, deve sempre mostrar confiança naquilo que é dito, senão o receptor da mensagem irá pensar que a informação que está a receber poderá não ser verdadeira e numa negociação, isto faz toda a diferença. Quando comunica verbalmente também faz parte escutar, a comunicação só funciona quando se envia e recebe informação, portanto é necessário saber escutar para ter uma comunicação eficiente.

Comunicação Não Verbal

Este tipo de comunicação é bastante importante e faz a diferença na forma como comunica com as pessoas em seu redor. A comunicação não verbal é aplicada através de linguagem corporal, gestos, expressões faciais e toque. Quando se comunica presencialmente, usa-se constantemente a comunicação não verbal e daí ser importante, porque a comunicação pode ser mal interpretada se não for tomada em atenção. Na linguagem corporal, a postura modifica o discurso, isto porque, se estiver de ombros para trás, coluna reta e cabeça erguida, transmite que está a ouvir e interessado no discurso, se tiver de coluna dobrada e ombros caídos já vai parecer mais desleixado e com menos atenção no discurso.

Comunicação Escrita

Como o nome indica, está é a comunicação a ser utilizada sempre que se pratica a escrita, seja para um e-mail, uma mensagem, copywrite, entre outros. Nesta comunicação é importante rever tudo que foi escrito para verificar se tudo está em ordem e não contém nenhum erro ortográfico. A boa comunicação escrita deve ser simples e focar num assunto de cada vez, para ser uma mensagem clara e concisa.

Comunicação Visual

A comunicação visual é um recurso útil para auxiliar os outros tipos de comunicação, como por exemplo, quando se utiliza um gráfico para interpretar valores, ou quando se observa um sinal de trânsito para perceber o que se aproxima da estrada. Esta comunicação é mais chamativa, sendo ideal para captar a atenção do público num curto espaço de tempo, criar engagement, transmitir o branding e informar sobre algo. A mensagem criada para esta comunicação deve sempre ser fácil de compreender.

Quais os benefícios de uma boa comunicação?

Quando a comunicação é corretamente praticada, existem vários benefícios. Com uma boa comunicação vai conseguir estabelecer uma excelente ligação com os clientes, conseguindo assim perceber as necessidades do mesmo e fornecer uma solução. 

O Marketing também é comunicação e sendo adequada e clara irá facilitar o reconhecimento da sua marca, o que é bastante importante para conseguir se estabelecer num mercado.

No ambiente de trabalho, se existir uma boa comunicação, a produtividade também irá aumentar, uma vez que, deixam de existir mal entendidos e todas as áreas passam a conseguir funcionar de forma efetiva e coordenada.

Em suma, perceber os tipos de comunicação e saber como utilizá-los é bastante importante para o sucesso profissional e pessoal, portanto, devem sempre ser tomados em conta e não permitir que a comunicação seja uma barreira para o desenvolvimento dos seus projetos.

Gostou deste artigo? Então visite o nosso blog e descubra mais artigos com assuntos interessantes e que irão ajudar a alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais!

Partilhe este artigo:

Categories: Marketing Digital