Tiktok Ads

O TikTok Ads, por todas as ferramentas que concentra, traduz-se numa oportunidade única para que empresas e as suas marcas aumentem o seu alcance e cheguem a novos e potenciais clientes. 

O que é o TikTok?

O TikTok é uma rede social, que surgiu em 2016, na China, pela empresa Bytedance. Já teve mais de 2,6 milhões de downloads e, atualmente, conta com mais de mil milhões de utilizadores ativos mensais.

Esta aplicação permite a criação e partilha de vídeos, entre 15 segundos a 3 minutos, oferecendo aos utilizadores a possibilidade de aplicarem cortes entre os vários clips de vídeo e áudio, filtros e música como background. 

Traduz-se na evolução do Vine e do Musical.ly, sendo que esta segunda foi comprada pela Bytedance, pelo que existem muitas semelhanças entre estas aplicações. Além de rede social, a empresa pretende que o TikTok seja visto como uma plataforma de entretenimento. 

Das várias funções que esta rede social disponibiliza, as mais relevantes são:

– assistir e criar vídeos, recorrendo a filtros, transições, timers ou green screens;

– interagir com outros utilizadores, por meio de comentários, partilhas, gostos e presentes;
– adicionar músicas.

Das várias particularidades do TikTok, destacam-se a interface, o alcance orgânico e o conteúdo. Quanto à primeira, a interface da sua home page é desenvolvida com base em scroll down e os seus vídeos são criados, maioritariamente, na vertical, de curta duração e são reproduzidos automaticamente. Esta aplicação capta o público por ser simples, imersiva e cativante. 

Muitas redes sociais vizinhas optaram por aplicar estratégias do TikTok, precisamente por ter sido uma app que mudou a forma como os utilizadores consomem conteúdo. 

Outro aspeto diferenciador recai sobre o seu algoritmo. Nas redes vizinhas, Facebook e Instagram, é recomendado ao utilizador conteúdo das páginas que segue. Por outro lado, no TikTok são recomendados vídeos virais e humorísticos recentemente publicados, sendo que desta forma, criadores com menor dimensão poderão ter um maior alcance. 

Tal como já referido, o conteúdo é outro aspeto que diferencia esta plataforma das demais. É uma aplicação onde os seus criadores produzem conteúdo mais real, com mais genuinidade e menos filtros, enquanto no Instagram as pessoas tendem a mostrar o melhor do seu dia.

Para quem se destina o TikTok?

O público do TikTok centra-se, essencialmente, nos 16 aos 24 anos, 41% segundo a Global Web Index, em 2020, sendo a rede social da Geração Z. 

No que respeita ao género, é maioritariamente feminino (60%) e os utilizadores passam, diariamente, 52 minutos a navegar ou produzir conteúdo no TikTok, segundo a Business Of Apps, em 2019. 

Esta rede social é aberta mais do que uma vez por dia, em 9 a cada 10 (Oberlo, 2019).

Vender através do TikTok

Além dos TikTok Ads, as empresas podem recorrer a outras quatro ferramentas desta rede social para vender o seu produto ou serviço. 

A primeira é através da criação de um perfil no TikTok e da produção de conteúdo, mais indicada quando o orçamento é mais reduzido. O objetivo é alcançar o máximo de seguidores possível, de forma orgânica, com um perfil de TikTok empresarial. O único contra é trabalhar este perfil tendo por forma a promoção da marca e o alcance de seguidores, tendo em conta que a maioria de utilizadores desta rede social a utiliza para consumir conteúdo e não para assistir a anúncios.

A utilização do Marketing de influência também é considerada uma boa prática. É uma opção que exige menos investimento e a marca também não necessita de criar os seus próprios conteúdos e divulgação, uma vez que esse trabalho compete aos influencers eleitos para tal. A verdade é que os conteúdos criados por estes influencers, já conhecidos no digital, resultam, comprovadamente, em TikTok Ads para empresas.

Esta tem sido uma das primeiras opções de variadas marcas, tanto das menores como as maiores do mercado. Contrariamente ao Instagram, não é possível interagir diretamente num vídeo do TikTok, com outros canais de compra. Deste modo, os influencers têm que incluir na sua biografia ou nos comentários do post o link do produto, serviço ou da marca. Isto revela-se num ponto negativo por afetar negativamente o sucesso da campanha.

Campanhas de Social Media e Google Ads

Os vídeos “compráveis” da marca também serão implementados pelo TikTok, ainda que estejam numa fase de testes e que apenas influenciadores de elite da plataforma possam utilizar, neste momento. Pretende-se que este recurso seja similar ao já existente no Instagram, onde é possível fazer swipe up e, agora o TikTok permitirá também incluir URLs nos vídeos. O objetivo é que os utilizadores apenas tenham de clicar no link para serem direcionados para o produto, serviço ou página da marca.

Por fim, as empresas podem ainda recorrer ao TikTok Pixel, que se assemelha ao Pixel do Facebook. As principais funcionalidades desta ferramenta são, essencialmente, para otimizar a entrega dos ads, criar públicos de retargeting e medir o desempenho das campanhas. 

A primeira baseia-se na definição de metas de otimização de uma dada campanha. São utilizados eventos para segmentar o maior número de pessoas que, mais provavelmente, tenham alguma interação no website da empresa.

Quanto à criação de públicos de retargeting e através das informações de eventos do pixel da empresa, existem duas opções: ou a personalização dos públicos ou a criação de públicos, em que os utilizadores sejam semelhantes aos consumidores, para que sejam atraídos novos clientes.

Por fim, o desempenho das campanhas é medido consoante os eventos definidos aquando da instalação do pixel. Serão medidas as conversões e o retorno em publicidade.

TikTok Ads para as empresas

É uma ferramenta exclusiva do TikTok Business, para criar anúncios, sejam banners ou vídeos publicitários.

Esta plataforma é recurso de grandes empresas como a Coca-Cola e a Nike, para aplicarem o seu Marketing estratégico. Tanto se verificam grandes empresas como pequenos e médios negócios a fazerem uso de TikTok Ads para alavancar o seu negócio. 

Duas das vantagens dos ads do TikTok destacadas são:

– a possibilidade de alcançar novos públicos, aumentando a sua presença digital;

– oferece um orçamento flexível, permitindo acessibilidade e praticidade para ajustar os gastos com os anúncios reproduzidos;

– disponibiliza ferramentas para que as marcas consigam comunicar de forma criativa, para a audiência do TikTok.

Esta rede social permite que os anúncios partilhados sejam segmentados, por meio do seu algoritmo e de inteligência artificial, através da Demografia, dos Interesses, dos Comportamentos, Dispositivos e Públicos. O propósito é que as audiências alcançadas sejam mais relevantes e que a probabilidade dos anúncios gerarem interação e conversão nas suas landing pages seja maior. 

Posto tudo isto, é possível afirmar que o TikTok Ads se caracteriza por ser uma plataforma poderosa e de fácil utilização, para apoiar marcas e empresas que queiram anunciar para milhões de utilizadores em todo o mundo. É, por isso e por todas as ferramentas que disponibiliza, uma oportunidade única para marcas e empresas que tenham como objetivo ampliar o seu alcance, encontrando novos e potenciais clientes. 

Além de tudo isto, o TikTok ocupou o 1º lugar da classificação global por valor da marca, segundo a Kantar Media Reactions Study, 2020; foi intitulado de Anunciante do Ano, na edição de 2020 (AdAfe, dezembro de 2020) e, segundo a Marketing Science Global Time Well Spent research, pela Kantar em 2021, 92% dos utilizadores de todo o mundo já desenvolveram alguma ação depois de navegarem no TikTok. 

Tipos de anúncios no TikTok

O TikTok Ads apresenta vários formatos para as empresas desenvolverem os seus anúncios, nomeadamente os anúncios de feed e os anúncios spark.

Os primeiros podem ser criados no Gerador/Gerenciador de Anúncios do TikTok, podendo ser anúncio de imagem ou de vídeo. Um anúncio de imagem pode conter uma marca ou nome de uma app, título de anúncio e uma imagem. Enquanto o anúncio de vídeo consiste em vídeos de 5 segundos a 1 minuto, que aparecem como sugeridos na For You Page. Cada anúncio de vídeo poderá incluir um vídeo, imagem de display de anúncio, nome da app ou marca e texto. 

Por sua vez, os anúncios spark possibilitam alavancar o conteúdo orgânico para os utilizadores. Este tipo de anúncio alcança mais conversões até 24% e mais engagement, em 142%, que os habituais anúncios do feed. 

É ainda possível, para marcas gerenciadas, utilizar outros formatos exclusivos para os seus anúncios, sendo eles os anúncios TopView, desafio de hashtag de marca e efeitos de marca. Os anúncios TopView caracterizam-se por serem vídeos com duração de 5 segundos a 1 minuto, que surgem mal um utilizador entre na aplicação. Quanto ao desafio de hashtag de marca, consiste em campanhas que decorrem durante 3 a 6 dias, com o objetivo de impulsionar o engagement, para que o anúncio apareça na página de hashtag do desafio.

Por último, os efeitos de marca baseiam-se em efeitos, stickers, filtros entre outras ferramentas, dos quais as marcas podem fazer uso para provocar interação nos utilizadores.

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