Qual a importância do Google Tag Manager?

Google Tag Manager uma ferramenta do Google gratuita que ajuda os especialistas de marketing

Os marketers, por vezes, questionam-se sobre a sua independência dentro de uma empresa face aos programadores. Descubra como ganhar a sua independência e qual a importância do Google Tag Manager.

A existência de ferramentas gratuitas disponibilizadas pelo Google, tem vindo a aumentar, ano após ano. A falta de apoio no digital às empresas é quase inexistente, pois tem vindo a ser constante esta “abertura” de ferramentas que auxiliam e muito, principalmente os profissionais de marketing. Se tiver dúvidas, sobre alguma destas ferramentas, neste artigo iremos explicar o que é e qual a importância do Google Tag Manager (GTM).

Quando olhamos para o interior de uma empresa, verificamos que todas as áreas existentes se auxiliam umas às outras, e o marketing e a programação não são exceção. Por norma, para um marketer conseguir mexer no website da empresa e realizar modificações, com o intuito de fazer testes para saber qual a ferramenta que consegue ganhar mais resultados, necessita que o programador insira códigos específicos. Mas com o GTM o próprio marketer consegue gerir os códigos.

O que é o Google Tag Manager?

O Google Tag Manager é uma ferramenta que foi lançada em 2012 e veio facilitar principalmente os profissionais de marketing, auxiliando na monitorização dos utilizadores, bem como outras variáveis dos websites. Antes da chegada desta ferramenta, qualquer código que fosse necessário inserir no website, tinha que ser realizado por um programador por ser complexo. Contudo, com o GTM esta complexidade e demora nos processos que eram necessários para inserir um código foi resolvida.

O GTM é uma ferramenta do Google que gere as tags e a otimizar o website, bem como outras funcionalidades do marketing sem a necessidade de edição do código. Ou seja, o acompanhamento de várias métricas do website, bem como o rastreamento de quem o visita, é imprescindível para qualquer marketer.

As tags, para ficar familiarizado com o termo, são códigos de programação que ajudam os motores de pesquisa a organizar o conteúdo presente num website de acordo com temas semelhantes. Evitando assim, que os motores de pesquisa procurem o conteúdo dos websites somente através das palavras-chave utilizadas.

Outrora, com o intuito de realizar mudanças no código do website, era necessário a intervenção de um programador, o que tornava o processo de mudança e otimização, bastante trabalhoso e complexo, atrasando assim este processo. Desta forma, foi então criado o Google Tag Manager, desenvolvido para criar uma maior autonomia aos marketers, tornando-os com uma maior independência em relação aos programadores, ganhando então, uma maior rapidez neste processo e flexibilidade.

Resumidamente, segundo o Blog Made 2 Web que explica o que é o Google Tag Manager de uma forma simples e rápida: “É possível fazer alterações ao código das diferentes páginas do website, sem mexer nele diretamente, criando uma nova tendência de autonomia.”

Porquê usar o Google Tag Manager?

O GTM é sem dúvida muito importante, disponibilizando uma panóplia de vantagens às empresas que o utilizam, sendo um parceiro imprescindível que auxilia e garante uma boa performance no digital a qualquer empresa. 

Qualquer empresa que pretenda criar e gerir as estratégias do seu website com a utilização do Google Tag Manager, compilamos algumas das principais vantagens em instalar e usar de forma contínua o Google Tag Manager. 

  • Independência da programação

    Uma das principais vantagens do GTM é o profissional de marketing poder executar tags nas diversas páginas de uma forma simples e eficaz, sem necessitar de um programador. O Google Tag Manager tem que ser instalado por um programador, a partir desse momento o marketer ganha a sua independência. Para além de ser uma ferramenta gratuita, oferece a possibilidade de gerir e acompanhar todas as variáveis e métricas do seu website por parte da equipa de marketing.

  • Compatibilidade com outros softwares

    A compatibilidade com outros softwares, como por exemplo o Google Analytics, vem fornecer um novo acompanhamento às empresas, no sentido em que com a utilização do Analytics, as empresas conseguem de uma forma mais pormenorizada ter um pensamento out-of-the-box.

    Com o Analytics os marketers das empresas conseguem compreender quais são as interações que os utilizadores têm com o seu website, conseguem ter acesso a mais dados e desta forma, avaliar mais perspetivas e soluções que somente com o Google Tag Manager não conseguia tão detalhado. Posto isto, a compatibilidade do GTM com o Analytics, é importante para a equipa de marketing de uma empresa, no sentido em que aumenta substancialmente a variedade de métricas que podem ser analisadas.

  • Acesso ao histórico de alterações (Changelog)
    Uma outra vantagem muito importante e super útil do Google Tag Manager, é a existência do Changelog, em português, histórico de alterações.

    O Changelog funciona como um histórico, que garante sempre segurança às tags e que estas sejam sempre recuperáveis, ou seja, imaginando que por lapso perde o trabalho já feito, ou necessidade de recuperar as tags que outrora, já tinham sido definidas mas que já não estavam. Com a existência do Changelog, a recuperação de tags anteriores deixa de ser um problema, pois as mesmas ficam sempre registadas e prontas a serem recuperadas, estando presentes nesta pasta com registo histórico.

  • Realização de testes antes de publicar

    Enquanto empresa, como temos a certeza que as alterações estão feitas corretamente, ou se existe algo de errado? Com a utilização do Google Tag Manager, existe um modo de controlo, onde é permitido gerir o website e realizar testes, bem como um modo de visualização, onde é possível observar como fica o website após as alterações antes de ser publicado.

    A realização de testes é muito importante, no sentido em que é possível verificar se a alteração realizada está correta e assegurar que tudo foi parametrizado e verificado corretamente, antes de ser publicado, ou seja, antes do utilizador ter acesso.

  • Auxílio na estratégia de marketing
    Cada empresa tem as suas estratégias de marketing diferentes para determinados períodos e públicos. Para qualquer empresa, as estratégias de marketing são baseadas em vários fatores como as vendas ou até mesmo a relação com o utilizador. Mas como é possível estabelecer essas estratégias?

    Com o Google Tag Manager, a equipa de marketing consegue acompanhar e monitorizar toda a estratégia implementada. De acordo com cada estratégia, serão implementadas tags diferentes, ou seja, tags personalizadas com o intuito de irem ao encontro dos objetivos e resultados que a equipa de marketing deseja alcançar.

Estas vantagens enumeradas anteriormente, serão sempre importantes para a sua empresa, pois o Google Tag Manager garante e auxilia uma monitorização contínua dos seus resultados, além de ser uma ferramenta gratuita é de fácil instalação no seu website.

Desta forma, o Google Tag Manager garante sempre um acompanhamento seguro aos profissionais de marketing, auxiliando na escolha de estratégias de acordo com os resultados obtidos e objetivos pretendidos.

Se considera que após a leitura deste artigo, necessita de ajuda para instalar o Google Tag Manager no seu website, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar. Tenha sempre em mente, que a otimização do seu website é fulcral para o bom desempenho do seu negócio.

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