Qual a importância do E-Commerce?
Com o crescimento das ferramentas do digital, o E-Commerce tornou-se das melhores formas para o seu negócio. Fique a conhecer qual a importância do E-Commerce.
Sabemos que o uso da Internet tem vindo a ganhar mais relevo no quotidiano das pessoas e das empresas. Por causa deste constante crescimento, o E-Commerce, também conhecido como comércio eletrónico, tem vindo a aumentar cada vez mais, fique a conhecer qual a importância do E-Commerce para a sua empresa.
- 14% das vendas diretas ao consumidor em todo mundo foram feitas através do comércio eletrónico em 2019;
- Estima-se que até 2021, o número de compradores online será de mais de 2,14 bilhões de pessoas.
Depois de ver estes números já deve ter percebido melhor qual a importância da sua empresa ter disponível uma plataforma de E-Commerce. No entanto, se ainda não está 100% convencido, continue a ler este artigo para descobrir mais vantagens em ter uma loja online.
Afinal, o que é o E-Commerce?
E-Commerce ou comércio eletrónico é uma transação ou negócio comercial, que implica a transferência de informação, por via da internet. Por outras palavras, o conceito de E-Commerce diz respeito às compras realizadas pela internet feitas por um consumidor a uma empresa, através de uma plataforma online que a empresa tem com os seus produtos/serviços.
No E-Commerce todas as transações comerciais são efetuados por meio de ferramentas online. Dessa maneira, o E-Commerce envolve muito mais do que apenas a criação de um website, pois é um tipo de empreendimento que se diferencia pela sua forma de funcionamento por estar inteiramente ligado ao mundo digital.
Quais os tipos de e-commerce?
Existem 3 tipos de comércio eletrónico com objetivos de negócio diferentes. Em que cada um tem de ter uma estratégia adequada para conseguir alcançar os objetivos traçados pela empresa.
1. Business to Business (B2B)
Corresponde à comercialização de produtos ou serviços de uma empresa para outras empresas. Este tipo de comércio eletrónico, realiza-se para vendas a grosso. Por norma, é comum serem pedidas credenciais para ter acesso ao catálogo de produtos.
2. Business to Customer (B2C)
Diz respeito à comercialização de produtos ou serviços de uma empresa para o consumidor final. Aliás, é o tipo de comércio eletrónico mais parecido com o comércio tradicional e é onde estão inseridas as vendas a retalho.
3. Business to Government (B2G)
Associa-se à comercialização de produtos ou serviços de uma empresa para o Governo. Este tipo de E-Commerce surgiu recentemente e está com um crescimento acentuado. Uma vez que se trata de aquisição de bens ou serviços por parte do Estado e que, os dinheiro usado é dos cidadãos, o Governo tem de analisar qual a melhor opção. Desta forma, as empresas que tenham websites destinados à compra pelo governo, têm de corresponder a determinadas regras.
Quais as vantagens do e-commerce?
Ainda que os diferentes tipos de E-Commerce tenham públicos-alvo diferentes, as vantagens são comuns:
- Estimula as vendas, uma vez que que acabam com os impedimentos de distância ou tempo.
- Facilita a conquista de novos clientes e novas oportunidades de negócios.
- Permite a exposição de todos os artigos e respetivo stock. Dessa maneira, não há limitações logísticas, o que permite a existência de mais oferta.
- Ajuda na promoção da marca, uma vez que permite que ela esteja presente além fronteiras e assim, se torne internacional.
- Possibilita a compra em qualquer hora. A empresa passa a estar disponível 24 horas por dia, em qualquer lugar. Desta forma, torna assim mais fácil e rápido adquirir qualquer tipo de produto ou serviço.
- Diminui o custo de operação, devido a informação estar concentrada na plataforma, assim evita-se múltiplas ferramentas como no comércio tradicional.
Desvantagens do E-Commerce
Embora as vantagens sejam significativas, o E-Commerce também tem algumas desvantagens.
- Falta de contacto direto com o cliente. Esta é, provavelmente, a maior desvantagem do comércio eletrónico. Apesar de existir o apoio ao cliente nas plataformas de E-Commerce, o contacto cara-a-cara com o cliente é diferente.
- Aumento da concorrência. Sendo o E-Commerce uma forma mais económica de ter um negócio do que a forma tradicional (em que são precisas lojas, licenças, colaboradores, manutenção), a tendência é que o número de lojas online nos diversos setores aumente.
- Não pode experimentar os produtos. Alguns setores não são afetados por esta desvantagem, no entanto, setores como o vestuário e calçado são fortemente prejudicados por esta barreira.
- Dificuldade de troca de artigos. Este é dos fatores que mais desencoraja os consumidores a comprarem online.
Posto isto, o melhor é fazer uma lista de prós e contras para a sua empresa. Algumas das desvantagens são contornáveis. Por exemplo, no caso, da troca de artigos, a empresa pode tornar possível a troca de artigos em que o cliente envia por correio as peças com as quais não ficou satisfeito.
E-Commerce em Portugal
Em Portugal, o crescimento do E-Commerce está a acontecer de uma forma menos acelerada do que no resto da Europa. Em contraste com a União Europeia, o número de compras online em Portugal é de apenas 44,8%, muito abaixo do número médio da União Europia que é de 72%, de acordo com os dados da Associação da Economia Digital em Portugal (ACEP).
No ano de 2025 estima-se que as compras online em Portugal irão contabilizar os 8,9 milhões de euros. Desta forma, é importante preparar caminho para o referido aumento e não nos podemos esquecer que, a criação de uma plataforma de E-Commerce facilita a presença da empresa no mercado internacional.
Se depois de ler este artigo continua com dúvidas e relação à importância do E-Commerce. Ou se, simplesmente, considera que necessita de ajuda para criar a plataforma de E-Commerce para o seu negócio, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar.