Quais as diferenças entre público-alvo e persona?
Definir público-alvo e personas é muito importante para qualquer negócio, pois são 2 peças fundamentais para delinear uma estratégia, com o intuito de ajudar a perceber para quem se deve comunicar. Fique a conhecer quais as diferenças entre público-alvo e persona.
No marketing digital existem várias formas que podem ajudar a perceber qual é o público certo para o produto ou serviço que se quer comunicar. As mais importantes são a definição do Público-Alvo e a criação de Personas. Qualquer estratégia de Marketing Digital passa por tentar conhecer bem os públicos que se quer atrair, pelo que neste artigo iremos explicar as diferenças entre Público-Alvo e Persona.
Não vale a pena ter uma boa campanha se, posteriormente, não se tem um público bem definido e estruturado, para que possa ir ao encontro do que se quer vender. É essencial entender quais as caraterísticas e como utilizar cada um destes contextos na estratégia de marketing da sua empresa.
O que é o Público-Alvo?
O Público-Alvo é um grupo de consumidores que têm características comuns e que são os mais prováveis de adquirir os produtos que são oferecidos pela empresa. Precisamente por este grupo já estar interessado no produto ou serviço, é que a empresa deve voltar as suas campanhas de marketing digital para essas pessoas, pois pode facilitar na conversão.
Este grupo de pessoas possui características semelhantes, com base na faixa etária, na escolaridade, na profissão, nos hábitos de compra e nos interesses. É importante pensar nas melhores estratégias para captar quem faz parte do seu público-alvo e como convertê-los em clientes.
Como definir o Público-Alvo?
Primeiramente, é necessário descobrir quem é o público-alvo do produto ou serviço que a empresa vende. E, para isso, pode-se começar por fazer uma análise na base de dados dos clientes que já compraram algum produto da empresa.
Existem algumas perguntas que podem ajudar a deixar claro quem é o público-alvo da empresa, como “Em que região moram as pessoas que compram o produto?”, “Qual a idade dos consumidores?”, “Qual é o estado civil?”, “Qual é o nível de escolaridade ou formação?”.
Caso a empresa seja nova, deve-se fazer uma pesquisa de mercado ou procurar por dados no setor onde a empresa atua. Caso a empresa já exista há um determinado tempo, basta entrar na própria base de dados da empresa e criar um público-alvo com dados reais sobre quem tem perfil de ser comprador.
O que são Personas?
As personas são uma representação fictícia do que seria um cliente ideal, com base em pesquisas de mercado e em caraterísticas de clientes existentes. São planeadas a partir de informações pessoais de consumidores e resultam numa leitura detalhada do interesse no produto ou serviço.
Este grupo de pessoas possui caraterísticas semelhantes, com base na faixa etária, na escolaridade, na profissão, nos hábitos de compra e nos interesses. É importante pensar nas melhores estratégias para captar quem faz parte do seu público-alvo e como convertê-los em clientes.
A definição de Personas é importante para que se possa obter resultados numa estratégia de marketing digital. Este conceito permite aos profissionais de marketing determinar o tipo de conteúdo a produzir, ao definir os temas que devem abordar e desenhar as estratégias de marketing mais focadas. Através das personas, as empresas podem enviar a mensagem certa para as pessoas certas e mapear todo o processo de compra, desenvolvendo estratégias mais assertivas.
Como criar uma Persona
Ao criar uma Persona, nunca se deve basear em suposições. Apesar de ser um perfil fictício, a Persona tem que ser baseada em dados de compradores ou fundamentada com dados do mercado.
Existem algumas perguntas que podem ajudar uma empresa a criar uma Persona, como “Quem é o seu potencial cliente?”, “Quais são os seus objetivos?”, “Como a empresa o pode ajudar a atingir os objetivos?”, “Quais conteúdos a empresa pode produzir para captar a atenção da Persona?”
Dentro do Marketing, a persona ajuda a definir a linguagem e o tom que serão utilizados na comunicação da marca. A definição do cliente ideal é útil para guiar a produção de conteúdo de forma a chamar a atenção do público.
Diferenças entre Público-Alvo e Personas
Na hora de elaborar uma boa estratégia de marketing, ambos os conceitos são importantes. O Público-Alvo ajuda a perceber qual o grupo de pessoas que se pode tornar numa conversão, pois as campanhas são direcionadas para esse objetivo. Ao fazer um mapeamento mais detalhado do Público-Alvo, é possível construir a Persona. Após isto, a empresa pode comunicar de forma mais personalizada.
Relativamente à Persona, esta possui uma identidade mais definida, com nome, profissão e idade, logo exige uma maior segmentação do conteúdo. Por outro lado, o público-alvo reflete uma visão mais ampla e menos pessoal sobre a audiência, onde os comportamentos dos clientes não são especificados.
Quando as empresas só têm um público-alvo definido, o relacionamento entre a empresa e o consumidor é mais distante e superficial. Isto acontece devido ao facto da empresa estar a comunicar para um público muito geral, sem saber os verdadeiros interesses do mesmo. Em contrapartida, as personas permitem um relacionamento mais íntimo e pessoal, o que faz com que a distância entre as duas partes diminua e aumente a confiança do consumidor para com a empresa.
Confira, de uma forma mais sintetizada, as principais diferenças entre Público-Alvo e Persona:
Público-Alvo | Personas |
---|---|
Grupo de pessoas | Imagem do cliente ideal |
Conteúdo mais generalizado e comportamento dos consumidores não especificados | Maior segmentação e personalização de conteúdo |
Não oferece detalhes sobre a personalidade dos consumidores | Oferece informação detalhada sobre a personalidade da pessoa individualmente |
Pessoas com provável interesse no produto ou serviço | Consumidor ideal |
Não há detalhes sobre hábitos | Detalhes sobre hábitos e profissão |
Visão mais ampla e menos pessoal da audiência | Possui uma identidade definida, com nome, principais hobbies, localização |
Com o crescimento do Marketing Digital e a divulgação do conceito de Persona, muitos profissionais passaram a descartar o conceito de público-alvo. No entanto, esta visão é um erro, pois tanto o público-alvo como as personas podem ser complementares para gerar uma boa estratégia de marketing.
Agora que as diferenças entre Público-Alvo e Personas ficaram claras, é hora de pôr estes conhecimentos em prática. Se, após a leitura deste artigo, ainda precisar de esclarecer alguma dúvida, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar.