Quais as diferenças entre o Facebook Ads e o Google Ads?
Quais as diferenças entre o Facebook Ads e o Google Ads?

A sua empresa quer ter mais vendas e visibilidade no digital? Com as ferramentas de anúncios online pagas vai conseguir alcançar os resultados que pretende. Fique a conhecer as principais diferenças entre o Facebook Ads e o Google Ads para que possa entender quando as usar.
Com o crescimento digital, o investimento em campanhas pagas online tornou-se essencial para potenciar a sua empresa e ganhar uma maior visibilidade. E, certamente, irá ajudar a alcançar o maior número de pessoas. Contudo, é importante entender as diferenças entre o Facebook Ads e o Google Ads para garantir os resultados pretendidos.
As ferramentas de publicidade paga trazem benefícios para as empresas. O Google Ads e o Facebook Ads têm a capacidade de potenciar o seu negócio ao atingir o seu público alvo, aumentar o reconhecimento da sua marca e obter novos leads. Além disso, as campanhas pagas podem ajudá-lo a otimizar o seu alcance ao público, ao aparecer onde não poderia aparecer se recorresse apenas a resultados orgânicos.
Como funciona o Facebook Ads?
O Facebook Ads é um mecanismo de publicidade paga online que possibilita criar campanhas e anunciar produtos para pessoas que não estão necessariamente à procura do seu produto. Estes anúncios existem em vários formatos e ajudam as empresas a ganhar visibilidade dentro da rede social do Facebook e do Instagram.
O Facebook Ads usa os dados do utilizador para entender as suas necessidades e interesses, direcionando produtos relevantes ao mesmo. Isto significa que, os anúncios do Facebook são uma ótima maneira de gerar conhecimento e interesse pelo seu produto. Os potenciais clientes estão na rede social a ver vídeos ou publicações de amigos no feed e o anúncio da empresa aparece, sem que eles o procurem. Ou seja, o público foi exposto à sua empresa sem que haja uma procura ativa.
Quando for bem feita, a publicidade paga no Facebook ajuda as empresas B2B e B2C a obter novos leads e convertê-los em clientes. Além disso, o anunciante tem a possibilidade de definir diversos objetivos para o seu negócio na plataforma: gerar Leads, obter gostos na página, confirmar a presença em eventos e muito mais.
Como funciona o Google Ads?
Originalmente conhecida como Google Adwords, o Google Ads é uma plataforma de publicidade online paga que permite às empresas anunciarem os seus produtos ou serviços no Google. Estes anúncios aparecem em forma de links patrocinados no topo ou fundo das páginas de resultados.
O público-alvo é exposto aos anúncios através do uso de palavras-chave específicas, o que significa que no momento em que os usuários pesquisarem um produto, irão receber vários resultados que coincidem com as suas necessidades. Entre estes resultados podem incluir anúncios patrocinados, que se encontram no topo da página e são quase idênticos aos resultados de pesquisa orgânicos, destacando-se apenas pela palavra Anúncio ou Ad.
No entanto, os anúncios pagos do Google Ads não garantem o primeiro lugar na página de pesquisa. Pois, o mercado é competitivo e existem inúmeras empresas que oferecem o mesmo artigo ou serviço. De modo a alcançar um lugar no topo da página numa pesquisa, os anúncios competem uns com os outros através do:
- Índice de Qualidade que é a estimativa da qualidade dos anúncios, palavras-chave e páginas de destino;
- Valor máximo que a empresa deseja pagar por clique.
Facebook Ads e Google Ads em números
Com o crescimento constante das plataformas de anúncios online, um público elevado pode ser alcançado. Assim, a empresa terá o apoio necessário durante a expansão do seu reconhecimento. Em Portugal, existiam 8,58 milhões de utilizadores de internet em Janeiro de 2021. E, nesse mesmo mês, 89.5% dos utilizadores procuraram um produto ou serviço online.
Com este crescimento, verificou-se um aumento no investimento em campanhas online, de acordo com os dados da Hootsuite, em 2020 foram investidos um total de 308 milhões de dólares no mercado de publicidade digital em Portugal, entre os quais 98 milhões foram dedicados a anúncios de pesquisa digital – ou seja, Google Ads. Nesse mesmo ano, 102 milhões de dólares correspondiam a investimentos em redes sociais. Atualmente, o alcance da publicidade no Facebook conta com um crescimento de 200 mil usuários a cada 3 meses.
Quais as principais diferenças entre o Facebook Ads e o Google Ads?
Quando se trata de escolher entre as 2 ferramentas, é importante conhecer bem as suas diferenças entre o Facebook Ads e o Google Ads. Ambas servem como uma forma para atrair novos clientes e destacam-se pelos resultados que são capazes de obter .Contudo, ambas apresentam estratégias de marketing diferentes e funções distintas.
Escolha Final: Google Ads ou Facebook Ads?
Por último, é importante conhecer quem irá consumir o seu produto, desde a sua idade, localização, interesses, entre outras características relevantes. Caso o seu público tenha a intenção de comprar algo e o foco do seu negócio seja realizar mais vendas rapidamente, o Google Ads é a melhor opção. Porém, é importante conhecer a ferramenta o melhor possível, como as suas vantagens ou outros fatores decisivos. Por outro lado, se o objetivo da sua marca se relaciona com expandir o reconhecimento da sua marca ou alargar o seu público, o Facebook Ads é a decisão correta.
Facebook Ads | Google Ads |
---|---|
Se o seu objetivo for aumentar o reconhecimento da marca | Se o seu objetivo for realizar mais vendas rapidamente |
Capacidade de criar anúncios mais dinâmicos | Anúncios limitados a texto |
Se o público não procura ativamente o seu produto ou serviço | Se o público tem a intenção de consumir o seu produto |
Segmentação do público mais detalhada (micro-targeting) | Segmentação do público menos detalhada (macro-targeting) |
Ferramenta com custo mais baixo | Ferramenta com custo mais elevado |
Adequado para negócios B2C | Adequado para todos os tipos de negócios |
Anúncio cobrado por mil impressões (CPM) | Anúncio cobrado por clique (CPC) |
Tanto o Google Ads como o Facebook Ads podem ajudar significativamente o seu negócio e várias empresas usam ambos para maximizar o seu alcance. Por fim, é importante notar que para assegurar melhores resultados, estes mecanismos devem ser utilizados por profissionais. Para qualquer questão, a Blue Bolt estará aqui para o ajudar.