Quais as diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

Conheça agora as diferenças entre o inbound marketing e outbound marketing, para aplicar as suas estratégias de marketing corretamente.

É fundamental que as empresas adotem estratégias de marketing para alcançar os seus objetivos. Inbound e Outbound são duas dessas estratégias. Neste artigo iremos explicar quais são as diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing.

As empresas que não apostam no mercado digital acabam por ser ultrapassadas e se quer que isso não aconteça é fundamental ter uma presença online com qualidade profissional. Desta forma, é importante apostar em estratégias de marketing com foco no digital. O inbound marketing e o outbound marketing são estratégias que têm como objetivo gerar oportunidades de venda e que ajudam a ter uma presença digital.

Entender as diferenças entre inbound e outbound marketing é essencial na hora de construir a estratégia digital da sua empresa. Resumidamente, o inbound marketing tem como principal objetivo atrair o público para a empresa e convertê-lo em vendas. Por outro lado, o outbound marketing tem como foco procurar o cliente de maneira direta, através de meios tradicionais de publicidade, como a televisão, jornal, revistas ou através do Google Ads e Social Media Ads.

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia que se baseia em promover o seu produto ou serviço para um público-alvo que já mostrou interesse em produtos semelhantes. Ou seja, a ideia não é ir atrás do cliente, mas sim despertar o interesse, para que seja ele a procurar a empresa. O principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e fidelizar clientes. 

Como o principal é atrair clientes e despertar interesse nos produtos da empresa, é necessário entender bem quem é o público para o qual a empresa quer se comunicar. É essencial perceber quais são os seus interesses e necessidades, para poder oferecer conteúdos de qualidade que ajudem a responder a essas questões.

Para a empresa ir ao encontro do cliente, é fulcral saber ouvi-lo e promover a interação, A empresa, através do meios digitais deve pedir informações de registo e enviar questionários, pois estas são algumas formas de comunicar com o seu público e envolvê-lo. 

Para que a estratégia Inbound seja mais eficaz, é necessário contar com uma série de ferramentas como a criação de conteúdos para blogs e trabalhar o SEO dos artigos para que esse mesmo conteúdo chegue a mais pessoas. Desta forma, o SEO tem um papel importante na estratégia digital para indexar a nossa página nas 1ª páginas de resultados no motor de busca. 

Usar as Redes Sociais também é um meio utilizado na estratégia de Inbound Marketing. Este canal tem muito potencial para as empresas conseguirem transmitir a mensagem ao seu público alvo, de forma orgânica.

A automação de marketing também é essencial nesta estratégia, visto que ajuda os profissionais a dinamizar a atividade, ou seja, permite enviar e-mails personalizados, identificar as páginas mais visitadas, entre outras funções. 

A pesquisa de palavras-passe permite perceber quais as expressões mais usadas nas pesquisas, ajudando os profissionais na hora de promover a empresa, pois podem utilizar essas expressões para que a marca apareça mais facilmente nos motores de busca.

O que é o Outbound Marketing?

O Outbound Marketing é uma estratégia em que as empresas enviam a sua mensagem para o maior número de pessoas através de publicidade direta, como por exemplo, anúncios e telemarketing. A ideia é ir atrás do cliente e não gerar o interesse genuíno por parte deste. Nesta estratégia, a empresa controla a informação a que o público tem acesso, veiculando uma mensagem publicitária unidirecional que se baseia, muitas vezes, na repetição exaustiva. 

Este tipo de estratégia cresceu com o uso de anúncios na televisão, outdoors, revistas, que chegam mais rapidamente a um número grande de pessoas, algo que o Inbound Marketing tem mais dificuldade em alcançar. Para além destes meios de publicidade, o Outbound Marketing também pode chegar ao público através do Facebook Ads ou do Google Ads, que são plataformas pagas para que a empresa chegue a mais pessoas. O ideal é utilizá-las de forma segmentada, o que ajuda a atrair um público mais qualificado e educado que possa ter uma relação com a empresa.

Tendo em conta a quantidade de publicidade com que o cliente é bombardeado a cada minuto, qualquer informação que não seja relevante tem uma maior probabilidade de ser ignorada. Logo, a mensagem que a empresa quer transmitir não chegaria de forma tão eficaz ao seu público-alvo.

Quais as diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

O Inbound Marketing e o Outbound Marketing, apesar de serem estratégias complementares, são distintas, pelo que é importante saber em qual investir. Para isso, é necessário entender quais as principais diferenças entre estas duas estratégias.

Primeiramente, no Inbound Marketing, a comunicação é interativa e direcionada para um público específico, enquanto que no Outbound Marketing a comunicação é unidirecional e em massa, acabando por se tornar invasiva. 

Outra diferença é que enquanto no Inbound Marketing os clientes encontram a empresa através dos motores de busca, dos blogs e das redes sociais. No Outbound Marketing é a empresa que encontra o cliente, através de espaços publicitários.

O Inbound Marketing também entretém e educa através da produção de conteúdos direcionados, ao contrário do Outbound Marketing, que procura convencer através da repetição exaustiva da mensagem. Assim sendo, a estratégia Inbound acrescenta valor, pois gera uma conversa nos dois sentidos para um público que já está interessado no que a empresa oferece. Por outro lado, a estratégia Outbound tem pouco valor acrescentado, pois a empresa apenas envia a mensagem de forma intensa.

Tendo em conta todos os métodos utilizados, o Inbound Marketing acaba por ter um menor custo por aquisição. Enquanto que, o Outbound Marketing é mais dispendioso, pois os anúncios requerem um certo investimento que nem todas as empresas podem financiar. 

Em suma, as duas estratégias podem ser utilizadas em simultâneo dentro de uma empresa pois, caso sejam bem estruturadas e implementadas, ambas podem trazer bastantes benefícios para a empresa. Se, após a leitura deste artigo, ainda precisar de esclarecer alguma dúvida, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar.