Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado é fundamental para a definição de estratégias de negócio e no processo de tomada de decisão, tendo em conta a ótica do consumidor. Conheça os passos indispensáveis para realizar uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado consiste num processo estruturado, que permite recolher e analisar dados bastante pertinentes sobre o segmento de mercado de uma empresa, possibilitando ao gestor obter uma visão mais amplificada sobre a sua área de atuação e orientá-lo, uma vez que os gestores necessitam de estar constantemente providos com informações atualizadas, de modo a tomar decisões assertivas.

Assim, a pesquisa de mercado é fundamental face à definição de estratégias de negócio e no processo de tomada de decisões no contexto de marketing, permitindo à empresa solucionar problemas e identificar oportunidades inerentes aos seus produtos e/ou serviços, tendo em conta a visão sob a ótica do consumidor. Dependendo da finalidade pretendida, a pesquisa de mercado pode ser realizada e analisada de diferentes formas, no entanto, destacamos alguns passos gerais que não pode prescindir:

Passo 1: Definir objetivos 

Antes de iniciar a recolha de dados, é fulcral determinar a finalidade da sua pesquisa e o que deseja obter com a mesma, de modo a que consiga escolher o método e as ferramentas de pesquisa mais adequadas. Elabore a sua própria pesquisa, através de observações e dúvidas, e defina os objetivos que pretende alcançar, de forma clara, uma vez que é essencial para o desenvolvimento do plano de pesquisa, pois o trajeto do negócio será traçado de acordo com as respostas das questões selecionadas. 

Passo 2: Público-alvo

O público-alvo é o segmento de mercado que pretende atingir, ou seja, é um grupo de consumidores com características em comum, que a empresa identifica no mercado e direciona as suas estratégias. Assim, para a pesquisa de mercado, terá que definir para quem se destina, tendo em conta as características sociodemográficas ou comportamentais e de acordo com os objetivos já pré-definidos do negócio. 

Passo 3: Amostra 

A amostra de pesquisa é uma parte representativa do público-alvo a ser pesquisado. Ao realizar uma pesquisa de mercado, não é necessário inquirir todos os consumidores na sua totalidade. Assim, a amostragem de pesquisa consiste em uma parcela de consumidores que, de acordo com critérios estatísticos e metodológicos, representa o total da população em estudo. Desta forma, é bastante relevante definir o universo em estudo e qual a sua amostra, isto é, quantas pessoas dentro do universo irão ser inquiridas. 

Passo 4: Elaboração do questionário 

Não existe um modelo obrigatório para a elaboração de um questionário de pesquisa, no entanto, o questionário deve conter todos os aspetos que a empresa pretende analisar, funcionando em forma de funil, ou seja, iniciar com questões mais genéricas até às mais específicas e complexas. É fundamental desenvolver perguntas com clareza, simplicidade e objetividade.

Numa fase introdutória, explicar o porquê da pesquisa ajuda a manter o engajamento e o interesse dos participantes, uma vez que permite ao inquirido perceber o processo e a importância do seu contributo. Além do texto introdutório, pode utilizar vídeos e imagens ao longo do questionário, tornando-o mais dinâmico e interessante. De modo a que todos os inquiridos consigam compreender as questões colocadas, é essencial utilizar uma linguagem mais familiar e simples ao formular as questões, desta forma haverá uma maior probabilidade dos participantes responderem ao questionário.

Passo 5: Aplicação do questionário

Relativamente à aplicação do questionário, existem diversas formas de aplicar um questionário de pesquisa, desta forma, é importante escolher o método que melhor se adequa ao seu negócio. 

O entrevistador pode optar por uma pesquisa mais tradicional, com uma abordagem direta com os inquiridos, cara a cara, permitindo ouvir e ver as reações dos seus inquiridos, ou por via telefónica, que consome menos tempo do que a recolha de dados cara a cara,no entanto, apresenta algumas dificuldades, no que diz respeito à angariação de números de telefone. Por outro lado, o entrevistador também pode optar por uma  pesquisa digital, que é realizada através de uma plataforma de pesquisa automatizada, como por exemplo, a utilização de um link, que pode ser inserido num post de blog ou numa rede social, que direciona o inquirido ao questionário de forma rápida e eficaz. O questionário pode ainda ser enviado por email para a uma lista de contactos ou ser integrado num site ou blog, criando um banner que leva os inquiridos ao questionário. 

Passo 6: Análise dos resultados 

Após obter os dados necessários através do inquérito, organize os dados e informações obtidas, construa tabelas e/ou gráficos e analise os resultados do inquérito. A análise dos resultados permite desvendar as questões iniciais e transformar as respostas obtidas em estratégias para o seu negócio, permitindo ao gestor planejar ações de forma mais estratégica. 

Se após a leitura deste artigo, necessitar de alguma ajuda, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados que o poderão ajudar. Tenha presente que as informações obtidas por meio da pesquisa de mercado são bastante úteis, uma vez que são esses dados que permitem ao gestor planejar estratégias e tomar decisões mais assertivas, proporcionando sucesso para a empresa.

Email Marketing

Elementos importantes num Email

  • Assunto- é o primeiro contacto que o destinatário tem com o email. Assim, é importante que o assunto gere interesse e mostre relevância para que o email seja aberto
  • Use palavras-chave do seu negócio- use em primeiro lugar no título de forma a contextualizar o leitor e a reforçar o seu interesse.
  • Título chamativo– este deve ser objetivo, claro e direto
  • Uso de CTA´S– usar chamadas de atenção (CTA) levará a pessoa a fazer determinada ação. Utilize verbos no imperativo ou infinitivo.

 O que é a Newsletter?

Sabe realmente o que é uma Newsletter? É um tipo de email marketing enviado com regularidade para uma lista de pessoas e com finalidade de despertar interesse do público-alvo. Note que o objetivo não é vender um produto, mas sim, atrair clientes.

Características de uma Newsletter

  • Utilidade– os leitores querem sempre ler algo que lhes desperte interesse ou algo que precisam. Logo, o conteúdo deve ser o mais atrativo possível.
  • Proximidade– o tom usado deve ser pessoal de forma a provocar empatia e identificação aos leitores
  • Regularidade– a newsletter deve seguir um calendário específico como por exemplo, definir que seja enviada todas as segundas-feiras.

Desta forma, uma newsletter poderá gerar vendas já que, de forma indireta esta ajuda o leitor a avançar no funil de vendas de uma empresa.

Dicas para criar uma Boa Newsletter

  1. Ter conteúdo pouco extenso – As pessoas andam sempre muito ocupadas por isso, não adianta apostar em conteúdo muito longo que poderá não ser lido.
  2. Personalização- Uma excelente aposta é colocar o nome da pessoa a quem é enviada a newsletter no início do email. Isso chamará a atenção do leitor, cria identificação com a marca e aumenta a probabilidade de o destinatário clicar nos links enviados.
  3. Uso de imagens e links- Use links e imagens, mas não em demasia já que o mail irá ficar pesado e lento para carregar.

Porque usar o Email Marketing no seu negócio?

O Email Marketing é considerado uma das melhores estratégias de comunicação. Eis as diversas razões:

  • Tem um grande alcance– atinge um elevado número de pessoas pois quase todos os utilizadores da internet usam email.
  • Tem um formato flexível- o email é totalmente personalizável podendo conter texto, imagens, emojis, etc.
  • Possui um elevado retorno financeiro- o investimento não é elevado e possibilita gerar um grande número de receitas.

Agora que já sabe as diferenças entre Newsletter e Email Marketing, está pronto para aplicá-los no seu negócio!

Necessita de ajuda? A Blue Bolt possui profissionais qualificados capazes de o ajudar a impulsionar o seu negócio. Não espere mais, contacte-nos.

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