Os 5 Passos para uma Auditoria de Backlinks de Sucesso

Backlinks

Passos para uma auditoria de backlinks, conhecido como link de entrada ou link de sentido único, pode ser bastante importante para o crescimento e creditação da sua página. O uso correto de backlinks origina um envio de leitores para outras páginas e vice-versa, criando uma ponte digital entre sites.

Backlinks são links que direcionam o leitor a diferentes sites, sendo do mesmo criador ou de criador diferente. A criação de backlinks de qualidade é um fator importante para motores de procura, como o Google, uma vez que é visto como um “selo de confiança” atribuído por outras páginas. É uma estratégia de SEO bastante poderosa para o crescimento da sua página.

Quando uma página é mencionada em diferentes websites, aumenta a probabilidade de ser descoberta pelos motores de pesquisa, recebe maior tráfego de referência e aumenta a classificação na SERP (Search Engine Results Page).

Passos a realizar para uma Auditoria de Backlinks de sucesso:

– Captura de Backlinks do site;

– Analisar e Classificar Backlinks;

– Rejeitar/Remover Backlinks;

– Evitar spam;

– Construir links valiosos e de qualidade.

Captura de Backlinks do site

É importante saber onde a página está a ser referida. Localizar as páginas que estão a enviar tráfego é o ponto de partida. É possível obter uma lista completa de páginas que referem o site através de ferramentas como Google Search Console, SEO Review Tool, Moz Site Explorer e SEMrush.

Analisar e Classificar Backlinks

Após descobrir onde o site é referido, é importante perceber se as referências são positivas ou negativas. A existência de backlinks tóxicos é prejudicial para o crescimento de uma página, portanto é crucial a remoção de backlinks de sites prejudiciais.

Rejeitar/Remover Backlinks

Com a identificação de backlinks prejudiciais para o site, é necessário classificar por toxicidade. Se não apresentarem toxicidade são aceites, se forem tóxicos têm de ser removidos.

O ideal é entrar em contacto com os administradores do site tóxico e pedir a remoção do backlink. Caso não aconteça é necessário utilizar a ferramenta Search Console Google para a sua remoção.

Evitar spam

O texto âncora é o texto visível com um link interligado. Ao clicar, o leitor é direcionado para uma página diferente, a qual pode ser interna ou externa. É um fator de classificação significativo e impossível de manipular. Existem várias ferramentas gratuitas online para pesquisar no texto âncora a existência de links com spam ou irrelevantes.

Construir links valiosos e de qualidade

Uma Auditoria de Backlinks não identifica apenas backlinks tóxicos, ajuda ainda a criar links de alta qualidade.

Por vezes é possível identificar links perdidos ou defeituosos. Caso aconteça, o contacto com o administrador do site é o mais correto a fazer, alertando para o problema. Se for o caso, pedir backlinks de acesso ao site,caso tenham mais relevância.

A Auditoria de Backlinks é uma estratégia de SEO Off Page bastante importante para um SEO de sucesso. Não sobreponha a quantidade à qualidade, o objetivo é assegurar backlinks de qualidade, não inúmeros sem contexto. É uma tarefa árdua, que requer paciência e tempo, mas é bastante importante para o crescimento de um site. É necessário estar atento onde o site é alocado exteriormente, porque pode prejudicar gravemente a sua qualidade e investir horas de trabalho em vão.

Em suma, o SEO é um universo com inúmeros caminhos e variantes a seguir, onde atingir o topo da página de pesquisa é o principal objetivo. Se a sua empresa já tem um website ou página, invista tempo e esforço no SEO para alcançar os melhores resultados possíveis na pesquisa Google. Caso tenha dúvidas, a Blue Bolt tem profissionais especializados em SEO para o ajudar.

Categories: SEO, Website