O que é o Pixel do Facebook e para que serve
O Pixel do Facebook é um código base que adicionamos ao site que pretendemos avaliar e que permite medir a eficácia da publicidade, ao examinar as ações que as pessoas efetuam nesse site. Desta forma, saiba o que é o Pixel do Facebook e como deve utilizá-lo.
É possível obter sucesso com os anúncios do Facebook, ao direcionar as campanhas publicitárias corretamente, se conhecer o seu público, reunir informações, colecionar dados específicos e entender o comportamento deles. Posto isto, este artigo ajudará a perceber o que é o Pixel do Facebook e para que serve, com o objetivo de converter os usuários do Facebook em potenciais clientes.
Um dos maiores benefícios da publicidade em redes sociais é a capacidade de testar, localizar e segmentar os seus anúncios com precisão. O Pixel do Facebook é uma ferramenta de recolha de dados que ajuda a aproveitar ao máximo as campanhas no Facebook e no Instagram, o que faz com que seja uma ferramenta obrigatória para o seu negócio.
O que é o Pixel do Facebook?
O Pixel do Facebook ajuda a compreender melhor o comportamento dos clientes, ou seja, é uma ferramenta analítica que qualquer usuário do Facebook Ads pode utilizar para monitorar conversões e alcançar públicos-alvo. Serve, assim, para calcular a eficácia da campanha feita e a partir dessa campanha, as ações dos visitantes do site. Desde o momento que o coloca no site, ele localiza os visitantes que chegam através dos anúncios do Facebook e como cada visitante se comporta. Chama-se “Gerenciador de Eventos” o meio que permite o Pixel do Facebook visualizar as ações formadas pelos visitantes.
Para que serve o Pixel do Facebook.
O Pixel ajuda-nos a:
- Apresentar os anúncios às pessoas certas: localiza pessoas novas, pessoas que visitaram uma certa página ou pessoas que efetuaram uma ação específica no seu site;
- Gera mais vendas: alcança as pessoas com maior probabilidade de efetuarem uma ação que interessa para o seu negócio, por exemplo uma compra ou uma pesquisa.
- Mede os resultados dos anúncios: avalia o impacto dos anúncios feitos através da medição do que acontece quando as pessoas o veem.
Porque deve usar o Pixel do Facebook.
O Pixel do Facebook é uma forma de melhorar a sua estratégia de publicidade, isto é, segue o caminho feito pelos clientes até à compra para planear o seu marketing em prol de ficar mais assertivo, respondendo às necessidades e interesses dos visitantes. Por exemplo, anunciou no Facebook um secador de cabelo. Ao analisar o seu Pixel do Facebook, percebe que 60 visitantes compraram e que outros 40 clicaram no anúncio, mas sem prosseguirem com a compra. Como avaliou o caminho desses 40 no Pixel do Facebook, agora vai criar um anúncio melhor que atraia as mesmas 40 pessoas e que cheguem até ao fim com a compra.
Esta ferramenta tem várias vantagens para o seu site, visto que lhe permitem fazer um relatório com as principais características do seu público-alvo e como atuam.
Em primeiro lugar, mede as conversões que obteve com os visitantes que chegaram ao seu site depois de clicarem no anúncio no Facebook, como por exemplo, dados de registo, finalização de uma compra ou a geração de um lead.
Em seguida, temos que, otimiza essas conversões para a audiência mais propícia a realizar uma ação pretendida no seu site, levando assim a direcionar os anúncios a pessoas com interesses semelhantes.
Terceiro, cria públicos personalizados com base em ações que realizam, para depois dirigir o anúncio especificamente para elas. A isto chamamos remarketing, pois quem visualizou o site passa a fazer parte, automaticamente, do público e começarão a receber os seus anúncios enquanto navegam na internet.
Por último, as informações dadas pelo Pixel permitem-nos ver os dados demográficos, a localização e a frequência de atividade na internet.
Como funciona o Pixel do Facebook?
No momento em que alguém clica no seu anúncio, esse click irá levá-lo até ao seu site e eventualmente a pessoa irá fazer uma compra de um dos seus produtos. Isso fará com que o Pixel do Facebook relate a ação que acabou de acontecer e, desta forma, poderá alcançar esse cliente específico novamente com a opção do público-alvo.
Obviamente, o Pixel do Facebook não existe apenas para ajudá-lo a segmentar clientes que já concluíram uma compra antes. Também pode ajudá-lo a segmentar consumidores que demonstraram interesse inicial num dos seus produtos ao clicar no anúncio e visualizá-lo. Alguns podem até ter chegado a adicionar o produto ao carrinho, antes de decidir abandoná-lo e cancelar a compra.
Como o Pixel monitoriza todas as ações realizadas no seu site, poderá descobrir facilmente que produtos atrairão o interesse dos seus clientes e potenciais clientes. Ao recolher as informações de todos os visitantes da página interessados do seu anúncio no Facebook, poderá começar a redirecioná-los com eficiência.
Como criar o Pixel do Facebook
De seguida, explicaremos os passos de como criar o Pixel do Facebook para o seu negócio.
Crie o Pixel no “Gerenciador de Anúncios”:
- Clique na secção “Pixel”;
- “criar Pixel”;
- Escreva um nome para o seu Pixel;
- Vamos prosseguir em “instalar Pixel agora”:
Copie o código base do Pixel e coloque-o entre as tags em cada página da Web ou no modelo do seu site para instalá-lo no site todo.
Se quiser acompanhar diferentes tipos de ações em páginas específicas, adicione ‘eventos’ a essa página específica. O código do evento permite rastrear essas ações e aproveitá-las na publicidade.
Lembre-se de que há apenas um Pixel do Facebook por conta, que se chama “Facebook Pixel ID”. É um número de identificação do Pixel que serve para distinguir os usuários. Para identificar o seu, é só observar os números que estão dentro do código após “id=”.
Contudo, pode adicionar vários eventos ao Pixel em diferentes tipos de páginas. Faça uso do Pixel Helper, uma ferramenta que o ajuda a validar o seu Pixel do Facebook. Com esta ferramenta, pode verificar se o seu Pixel funciona corretamente, solucionar problemas comuns e aprender como melhorar o desempenho.
O Pixel do Facebook é uma ferramenta bastante importante para o seu negócio, visto que pode ajudá-lo no aumento das vendas e conquista de melhores resultados, com os anúncios compatíveis e diretos ao público-alvo. Caso necessite de ajuda a instalar o seu Pixel no site e na criação de anúncios, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que poderão ajudar.