O que é o Modelo AIDA?
A metodologia AIDA simplifica os diferentes estágios do comportamento do consumidor. Saber o que é o Modelo AIDA permite entender a jornada do consumidor até à compra.
O modelo AIDA (atenção, interesse, desejo e ação) é usado pelos profissionais de marketing e vendas que se focam especialmente no comportamento do consumidor. Saber o que é o Modelo AIDA e como o mesmo funciona é importante para definir uma boa estratégia de marketing.
O modelo sustenta-se na ideia de que todos os clientes passam por um ciclo, que vai desde o 1º contato com uma empresa até ao momento da decisão. Basicamente, o método AIDA considera informações sobre o que o consumidor pensa, necessita e deseja para propor as etapas necessárias para gerar novos leads e alcançar mais vendas.
O que é o modelo AIDA?
O modelo AIDA é um acrónimo que explica um modelo composto por 4 etapas: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Pode-se definir o modelo como uma metodologia usada em Marketing e Vendas para entender melhor o comportamento dos possíveis clientes.
O modelo AIDA guia-se através do comportamento do consumidor para assim perceber o que ele pensa, necessita e deseja. Através desta perceção, é possível criar abordagens viáveis e necessárias para responder aos desafios de cada uma das etapas do processo de compra.
Etapas do Modelo AIDA
Cada letra do acrónimo AIDA corresponde a uma etapa e é preciso conhecer as suas caraterísticas e desafios para criar uma estratégia de comunicação vencedora e adequada. Assim sendo, iremos em seguida explicar, de forma detalhada, de que maneira estão repartidas as 4 etapas do modelo e que permitem o modelo funcionar eficazmente:
A importância do modelo AIDA
O modelo AIDA está associado ao comportamento do consumidor, facto que permite às empresas estarem de certa forma mais próximas destes e assim conseguirem persuadi-lo de uma melhor maneira. Esta proximidade com o consumidor, com as suas pretensões e desejos, é uma das vantagens que o modelo AIDA traz para uma empresa. Outra vantagem associada a este modelo é o facto de este facilitar o ordenamento do processo de vendas das empresas.
Este modelo, pode ser também um aliado quando é inserido nos meios de conversão do Marketing Digital. Através da sua versatilidade, o método AIDA encaixa-se perfeitamente nas principais estratégias de marketing atuais, tais como a utilização de landing page.
Para além destas vantagens, o modelo AIDA está presente também na esfera do marketing digital, através de ações de remarketing, campanhas de email marketing, e em blogs corporativos. O método AIDA é importante também para o Marketing de Conteúdo, pois permite ainda criar conteúdo relevante gratuito para os potenciais clientes.
O Modelo AIDA é muito usado nas estratégias de marketing, de modo a incrementar as vendas de uma determinada empresa. Esperemos que com este artigo tenha conseguido entender realmente o que é este modelo e como o pode colocar em prática, de modo a obter bons resultados. Caso ainda tenha dúvidas, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de o ajudar.