O que é o Modelo AIDA? 

O modelo AIDA é uma estratégia bastante utilizada por profissionais de marketing. Conheça mais sobre este modelo

A metodologia AIDA simplifica os diferentes estágios do comportamento do consumidor. Saber o que é o Modelo AIDA permite entender a jornada do consumidor até à compra.

O modelo AIDA (atenção, interesse, desejo e ação) é usado pelos profissionais de marketing e vendas que se focam especialmente no comportamento do consumidor. Saber o que é o Modelo AIDA e como o mesmo funciona é importante para definir uma boa estratégia de marketing.

O modelo sustenta-se na ideia de que todos os clientes passam por um ciclo, que vai desde o 1º contato com uma empresa até ao momento da decisão. Basicamente, o método AIDA considera informações sobre o que o consumidor pensa, necessita e deseja para propor as etapas necessárias para gerar novos leads e alcançar mais vendas.

O que é o modelo AIDA?

O modelo AIDA é um acrónimo que explica um modelo composto por 4 etapas: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Pode-se definir o modelo como uma metodologia usada em Marketing e Vendas para entender melhor o comportamento dos possíveis clientes.

O modelo AIDA guia-se através do comportamento do consumidor para assim perceber o que ele pensa, necessita e deseja. Através desta perceção, é possível criar abordagens viáveis e necessárias para responder aos desafios de cada uma das etapas do processo de compra.

Etapas do Modelo AIDA

Cada letra do acrónimo AIDA corresponde a uma etapa e é preciso conhecer as suas caraterísticas e desafios para criar uma estratégia de comunicação vencedora e adequada. Assim sendo, iremos em seguida explicar, de forma detalhada, de que maneira estão repartidas as 4 etapas do modelo e que permitem o modelo funcionar eficazmente:

  • Atenção

    A etapa da atenção corresponde ao momento no qual o consumidor descobre a empresa. É o 1º contato, a 1ª impressão que um potencial cliente tem com os seus serviços ou produtos. O que acontece é que, hoje, os consumidores são bombardeados 24 horas por dia com mensagens publicitárias. Os seus concorrentes irão tentar entrar na mente do cliente e convencê-lo de que são a melhor opção. 

    Deste modo, é fulcral fazer face aos concorrentes, de forma a conseguir conquistar esse cliente, e posteriormente persuadi-lo a efetuar uma compra. É assim essencial criar uma abordagem valiosa para atrair a atenção do consumidor, e esta abordagem denomina-se de “interrupção criativa”. O objetivo do anúncio não deve ser apenas mostrar o produto, mas sim quebrar padrões existentes de comportamento por meio de uma mensagem criativa.

  • Interesse

    Depois de conseguir a atenção do consumidor, o próximo passo é gerar interesse pelo produto ou serviço da sua empresa. Essa fase significa que o consumidor já entrou no seu funil de conversão  e, provavelmente, está interessado em saber mais sobre a marca e as vantagens da sua solução. 

    É assim fulcral manter esse potencial cliente envolvido através das suas ações de marketing, de forma que o conduza de modo sutil em direção à tomada de decisão. É o momento de se concentrar nos pontos fortes e relevantes do produto ou serviço para os problemas que o consumidor enfrenta. Ou seja, mostrar que a dor do cliente e a sua solução podem dar “match”.

  • Desejo

    Só o interesse não é suficiente para que o consumidor chegue à última etapa. Então, é importante também criar o desejo. A sua persona já sabe que existe um problema e uma solução e começa a entender que a resposta pode estar na sua marca. Como ta, é o momento de mostrar todas as suas qualidades. Nesta etapa é importante não perder a conexão com o público que avança no funil, e entregar mais valor e fortalecer o relacionamento com a marca.

  • Ação

    Agora que se despertou o desejo, é crucial manter a urgência que o consumidor tem para dar o próximo passo. O seu papel agora é facilitar o caminho do consumidor até a ação. A ação pode ser, por exemplo, visitar o seu website, ver um vídeo, comprar o seu produto. Deixe o mais claro possível como a pessoa pode tomar essa ação, ou pode correr o risco de perdê-la.

A importância do modelo AIDA

O modelo AIDA está associado ao comportamento do consumidor, facto que permite às empresas estarem de certa forma mais próximas destes e assim conseguirem persuadi-lo de uma melhor maneira. Esta proximidade com o consumidor, com as suas pretensões e desejos, é uma das vantagens que o modelo AIDA traz para uma empresa. Outra vantagem associada a este modelo é o facto de este facilitar o ordenamento do processo de vendas das empresas.

Este modelo, pode ser também um aliado quando é inserido nos meios de conversão do Marketing Digital. Através da sua versatilidade, o método AIDA encaixa-se perfeitamente nas principais estratégias de marketing atuais, tais como a utilização de landing page.

Para além destas vantagens, o modelo AIDA está presente também na esfera do marketing digital, através de ações de remarketing, campanhas de email marketing, e em blogs corporativos. O método AIDA é importante também para o Marketing de Conteúdo, pois permite ainda criar conteúdo relevante  gratuito para os potenciais clientes.

O Modelo AIDA é muito usado nas estratégias de marketing, de modo a incrementar as vendas de uma determinada empresa. Esperemos que com este artigo tenha conseguido entender realmente o que é este modelo e como o pode colocar em prática, de modo a obter bons resultados. Caso ainda tenha dúvidas, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de o ajudar.