Gestão de Comunidade

Gerir uma comunidade é uma tarefa que, se bem aplicada, pode gerar uma comunidade de sucesso. Explicamos o que é, como e porque a gestão da comunidade deve ser constantemente ativa.

É cada vez mais usual assistirmos a uma promoção coletiva de um produto ou serviço através de um determinado grupo. A ideia criada neste grupo pretende traduzir a ideia de uma “necessidade” de adoção em massa bem como impactar beneficamente a imagem do produto/serviço.

Atualmente, a gestão de comunidade é uma das tarefas mais importantes para quem cria conteúdos digitais. Saber o que fazer e que medidas tomar de forma a gerir corretamente um determinado público com interesses comuns torna-se essencial para garantir o bom funcionamento desta comunidade. Mas o que é uma Gestão de Comunidade?

O que é uma “Comunidade”?

Comunidade é o termo usado quando nos direcionamos a um determinado grupo que, em teoria, partilha algo em comum. O evoluir da história da humanidade encarregou-se de moldar aos poucos a definição desta palavra. Anteriormente, uma “comunidade” era geralmente utilizada para descrever um determinado grupo de pessoas que moravam numa determinada área, apresentavam similaridades ou que simplesmente exibiam aspetos comuns (a nível de costumes e hábitos).

Atualmente, o termo “Comunidade” – nos termos digitais – apesar de manter a sua definição como uma partilha comum de indivíduos, tem ganho cada vez mais uma interpretação mais ampla. Isto é, cada vez menos a partilha de questões comuns é restrita, mas sim abrangente. Uma comunidade já não implica uma longa “partilha” universal de aspetos, mas pode sim ser relativa a uma mera semelhança ou gosto.

Com isto, percebemos que o sentido da existência de uma comunidade é importante ao nível dos conteúdos digitais, mas, acima de tudo, saber como geri-la e “alimentá-la”.

Qual é a importância da sua presença – enquanto gestor – numa comunidade?

Como vimos, uma comunidade é muita das vezes um espaço definido por um grupo de pessoas que sustêm e que estimulam um produto, serviço ou empresa. Desta forma, torna-se necessário entender a importância do papel de gestor de comunidade. Com uma amplitude maior das comunidades recentes, é cada vez mais um desafio perceber quais os processos acertados para gerir estes grupos.

É certo que, se anteriormente falávamos simplesmente de um grupo que partilhava aspetos comuns, hoje, falar de comunidade é pensar não só numa, mas em variadas associações em comunidades. A Internet permitiu esta coexistência massiva de grupos dados os inúmeros interesses que simplesmente um indivíduo pode possuir. O desafio surge então neste momento: qual a importância de estar ativamente presente na minha comunidade e porque o devo fazer? A resposta é simples: porque só uma presença ativa garantirá a manutenção da comunidade.

Como garantir uma atividade constante da comunidade?

As comunidades variam naturalmente entre si. Desta forma, comunidades maiores terão tendencialmente um conteúdo e discussão maiores que uma comunidade menor. Isto obriga a que, pelo menos, em comunidades menores, exista uma conexão com as pessoas que compram, gostam ou simplesmente discutem o seu produto ou serviço. Esta conexão surgirá através da criação de interações com a comunidade. As comunidades têm que servir como analogia à alimentação de um ser humano – se não for (devidamente) alimentado, lentamente acabará por morrer (entenda-se perder a comunidade).

A criação de um espaço para discussão de produtos e serviços é importante na medida em que gerará interações. Estas interações farão com que, pelo menos, uma parte da comunidade retenha a empresa ou mais precisamente o serviço/produto em mente. A constante necessidade de presença é fundamental numa comunidade. Uma comunidade com atividade estará muito mais perto de criar o engajamento pretendido de um produto ou serviço.

Esta atividade funciona de forma hierárquica e tem um efeito de “bola de neve”. O produto ou serviço tem que gerar uma atividade, posteriormente essa atividade será comentada e alimentada pela comunidade que atuará com uma função de “passa-palavra” de modo a atingir um maior público. Como é sabido, na área do Marketing, o melhor vendedor é o nosso cliente, assim, será necessário existir conteúdo para que este seja difundido.

Como expandir uma comunidade?

Naturalmente que a principal intenção de uma comunidade é a constante interação da mesma de modo a gerar notoriedade positiva quer da empresa como do produto ou serviço. A grande questão neste tema é: como expandir a comunidade? A expansão de uma comunidade pode ser testada e explorada através de, por exemplo, dois espaços conhecidos: Redes Sociais e Email.

As Redes Sociais são um dos principais meios de comunicação nos dias de hoje. É lá que as pessoas criam laços e trocam experiências e impressões. Permitem que haja uma interação constante e praticamente ao segundo. É possível experienciar um produto ou serviço e no segundo a seguir traduzi-lo digitalmente, seja por via audiovisual, visual ou simplesmente textual. Isto irá permitir interações constantes dentro de uma comunidade. Essas interações devem surgir com uma resposta à produção de conteúdos relevantes. Atualmente, plataformas como o Facebook ou Instagram permitem o uso de funcionalidades de extrema importância ao gestor das comunidades como a mensuração de interações e engajamento. É possível acompanhar métricas tão simples, mas relevantes como o crescimento de uma comunidade, quem são os membros ativos e os mais ativos e qual a quantidade e tipo de comentários.

O Email é também uma ferramenta importante na medida em que irá igualmente “alimentar” a base da comunidade bem como auxiliar em caso de necessidade de apoio. Serve essencialmente como meio para entregar conteúdos relevantes bem como informações pertinentes. Para isto, assim como as Redes Sociais, terá que existir uma definição concreta no que toca à calendarização não só da entrega como da produção de conteúdos neste meio.

Assim, importa realçar que a expansão de uma comunidade só será possível se bem aplicadas as questões mencionadas no tópico anterior. Um planeamento correto é extremamente importante de modo a poder garantir a evolução crescente de uma comunidade.

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