Marketing B2B

O marketing B2B utiliza estratégias direcionadas para vender para outras empresas. O grande desafio está na construção de valor e no ganho da confiança da audiência. Saiba neste artigo 10 estratégias de marketing B2B que realmente funcionam

 O Marketing B2B é essencial para as empresas que vendem para outras empresas conseguirem gerar mais leads e consequentemente, obterem mais clientes. Num mercado cada vez mais competitivo, boas estratégias de marketing são essenciais para que a divulgação do seu negócio ocorra de forma eficiente. Leia este artigo e saiba mais sobre o marketing B2B e as 10 estratégias que realmente funcionam.

Este tipo de marketing requer estratégias mais elaboradas para que se alcancem os resultados pretendidos já que, este tipo de negócio vende produtos e serviços com um valor elevado e são tomadas decisões com base no potencial de lucro. Assim, para conseguir ter sucesso é necessário definir metas claras e reais.

O que é o Marketing B2B?

É o processo de aplicar uma estratégia de marketing para vender para uma outra empresa. O B2B (business-to-business), ou seja, negócio para negócio, é quando uma empresa compra um serviço ou produto para revender, usar como componente para o seu negócio para fabricar os seus produtos ou para incluir nos processos do seu negócio de forma a otimizá-los.

 Importância do Marketing B2B

Um plano estratégico de marketing é essencial para qualquer negócio. Assim, quando falamos em empresas que vendem para empresas, não é diferente. O grande desafio do B2B é tornar utilizadores em leads e a partir daí conduzi-los no funil de vendas até se tornarem clientes. Assim, quanto maior for a eficácia do marketing B2B em criar relacionamento com clientes, maiores são as chances de se fecharem vendas.

O processo de compra de um negócio B2B é complexo e demora tempo até porque, com a internet, os clientes estão muito mais informados e exigentes. Assim, a tomada de decisão de compra é cuidadosa já que impacta no orçamento do negócio.

Em relação ao conteúdo, neste tipo de marketing, este deve ser detalhado, relevante, extenso e informativo de forma a explicar que o que está a ser vendido funciona e trará benefícios para a empresa. Desta forma, atrairá o público correto. 

10 Estratégias De Marketing B2B

  • Apresentações – As apresentações são essenciais para mostrar a solução que a sua empresa oferece aos seus clientes. Estas também facilitam a explicação do produto ou serviço.
  • Blog – Ter um blog é fundamental para criar conteúdos de valor que atraiam os utilizadores. É uma excelente forma de fazer com que a empresa seja conhecida já que no blog, devem ser usadas técnicas de SEO que permitam que o seu negócio tenha um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google.
  • Canal de Youtube –Diariamente, os utilizadores assistem a milhares de vídeos. Assim, esta plataforma tem potencial para divulgar conteúdo da sua empresa. Podem ser gravados vídeos sobre os seus produtos, como funcionam e como devem ser utilizados.

  • E mail Marketing – O e-mail marketing cria um relacionamento com o cliente a partir de conteúdos informativos como as newsletters. A dica é personalizar os emails para cada grupo de clientes e automatizar o envio dos emails dependendo do patamar onde cada cliente se encontra no funil de vendas.
  • Infográficos – São conteúdos visuais a partir de layouts interessantes e atrativos. Pode-se incluir números e estatísticas organizados em gráficos com design interativo. O uso de dados relevantes gera credibilidade ao seu negócio.
  • Redes Sociais – A sua empresa necessita de estar presente nas redes sociais para ganhar credibilidade e criar relacionamento com os potenciais clientes. Graças a estas plataformas é possível partilhar conteúdo, responder a mensagens, etc.
  • Webinars – São seminários online onde pode educar o seu público. Fazem com que as pessoas interessadas passem de leads a clientes.

  • Eventos  – São uma boa forma de promover a sua empresa. Uma estratégia possível é convidar palestrantes que sejam referência no mercado e criar uma programação com temas da área. Esta é uma forma de deixar o público curioso em relação ao seu produto.
  • Estudos De Caso – É uma ferramenta que permite investigar de que forma a aplicação da sua solução numa empresa impacta os resultados dela. É um recurso que comprova a outros possíveis clientes os benefícios do seu produto ou serviço.

  • Inbound Marketing – Consiste em criar estratégias de atração de público por meio de conteúdo relevante. Pode ser por meio de um blog ou das redes sociais.

Siga estas estratégias no seu negócio B2B e verá que vai conseguir alcançar melhores resultados.

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