Macro e micro conteúdo: como o distribuir pelas plataformas?

Saiba como distribuir um Macro conteúdo em micro conteúdo pelas plataformas

Na hora de produzir conteúdo online, saber qual e como distribuir o macro e micro conteúdo pelas plataformas é importante. Isto porque, existem diversos tipos de plataformas com formatos diferentes para difundir o conteúdo. Deste modo, saber gerir e distribuir esse conteúdo é fulcral para que a estratégia funcione.

Existem 2 tipos de conteúdo, o macro e o micro conteúdo. O conteúdo macro é o conteúdo mais longo e o conteúdo micro é uma repartição do macro conteúdo adaptado para os diferentes formatos das plataformas. Como tal, o conteúdo macro demora mais tempo a ser trabalhado e produzido, devido a necessitar de uma pesquisa de dados mais demorada. Por norma, este tipo de conteúdo pode ser vídeos com uma duração superior a 30 minutos ou artigos para blog.

O conteúdo micro é criado a partir do conteúdo macro. Este tipo de conteúdo leva menos tempo para ser editado e elaborado. Normalmente este tipo de conteúdo são fragmentos dos vídeos do conteúdo macro ou partes mais importantes de artigos publicados. Fazer a distribuição destes conteúdos adequadamente às plataformas e os seus formatos é essencial para a estratégia de marketing digital da empresa.  

Qual a relação entre o conteúdo macro e o micro?

No marketing digital existe o macro conteúdo, o qual é o conteúdo mais longo e que demora mais a ser trabalhado, e o conteúdo micro, o qual é o mais curto, logo demora menos tempo a ser produzido. É através deste conteúdo macro, que o público consegue encontrar respostas, porque neste tipo de conteúdo as informações são mais extensas e detalhadas. Devido a esse facto, este conteúdo permite assim criar uma relação mais profunda com a audiência, podendo também ser considerado um ponto de partida. Pois, a partir deste consegue-se criar imagens ou vídeos mais curtos.

O objetivo de dividir o conteúdo macro em micro tem a ver com o facto de aproveitar da melhor maneira o conteúdo criado. O conteúdo micro pode simplesmente servir de divulgação do conteúdo macro, fazendo despertar interesse aos utilizadores, para que estes sejam tentados a ir ver o conteúdo macro. Também com a divisão do macro conteúdo consegue-se ter uma explicação do conteúdo de outra maneira, ou seja, de forma mais sucinta e rápida, e através de outros formatos.

É o conteúdo macro que fornece a segurança e tranquilidade para se criar os conteúdos micros. Só assim é possível fazer a divisão em pequenos conteúdos para difundir por mais plataformas para chegar ao público-alvo. Portanto, quanto melhor desenvolvido, explicado e extenso estiver o conteúdo macro, mais oportunidades haverá de que esse conteúdo seja uma base essencial para a criação de diversos conteúdos micro diversificados e com qualidade.

Como distribuir os conteúdos macro e micro pelas plataformas online?

Os 2 tipos de conteúdos, macro e micro, são ideais para aumentar a audiência. No lançamento de um artigo ou de um vídeo, o objetivo é que estes sejam vistos pelo maior número de pessoas, tendo assim o máximo de audiência possível. Este é o desejo dos criadores de conteúdos, mas tal só acontecerá se os artigos e vídeos forem bem distribuídos pelas plataformas.

A partir dos conteúdos macros, mais especificamente dos artigos macro, podem ser distribuídos nas redes sociais através de mini-vídeos, através de imagens para feed ou stories com mensagens curtas e claras.

Os conteúdos micro, no que toca a vídeos, devem ser curtos e diretos. Estes devem ser informativos e bastante explícitos, de forma a que a mensagem esteja a ser compreendida. Fazendo assim com que o utilizador continue a acompanhar os mesmos. As imagens devem também conter pouca informação para serem rapidamente percebidas.

Estes conteúdos micros podem ter diversos formatos. Uma vez que, a partir de um conteúdo macro, consegue-se dividir esse mesmo conteúdo e assim criar stories, imagens para o feed ou vídeos. Desta forma, cria-se conteúdo relevante e com mais frequência, para que a audiência esteja a ver conteúdos de forma mais sistemática, e não apenas de forma pontual. Esta frequência fará com que o público se interesse e comece a ser um seguidor assíduo da empresa.

O segredo desta técnica de marketing digital está em planear e calendarizar a produção do macro conteúdo, para que depois se proceda à produção de conteúdos micro, os quais podem ser distribuídos pelos diversos formatos das plataformas. Acerca desses conteúdos, é importante afirmar que existem públicos diferentes em cada rede social. Por esta razão, é necessário haver uma direção correta do conteúdo micro, de modo a não publicar a mesma mensagem, deve-se adaptar o conteúdo consoante o público e a plataforma a publicar.  

Mas não só a divisão e distribuição do conteúdo é essencial para este ter uma boa audiência. Usar um tipo de linguagem mais simples é essencial. De forma a que todas as pessoas que lerem e verem os vídeos ou artigos consigam entender rapidamente a mensagem que se pretende transmitir.

Não existe uma plataforma perfeita, não existe a melhor plataforma de todas. Existem sim objetivos a alcançar, os quais irão definir qual a melhor plataforma digital a utilizar para conseguir atingir esses mesmos objetivos.

Em suma, a distribuição destes tipos de conteúdo do marketing nas plataformas digitais são essenciais para realizar uma boa estratégia e cativar de forma assertiva o público pretendido. Assim, caso necessite de ajuda ou de alguma informação sobre como proceder à correta distribuição destes tipos de conteúdo, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar.