O Instagram Threads é a prova de que a Meta (empresa proprietária do Instagram) está a querer aproveitar novas oportunidades de mercado devido à perda de utilizadores por parte do Twitter. A aplicação foi projetada com o intuito de facilitar a partilha de conteúdos instantâneos.
Será o Threads mais uma rede social passageira ou veio para ficar e vai ser mesmo um concorrente direto ao Twitter? O Threads é visto como uma extensão do Instagram e atualmente conta com mais de 100 milhões de utilizadores.
O lançamento desta nova plataforma foi feito numa altura em que o Twitter está a passar por um momento menos bom e nós sabemos que as medidas que foram tomadas por Elon Musk não deixaram os utilizadores satisfeitos, o que poderá ser uma das razões para o sucesso do Threads.
O Instagram Threads foi lançado no dia 5 de julho de 2023 e em apenas 24 horas conseguiu atingir a marca dos 10 milhões de utilizadores e em 1 semana atingiu a marca dos 100 milhões de utilizadores. Para termos noção da importância destes números podemos comparar com a primeira semana do lançamento da ferramenta de inteligência-artificial, o ChatGPT que atingiu a marca de 1 milhão de utilizadores.
Primeiras Impressões
Interface
A aplicação tem uma interface muito similar ao Twitter, que consiste em publicar textos, vídeos e imagens em tempo real com a possibilidade de responder, partilhar e gostar do conteúdo
Registo e exclusão de conta
O processo de registo da plataforma Threads é bastante fácil se já tiver uma conta na plataforma Instagram, isto porque o registo pode ser feito através da app do Instagram e os seus dados são integrados na plataforma Threads com base na informação do seu perfil do Instagram.
Mas atenção, a política de privacidade suplementar do Threads informa que se quiser excluir a sua conta no Instagram Threads, a sua conta de Instagram também será eliminada. Mas não é assim tão mau, apesar deste contra, existe a possibilidade de desativar a sua conta no Threads, apesar de continuar conectada com a conta de Instagram, ela deixa de estar ativa.
Feed
Ao contrário do Twitter, não é possível ver apenas o conteúdo das pessoas que segue e também será impactado por conteúdo de pessoas que não fazem parte da lista de perfis que segue. Ao utilizar a aplicação pela primeira vez vai perceber que muito do conteúdo disponibilizado já está presente no Instagram, além disso também vai perceber que o seu feed vai estar cheio de posts populares de outros utilizadores, o que na nossa opinião não é bom. No entanto, um dos funcionários mais bem reputados da empresa Instagram, respondeu ao “Thread” de um utilizador dizendo que adicionar um feed algoritmo está na lista de coisas a fazer no futuro.
Anúncios
Por enquanto ainda não existem. A interface do Threads está cheia de espaços brancos e é visualmente leve. Se está à procura de uma rede social sem anúncios esta poderá ser uma boa oportunidade para usufruir do Instagram Threads sem ser incomodado constantemente com anúncios, o que poderá ser bom para o concorrente do Twitter nos primeiros dias. No entanto, a Meta já informou que está a trabalhar em formatos de anúncios e ferramentas de anúncios que permitem que profissionais e empresas consigam realizar campanhas de marketing digital na plataforma.
Semelhanças e diferenças
Caraterísticas | Threads | |
---|---|---|
Público-alvo | Geral | Jovens |
Limite de caracteres | 280 | 500 |
Serviço de verificação | Sim | Sim |
Hashtags | Sim | Não |
Mensagens Diretas | Sim | Não |
Acesso pelo PC | Sim | Não |
Pesquisa | Contas, Tweets, Filtros | Só pode pesquisar contas |
Disponibilidade | Mundial | Limitado |
Limite de Posts | Sim | Não |
Stories | Não | Sim |
Secção de Tendências | Sim | Não |
Como pode observar na tabela acima, ainda são muitas as diferenças que as duas plataformas têm, no entanto isto não impede que a Threads seja concorrente do Twitter, pois o formato de comunicação é muito semelhante ao formato do Twitter e a prova disso é adesão dos internautas a esta nova abordagem e a esta nova aplicação que está disponível no mercado.
Como é que as marcas podem aproveitar o lançamento desta nova plataforma?
Benefícios
Apesar de não existir a possibilidade de realizar anúncios nesta plataforma para conseguir alcançar mais utilizadores, não se esqueça da importância que as redes sociais têm para conseguir divulgar a sua empresa e os seus produtos/serviços.Ao registar a sua marca nesta nova plataforma, existe a possibilidade da sua empresa utilizar esta aplicação para reforçar a notoriedade de marca ao estar presente numa nova plataforma onde os seus concorrentes não estão.
Além disso, também pode aproveitar a plataforma para interagir com os seus clientes ao esclarecer dúvidas e recolher feedback dos mesmos. Estas ações permitem que consiga melhorar a relação com o seu público-alvo e permite que os utilizadores se lembrem da sua marca em diferentes ocasiões.
Taxa de Engagement
Segundo a experiência realizada por Neil Patel, a plataforma Threads demonstra ter uma taxa de engagement superior à do Twitter. Esta experiência foi feita em micro utilizadores e macro utilizadores de forma a conseguir comparar a % da taxa de engagement em diferentes cenários. Dito isto, a experiência demonstrou que a taxa de engagement é mais alta que a taxa de engagement do Twitter para micro e macro utilizadores
Não há anúncios, mas….
Não existe a possibilidade das marcas ou profissionais fazem anúncios mas existe uma solução para isso… Lembra-se quando dissemos que grande parte das publicações que apareciam no feed dos utilizadores eram posts populares? A sua empresa tem a possibilidade de realizar campanhas publicitárias nesta plataforma através do uso de influencers, isto é uma forma de contornar a falta de formatos de anúncios no Threads.
Ainda é muito cedo para dizermos se o Instagram Threads vai ser um sucesso ou não mas o que é certo é que tem potencial para ser um concorrente do Twitter. O Threads oferece uma experiência personalizada e mais envolvente do que o Twitter e tem potencial para se tornar numa grande plataforma digital.