Numa era em que o consumidor é cada vez mais consciente e seletivo, a hiperpersonalização vem revolucionar a experiência no email marketing. Descubra como criar uma relação próxima, duradoura e de valor com os seus clientes através do email marketing.
Todos os dias, recebemos vários emails que nunca chegamos a abrir, que sentimos que foram enviados para toda a gente e que, muitas das vezes, acabam eliminados. Mas como nos sentimos quando recebemos um email a dar-nos os parabéns, por exemplo? Pensamos: Uau, lembraram-se de mim! E sentimo-nos especiais, sentimos que a marca enviou um email só para nós, sentimo-nos únicos e não parte de um grupo de clientes. Este deve ser o objetivo de uma empresa quando comunica com o cliente: fazê-lo sentir-se único, que aquele email foi enviado exclusivamente para ele e é aí que entra a hiperpersonalização.
De acordo com dados revelados pela Forbes, 49% dos clientes compraram produtos que não tencionavam inicialmente comprar, por terem recebido uma recomendação personalizada da marca. Isto revela a importância de desenvolver uma relação próxima com o cliente, de criar conteúdo “exclusivo” para ele e da hiperpersonalização no email marketing.
O que é e qual a importância da hiperpersonalização no Email Marketing?
A hiperpersonalização no email marketing permite, através dos dados analisados, nutrir a relação com o cliente, acompanhá-lo no processo do funil de conversão e comunicar com ele nos momentos mais oportunos, entregando-lhe conteúdo e produtos que respondem às suas necessidades e solucionam os seus problemas, quando estes surgem. Para além disso, é importante pois:
– Evita que os emails vão para o spam ou sejam eliminados sem serem lidos;
– Aumenta a curiosidade e a probabilidade de que os emails sejam abertos;
– Estabelece uma ligação direta e duradoura com o cliente, fazendo-o sentir que aquele email foi pensado e enviado exclusivamente para ele;
– Permite contactar o cliente no momento certo, de forma a responder às suas necessidades e, evitando um contacto desnecessário e insistente que pode levá-lo à frustração e a afastar-se da marca;
– Permite melhorar a marca através de feedback;
– Aumenta o número de vendas e de clientes.
Mas como podemos implementar esta estratégia? De seguida, apresentamos alguns passos a ter em conta no momento de aplicar a hiperpersonalização no email marketing:
– Defina um plano estratégico que vá de encontro aos objetivos da empresa e segmente o grupo em que se quer focar;
– Recolha e analise os dados necessários (informações demográficas, percurso de navegação no website, abandono do carrinho, histórico de compras, etc.);
– Respeite a privacidade. Deve manter-se um equilíbrio entre estabelecer uma relação próxima, mas sem invadir a privacidade e, para isso, deve recolher-se apenas os dados indispensáveis;
– Utilize ferramentas que permitam automatizar e agilizar o processo (de acordo com o seu orçamento);
– Crie emails concisos, úteis, personalizados e oportunos e não se esqueça: qualidade é superior a quantidade.
– Escolha o momento certo e prefira emails personalizados a frequentes, mas abrangentes.
– Convide o cliente a dar um feedback e envolva-o no processo de decisão da empresa. Assim, não só irá valorizar a sua opinião como pode melhorar a qualidade do website, dos produtos e até, desenvolver novos.
– Analise os resultados, se estão a caminhar na direção dos objetivos definidos no plano, o que funciona e o que pode ser melhorado.
A hiperpersonalização é, sem dúvida, uma revolução da experiência no email marketing que, quando aliado a uma forte estratégia de marketing, permite estabelecer uma ligação com o cliente ou, possível cliente, nas várias fases do processo de compra e, apresentar-lhe a solução para os seus problemas no momento mais oportuno. É também através dela que podemos estabelecer uma ligação próxima entre a marca e o cliente que irá perdurar no tempo e acrescentar valor ao seu dia-a-dia.