Google Keyword Planner: como escolher as melhores palavras-chave

O Google Keyword Planner é uma ferramenta que está incluída no Google Ads, com o objetivo de ajudar a encontrar as palavras-chave mais adequadas para o conteúdo da sua empresa.

A escolha das melhores palavras-chaves para o seu conteúdo é essencial para atrair uma maior audiência. O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita que permite pesquisar palavras-chave e construir campanhas de pesquisa pagas.

Nos dias de hoje, é essencial apostar em estratégias diferenciadas, como o uso de palavras-chave, de maneira que o texto seja encontrado por quem pesquisa o conteúdo em questão. Também conhecidas como keywords, as palavras-chave são compostas por uma ou mais palavras. Para tal, o Google criou a ferramenta que o ajuda a escolher as melhores palavras para o seu negócio, o Google Keyword Planner.

As palavras chave são usadas como o principal instrumento de pesquisa para os motores de pesquisa e, caso sejam aplicadas corretamente, o texto é encontrado com maior facilidade. Assim, as keywords são o resumo da ideia principal do texto.

O que são palavras-chave?

As palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa, uma vez que são a maneira como o utilizador pesquisa a sua dúvida nos motores de busca. Com o objetivo de solucionar o problema que está a enfrentar.

Do ponto de vista de um profissional de marketing, estas são usadas para dar a conhecer o seu negócio. Ao definir as palavras-chave, de acordo com o seu produto ou serviço, está a exibir o seu conteúdo a todos os utilizadores que pesquisaram pelas mesmas palavras-chave. Deste modo, o utilizador irá encontrar a nossa empresa no motor de pesquisa para o seu problema.

O que é o Google Keyword Planner?

O Google Keyword Planner é uma ferramenta que está incluída no Google Ads, com o objetivo de ajudar a encontrar as palavras-chave mais adequadas para o conteúdo da sua empresa. Na criação de uma estratégia de conteúdo online, a escolha certa das palavras-chave é um ponto crucial, pois ligam a pesquisa do utilizador à oferta do conteúdo criado.

Um bom conteúdo é essencial para uma boa estratégia de Search Engine Optimization (SEO). A utilização de keywords aumenta as oportunidades de o Google exibir o conteúdo da sua empresa como um dos resultados principais da pesquisa, ou seja, quanto mais relevantes as palavras-chave forem para quem pesquisa, mais vezes o conteúdo será exibido.

Usar o planeador de keywords tem várias vantagens, como:

  • Oferece sugestões de palavras-chave, de acordo com o conteúdo;
  • Conhece o número de pesquisas mensais das palavras-chave; 
  • Importa a lista de palavras-chaves; 
  • Faz pesquisas por localização geográfica;
  • Mostra a concorrência da palavra-chave;
  • Concentrar os esforços na qualidade das palavras e não na quantidade.
Como encontrar as melhores palavras-chave?

A pesquisa correta das palavras-chave é a base de SEO de qualquer blog ou website. Se não soubermos quais as palavras que os utilizadores pesquisam para chegar até ao conteúdo, torna-se difícil desenvolver uma estratégia com o objetivo de aumentar e otimizar o tráfego da empresa.

  • É importante criar uma persona, com o objetivo de conhecer as suas intenções. É crucial compreender os gostos, os medos e as necessidades dos seus potenciais clientes, para serem encontradas as palavras-chave ideais para atrair a audiência. 

  • O volume médio de pesquisas mensais é um indicador presente na plataforma, que permite definir quais as palavras-chaves mais qualificadas. Quanto mais pesquisas tiver uma palavra, mais concorrentes existirão e, em consequência, o conteúdo será menos específico. Torna-se difícil uma boa posição no ranking, e naturalmente, de obter visitantes qualificados, quando os utilizadores fazem várias pesquisas no Google.

  • Saber as palavras-chaves que os concorrentes usam, ajuda a monitorizar o trabalho da concorrência.

  • É importante procurar palavras-chave de apoio, além da palavra-chave principal, ou seja, palavras-chave relacionadas com o tema que está a ser abordado.

A pesquisa de palavras-chave é uma das atividades mais importantes, pois não oferece apenas a oportunidade de conhecer as palavras que melhor funcionam na estratégia de SEO da sua empresa, mas também é possível obter informações gerais sobre os utilizadores. Ao usar as palavras-chave corretas, permite ao Google relacionar o conteúdo com palavras-chave do mesmo âmbito, devido à inteligência semântica.

O uso excessivo de palavras-chave além de poder confundir o leitor, não é aprovado pelo Google, logo o seu website acabará por sofrer algumas consequências como, por exemplo, a queda das visualizações da página. Assim, é importante focar-se na qualidade e não na quantidade de keywords, uma vez que é inútil atrair vários visitantes por dia para o website, se poucos se interessam pelo conteúdo.

Como usar o Google Keyword Planner?

Como já referido anteriormente, o Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita e intuitiva, incluída no Google Ads. Assim, antes de mais, é necessário ter uma conta nesta plataforma para poder usufruir da ferramenta.

Para ter acesso ao planeador de palavras-chave, terá de ter acesso à página inicial do Google Ads e no menu superior “Ferramentas e Definições” terá um submenu denominado de “Planeamento”. Ao clicar em “Planeador de palavras-chave” é encaminhado para a página, onde pode planear a campanha. Esta apresenta dois pontos de partida:

  • Descobrir novas palavras-chave: se o objetivo for identificar novas palavras-chave, ideias sobre o tema de pesquisa ou ter noção dos termos que o público-alvo usa.
  • Obtenha o volume de pesquisa e previsões: se já tiver uma lista de palavras-chave e quiser explorar e descobrir as métricas. Aqui tem acesso ao panorama sobre o volume de cliques e impressões que pode prever nos 30 dias seguintes, quando usar as palavras-chave.

O Google Keyword Planner é considerado uma das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave disponíveis. A grande vantagem é que os dados vêm diretamente do Google, o que facilita a identificar novas oportunidades de palavras-chave para campanhas de SEO e PPC (Pay per Click) e a prever o impacto. Também ajuda a orientar lançamentos de produtos e serviços e a encontrar informações sobre termos que impulsionam o tráfego dos concorrentes.