Glossário de Marketing Digital: os termos que precisa de conhecer

Glossário de Marketing Digital

O Marketing Digital possui vários conceitos. Conheça os principais termos e definições no Glossário de Marketing Digital que elaborámos.

O Marketing Digital tornou-se fundamental para qualquer negócio e por isso, é essencial nos dias de hoje uma empresa ter uma presença digital. O Marketing possui diversas técnicas, ferramentas e métodos para que se criem campanhas bem-sucedidas. Assim, é inevitável conhecer-se os termos próprios usados nesta área. Veja neste artigo o Glossário de Marketing Digital que preparámos com os principais termos que deve saber.

Neste novo mundo digital, é fundamental estar-se atualizado com novos termos que vão surgindo. O Marketing não é exceção. Esta área está em constante mutação. Termos e conceitos surgem com o passar do tempo e necessitam de ser explicados. Se procura uma forte presença digital deve estar a par de todas as novidades. Pensando nisso, reunimos uma lista dos conceitos de Marketing Digital mais importantes para que comece a falar a linguagem do Marketing!

Glossário de Marketing Digital

Selecionámos os principais termos e seus significados de forma breve e simples para que fique a conhecer o Universo do Marketing Digital.

Adwords

É a ferramenta de publicidade do Google. Crie campanhas e anúncios para serem apresentados nas redes de Google de pesquisa.

Analytics

Informação que resulta da análise de dados estatísticos de um website. O termo também se refere à ferramenta Google Analytics, plataforma de análise de estatística de um website.

Bounce Rate

Refere-se à taxa de rejeição de um site, ou seja, a percentagem de visitantes que entram no site e não interagem com o conteúdo da página.

Click Through Rate

Conhecido como CTR, é a relação entre o número de vezes que o anúncio foi exibido e o número de vezes que este foi clicado. Um CTR elevado traduz-se numa campanha com bons resultados.

Call-To-Action

Conhecido como CTA, é a chamada de atenção feita num artigo ou anúncio. Deve incentivar de forma direta o leitor a fazer determinada ação. Exemplos: clicar num link, deixar um e-mail, inscrever-se num evento, etc.

CPC

É o custo que cada anunciante paga por cada clique feito num anúncio seu. Utilizado por ferramentas de publicidade como Google Ads ou Facebook Ads. Este indicador permite perceber quanto dinheiro é necessário gastar para impactar um determinado número de pessoas.

CPA

É o custo por aquisição de cada cliente, ou seja, o valor que cada anunciante paga por cada conversão gerada por um anúncio. Permite perceber qual o investimento necessário para se fazer uma campanha que atraia um número específico de clientes.

CPL

É o custo pago por conversões em ações de angariação de leads, como por exemplo, envio de formulários, etc.

Conversão

É  a realização de uma ação pretendida. Pode ser a realização de uma compra, o registo de um utilizador, etc.

Copywriting

Ação através da qual um criativo desenvolve conteúdos escritos referente a produtos, serviços ou outros de modo a cativar audiências e gerar vendas.

Funil de Vendas

Pense numa pirâmide invertida. Nela encontram-se diversas etapas em que os clientes se encontram no processo de venda. É dividido em Topo do Funil, Meio do Funil e Fundo do Funil. Para cada um deve ser desenvolvido uma estratégia diferente. No topo são usados conteúdos introdutórios com objetivo de tornar o visitante em lead. No meio, fazem-se conteúdos mais aprofundados e no fundo do funil o objetivo é levar o cliente a comprar.

KPI

São indicadores chave de performance. Necessários para acompanhar o desenvolvimento das ações realizadas para alcançar um objetivo. Compreendemos com eles se a campanha foi ou não bem-sucedida.

Landing Page

Página que é a porta de entrada para os visitantes do website. Este tipo de página permite filtrar o público-alvo com objetivo de converter em vendas ou leads.

Lead

É o potencial cliente. É a pessoa que demonstrou interesse na marca e por isso deixou os seus dados (nome, email ou contacto telefónico).

LTV

Significa Life Time Value, o valor do tempo de vida de um cliente. É uma métrica usada no Marketing para estimar o ciclo de vendas e lucros gerados a partir de um cliente.

Marketing de Conteúdo

É a produção de conteúdos relevantes para um determinado público-alvo com objetivo de atrair clientes.

Newsletter

Comunicação feita a subscritores inscritos numa base de dados. O objetivo é divulgar informação da entidade, sendo enviada mediante uma determinada periodicidade.

Page View

É o número de vezes que uma página é visualizada no navegador.

Palavra-chave

Palavra que resume um tema de busca na internet. Necessária para otimizar as páginas e para que o website surja nos primeiros resultados de pesquisa do Google.

Persona

Numa estratégia de marketing é fundamental a criação de personas. É uma representação do cliente ideal para o seu negócio. As personas têm nome, idade, características, comportamentos, objetivos. Deve-se criar da forma mais realista possível como se fosse uma pessoa verdadeira.

Público-alvo

É um grupo de pessoas que têm características comuns e que são as mais prováveis de adquirir os produtos da marca. Por demonstrarem interesse é que a empresa deve voltar as suas campanhas de marketing para esse grupo.

Remarketing

É a exibição de anúncios após a interação com um website ou a realização de uma determinada pesquisa. Por exemplo: está numa loja online de sapatos e depois sai desse site e noutros sites surge o anúncio dos sapatos que pesquisou anteriormente.

ROI

Significa Return On Investment. É a razão entre o dinheiro ganho ou perdido sobre tudo o que foi investido. Um valor de ROI abaixo de um significa que está a ter prejuízo.

Segmentação

É a definição do público alvo que queremos atingir com a nossa estratégia. Para a segmentação entram características como a faixa etária, gênero, localização, etc.

SEA

Significa Search Engine Advertising. É a publicidade nos motores de busca que, para além de otimizar um site no que diz respeito ao seu posicionamento, é também uma ferramenta eficaz para aumentar a visibilidade gerando um maior tráfego no site.

SEM

Significa Search Engine Marketing. É o conjunto de estratégias com finalidade de promover um site nas buscas nos motores de pesquisa, sendo necessário algum investimento.

SEO

Significa Search Engine Optimization. É a habilidade de ajudar os consumidores a encontrar conteúdo relevante que corresponda às suas necessidades. Cria-se conjunto de estratégias com finalidade de tornar o site mais atrativo para o algoritmo dos motores de busca. Assim, o site irá surgir nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. 

SERP

Página que contém os resultados de pesquisa em ferramenta de busca como o Google.

Taxa de Abertura

É um dos indicadores mais relevantes de email-marketing. É a percentagem de pessoas que abre um email enviado pela marca.

Taxa de Cliques

É a percentagem de pessoas que clica em pelo menos num link contido num email ou noutro conteúdo.

Taxa de Conversão

Indica a taxa de sucesso da campanha. Permite perceber quantas pessoas efetuaram a ação pretendida. Por exemplo, se o objetivo é gerar vendas a partir de um anúncio, a taxa de conversão é obtida através do número de vendas sobre o número de pessoas que foram atingidas pelo anúncio.

Teste A/B

Consiste no lançamento de duas versões do mesmo anúncio ou página web, podendo posteriormente verificar qual dos dois teve melhor desempenho.

Tráfego orgânico

São as visitas no website vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter o seu conteúdo exibido. Exemplo: pesquisa no Google, visitas provenientes de compartilhamento em redes sociais, etc. Quanto melhor for a posição do seu site no ranking do motor de busca, maior será o tráfego orgânico gerado.

Tráfego Pago

Visitas no website vindas de anúncios e publicações pagas.

Esperamos que este artigo o tenha esclarecido sobre os diversos termos do Glossário do Marketing Digital. A partir de agora, com os termos que aprendeu, já sabe como pode potenciar as suas campanhas e consequentemente o seu negócio. Ainda com dúvidas? A Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de ajudar a impulsionar o seu negócio.