Glossário de Marketing Digital: os termos que precisa de conhecer

Glossário de Marketing Digital

O Marketing Digital possui vários conceitos. Conheça os principais termos e definições no Glossário de Marketing Digital que elaborámos.

O Marketing Digital tornou-se fundamental para qualquer negócio e por isso, é essencial nos dias de hoje uma empresa ter uma presença digital. O Marketing possui diversas técnicas, ferramentas e métodos para que se criem campanhas bem-sucedidas. Assim, é inevitável conhecer-se os termos próprios usados nesta área. Veja neste artigo o Glossário de Marketing Digital que preparámos com os principais termos que deve saber.

Neste novo mundo digital, é fundamental estar-se atualizado com novos termos que vão surgindo. O Marketing não é exceção. Esta área está em constante mutação. Termos e conceitos surgem com o passar do tempo e necessitam de ser explicados. Se procura uma forte presença digital deve estar a par de todas as novidades. Pensando nisso, reunimos uma lista dos conceitos de Marketing Digital mais importantes para que comece a falar a linguagem do Marketing!

Glossário de Marketing Digital

Selecionámos os principais termos e seus significados de forma breve e simples para que fique a conhecer o Universo do Marketing Digital.

  • Adwords

    É a ferramenta de publicidade do Google. Crie campanhas e anúncios para serem apresentados nas redes de Google de pesquisa.

  • Analytics

    Informação que resulta da análise de dados estatísticos de um website. O termo também se refere à ferramenta Google Analytics, plataforma de análise de estatística de um website.

  • Bounce Rate

    Refere-se à taxa de rejeição de um site, ou seja, a percentagem de visitantes que entram no site e não interagem com o conteúdo da página.

  • Click Through Rate

    Conhecido como CTR, é a relação entre o número de vezes que o anúncio foi exibido e o número de vezes que este foi clicado. Um CTR elevado traduz-se numa campanha com bons resultados.

  • Call-To-Action

    Conhecido como CTA, é a chamada de atenção feita num artigo ou anúncio. Deve incentivar de forma direta o leitor a fazer determinada ação. Exemplos: clicar num link, deixar um e-mail, inscrever-se num evento, etc.

  • CPC

    É o custo que cada anunciante paga por cada clique feito num anúncio seu. Utilizado por ferramentas de publicidade como Google Ads ou Facebook Ads. Este indicador permite perceber quanto dinheiro é necessário gastar para impactar um determinado número de pessoas.

  • CPA

    É o custo por aquisição de cada cliente, ou seja, o valor que cada anunciante paga por cada conversão gerada por um anúncio. Permite perceber qual o investimento necessário para se fazer uma campanha que atraia um número específico de clientes.

  • CPL

    É o custo pago por conversões em ações de angariação de leads, como por exemplo, envio de formulários, etc.

  • Conversão

    É  a realização de uma ação pretendida. Pode ser a realização de uma compra, o registo de um utilizador, etc.

  • Copywriting

    Ação através da qual um criativo desenvolve conteúdos escritos referente a produtos, serviços ou outros de modo a cativar audiências e gerar vendas.

  • Funil de Vendas

    Pense numa pirâmide invertida. Nela encontram-se diversas etapas em que os clientes se encontram no processo de venda. É dividido em Topo do Funil, Meio do Funil e Fundo do Funil. Para cada um deve ser desenvolvido uma estratégia diferente. No topo são usados conteúdos introdutórios com objetivo de tornar o visitante em lead. No meio, fazem-se conteúdos mais aprofundados e no fundo do funil o objetivo é levar o cliente a comprar.

  • KPI

    São indicadores chave de performance. Necessários para acompanhar o desenvolvimento das ações realizadas para alcançar um objetivo. Compreendemos com eles se a campanha foi ou não bem-sucedida.

  • Landing Page

    Página que é a porta de entrada para os visitantes do website. Este tipo de página permite filtrar o público-alvo com objetivo de converter em vendas ou leads.

  • Lead

    É o potencial cliente. É a pessoa que demonstrou interesse na marca e por isso deixou os seus dados (nome, email ou contacto telefónico).

  • LTV

    Significa Life Time Value, o valor do tempo de vida de um cliente. É uma métrica usada no Marketing para estimar o ciclo de vendas e lucros gerados a partir de um cliente.

  • Marketing de Conteúdo

    É a produção de conteúdos relevantes para um determinado público-alvo com objetivo de atrair clientes.

  • Newsletter

    Comunicação feita a subscritores inscritos numa base de dados. O objetivo é divulgar informação da entidade, sendo enviada mediante uma determinada periodicidade.

  • Page View

    É o número de vezes que uma página é visualizada no navegador.

  • Palavra-chave

    Palavra que resume um tema de busca na internet. Necessária para otimizar as páginas e para que o website surja nos primeiros resultados de pesquisa do Google.

  • Persona

    Numa estratégia de marketing é fundamental a criação de personas. É uma representação do cliente ideal para o seu negócio. As personas têm nome, idade, características, comportamentos, objetivos. Deve-se criar da forma mais realista possível como se fosse uma pessoa verdadeira.

  • Público-alvo

    É um grupo de pessoas que têm características comuns e que são as mais prováveis de adquirir os produtos da marca. Por demonstrarem interesse é que a empresa deve voltar as suas campanhas de marketing para esse grupo.

  • Remarketing

    É a exibição de anúncios após a interação com um website ou a realização de uma determinada pesquisa. Por exemplo: está numa loja online de sapatos e depois sai desse site e noutros sites surge o anúncio dos sapatos que pesquisou anteriormente.

  • ROI

    Significa Return On Investment. É a razão entre o dinheiro ganho ou perdido sobre tudo o que foi investido. Um valor de ROI abaixo de um significa que está a ter prejuízo.

  • Segmentação

    É a definição do público alvo que queremos atingir com a nossa estratégia. Para a segmentação entram características como a faixa etária, gênero, localização, etc.

  • SEA

    Significa Search Engine Advertising. É a publicidade nos motores de busca que, para além de otimizar um site no que diz respeito ao seu posicionamento, é também uma ferramenta eficaz para aumentar a visibilidade gerando um maior tráfego no site.

  • SEM

    Significa Search Engine Marketing. É o conjunto de estratégias com finalidade de promover um site nas buscas nos motores de pesquisa, sendo necessário algum investimento.

  • SEO

    Significa Search Engine Optimization. É a habilidade de ajudar os consumidores a encontrar conteúdo relevante que corresponda às suas necessidades. Cria-se conjunto de estratégias com finalidade de tornar o site mais atrativo para o algoritmo dos motores de busca. Assim, o site irá surgir nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. 

  • SERP

    Página que contém os resultados de pesquisa em ferramenta de busca como o Google.

  • Taxa de Abertura

    É um dos indicadores mais relevantes de email-marketing. É a percentagem de pessoas que abre um email enviado pela marca.

  • Taxa de Cliques

    É a percentagem de pessoas que clica em pelo menos num link contido num email ou noutro conteúdo.

  • Taxa de Conversão

    Indica a taxa de sucesso da campanha. Permite perceber quantas pessoas efetuaram a ação pretendida. Por exemplo, se o objetivo é gerar vendas a partir de um anúncio, a taxa de conversão é obtida através do número de vendas sobre o número de pessoas que foram atingidas pelo anúncio.

  • Teste A/B

    Consiste no lançamento de duas versões do mesmo anúncio ou página web, podendo posteriormente verificar qual dos dois teve melhor desempenho.

  • Tráfego orgânico

    São as visitas no website vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter o seu conteúdo exibido. Exemplo: pesquisa no Google, visitas provenientes de compartilhamento em redes sociais, etc. Quanto melhor for a posição do seu site no ranking do motor de busca, maior será o tráfego orgânico gerado.

  • Tráfego Pago

    Visitas no website vindas de anúncios e publicações pagas.

Esperamos que este artigo o tenha esclarecido sobre os diversos termos do Glossário do Marketing Digital. A partir de agora, com os termos que aprendeu, já sabe como pode potenciar as suas campanhas e consequentemente o seu negócio. Ainda com dúvidas? A Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de ajudar a impulsionar o seu negócio.

Categories: Marketing Digital