4 ferramentas para potenciar o seu E-Commerce

Um dos principais desafios de quem tem uma loja virtual é conseguir se diferenciar da concorrência para conquistar clientes, aumentar as vendas e a faturação. E, para ajudar nessa tarefa, abordamos 4 ferramentas para o seu E-commerce.

E-Commerce ou comércio eletrónico é uma transação ou negócio comercial, que implica a transferência de informação, por via da internet. No E-Commerce todas as transações comerciais são efetuadas através de ferramentas online. Os profissionais de marketing digital precisam estar a par de tudo o que acontece no mercado. Nesse sentido, é importante que um empreendedor possua conhecimentos sobre as melhores ferramentas para potencializar o seu E-Commerce.

O uso da Internet tem vindo a ganhar mais relevo no dia a dia das pessoas e das empresas. O comércio eletrónico expandiu-se rapidamente nos últimos anos e prevê-se que continue a expandir-se com a mesma taxa de crescimento. Até Janeiro de 2021, 69.1% da população portuguesa fez compras online, assim como, 66.7% dos portugueses utilizaram o smartphone para realizar as suas compras.

No ano de 2025 estima-se que as compras online em Portugal irão contabilizar os 8,9 milhões de euros. Por isso, é importante preparar o caminho para o referido aumento e conhecer a importância do E-Commerce para uma maior presença no mercado.

Ferramentas fundamentais para o E-Commerce

Uma loja online é uma boa oportunidade para expandir as atividades da sua empresa para um novo mercado. Contudo, é preciso ter muita atenção na sua conceção e escolher as ferramentas para E-Commerce da maneira correta. Neste artigo vamos abordar ferramentas como o Google Shopping e Merchand Center, Pixel do Facebook e Newsletter.

Google Shopping

O Google Shopping é um serviço da Google que permite aos utilizadores procurar por produtos em websites de compras online e comparar os preços entre os diferentes fornecedores.

Os anúncios de Shopping proporcionam aos utilizadores uma boa perceção do produto que está à venda antes de clicarem no anúncio. Entre outras informações, apresentam fotografia(s) do produto, título/nome do produto, preço do produto e nome da empresa.

Os anúncios aparecem na parte “Google Shopping” da página de resultados do Google. Quando o usuário está a fazer a pesquisa e clica no anúncio, este é expandido e revela todas as informações sobre a empresa.

Quando regista a sua loja e os seus produtos está a impulsionar para a divulgação dos mesmos. Logo, o Google Shopping irá mostrá-los em destaque nos primeiros resultados da pesquisa. Os anúncios são particularmente eficazes porque exibem uma imagem da lista de produtos. Desta maneira, como estes anúncios tendem a aparecer no topo das listas de mecanismos de busca, os seus anúncios vão aparecer onde as pessoas mais pesquisam na internet. Os anúncios do Google Shopping podem ser apresentados aos utilizadores através da rede de pesquisa da Google, Google Imagens, YouTube ou na rede display.

Principais vantagens do Google Shopping

Para manter uma loja virtual é essencial acompanhar as tendências e descobrir ações que permitam destacar o seu produto para o seu público-alvo. Existem diversas vantagens em ter os seus produtos no Google Shopping.

  • Potenciais clientes mais qualificados

    Pode aumentar a qualidade dos seus potenciais clientes. Ao apresentar as informações sobre o produto diretamente nos seus anúncios pode ajudar os compradores a tomarem decisões de compra fundamentadas.

  • Gestão fácil de campanhas centradas no setor de retalho

    Os anúncios do Shopping utilizam os atributos do produto definidos no feed de dados do Merchant Center para apresentar os seus anúncios em pesquisas relevantes

  • Presença mais alargada

    É possível apresentar mais do que um anúncio do Shopping para uma determinada pesquisa de um utilizador. Ou seja, pode apresentar um anúncio do Shopping e um anúncio de texto ao mesmo tempo. Isto significa que pode captar duas vezes mais compradores com apenas uma única pesquisa.

  • Presença mais alargada

    É possível apresentar mais do que um anúncio do Shopping para uma determinada pesquisa de um utilizador. Ou seja, pode apresentar um anúncio do Shopping e um anúncio de texto ao mesmo tempo. Isto significa que pode captar duas vezes mais compradores com apenas uma única pesquisa.

Os anúncios do Shopping são cobrados através do custo por clique (CPC), ou seja, só será cobrado dinheiro quando alguém clica no seu anúncio e não por estar a visualizar. Desta maneira, a cobrança só ocorre quando o utilizador clica num anúncio, que o direciona para a página de destino do seu e-commerce.

Google Merchand Center 

O Merchant Center ajuda-o a fornecer as informações da sua loja e dos seus produtos ao Google e, disponibiliza-os para os compradores. Isto significa que todos os dados sobre a sua loja ficarão visíveis para os clientes quando estes pesquisarem no Google.

Além de o ajudar a organizar os dados dos produtos e do negócio, o Merchant Center também o auxilia para obter melhores resultados com o seu e-commerce. Na página “Oportunidades do Merchant Center” pode obter uma melhor perceção de como consegue melhorar os dados dos produtos ou aperfeiçoar as campanhas, de modo a gerar mais cliques. E por conseguinte ter mais conversões em vendas.

Geralmente, as campanhas de anúncios da lista de produtos tendem a mostrar um retorno de investimento maior do que o anúncio de texto. Como os anúncios feitos via Google Merchant Center têm imagem, preço e título do produto, ajudam a qualificar melhor os possíveis compradores do que os anúncios de texto.

Principais vantagens do Google Merchand Center

O Google Merchant Center não o ajuda apenas a organizar os dados dos seus produtos e da empresa, mas também o auxilia na melhoria dos resultados. Conheça as principais vantagens desta ferramenta.

  • As informações detalhadas sobre o produto podem ser exibidas na Pesquisa e outros serviços do Google;

  • Permite conectar-se com os clientes onde eles estiverem;

  • Com esta ferramenta consegue alcançar os clientes enquanto eles pesquisam ativamente por um produto que a sua empresa tem em stock. Será apresentado ao utilizador uma lista de produtos no Google e um dos resultados será o do seu e-commerce.

Pixel do Facebook

O Pixel do Facebook é uma ferramenta de análise de dados. O pixel é um código que se insere no website, com o objetivo de monitorizar o comportamento do usuário. O foco do Pixel é criar cookies que monitoram o comportamento dos visitantes no website, para depois começar a visualizar anúncios da sua empresa nas redes sociais. Este processo chama-se retargeting, pois o utilizador depois de visitar o website vai começar a ver a sua marca em diversas páginas da web.

Para ter sucesso no mundo digital é necessário conhecer o público-alvo para que possa construir estratégias de comunicação que se enquadrem para quem quer comunicar. Desta forma, consegue passar a mensagem da sua empresa a mais pessoas que possam ter interesse no negócio ou no produto. A importância do Pixel do Facebook no seu e-commerce é fundamental pois, esta ferramenta pode ajudá-lo a ter uma relação mais próxima com o seu público e isso é essencial hoje em dia.

Vantagens do Pixel do Facebook

O Pixel do Facebook é uma forma de melhorar a sua estratégia de anúncios nas redes sociais, pois consegue saber de onde vem o tráfego para o seu e-commerce e como melhorar os seus anúncios.

  • Criação de públicos-alvo personalizados nas campanhas de anúncios do Facebook

    Com esta opção, será possível criar uma estratégia de remarketing de usuários que já estiveram no website da empresa, desde que tenha o pixel instalado no seu E-Commerce. Deste modo, a sua empresa pode criar ações para impactar novamente esse mesmo público para converter em vendas.

  • Medição da conversão

     Uma das principais razões pelas quais deve ter instalado o pixel do Facebook no seu website é a possibilidade de medir os resultados. As conversões no seu website podem ser acompanhadas assim que acontecerem, sejam elas registadas em newsletter, entradas de leads ou compras. O que também funciona como uma forma de saber de onde provém o tráfego para o seu e-commerce e quais os anúncios que têm uma maior taxa de conversão.

  • Otimização de anúncios

    A partir do momento em que o pixel do Facebook é inserido no seu e-commerce, a rede social passa a analisar as suas conversões e a identificar os perfis semelhantes. Desta forma, pode otimizar os anúncios para gerar melhores resultados.

Newsletter

A Newsletter para o E-Commerce é uma estratégia atrativa e com um baixo custo para a empresa. Através da Newsletter, é possível melhorar a relação com os seus clientes. E para além de lhes fornecer conteúdo relevante, de acordo com o seu nicho de atuação, também mantém os clientes a par das novidades de novos produtos ou da empresa.

Esta ferramenta funciona como uma forma de oferecer conteúdos relevantes para os leitores, que vão agregar valor aos potenciais clientes da empresa. No entanto, só deve enviar a sua newsletter a pessoas que manifestaram interesse em recebê-la, seja pessoalmente, por email ou pelo preenchimento de um formulário no seu e-commerce.

Vantagens da Newsletter

É essencial que esteja sempre focado em construir um relacionamento próximo e de confiança com o seu público. E para isso, damos-lhe a conhecer as principais vantagens desta ferramenta de comunicação.

  • Cria e fortalece relações com os públicos

    O envio constante da newsletter ajuda a manter e a fortalecer as relações da empresa com os clientes. Portanto, é muito importante manter um contacto continuado e dar as novidades em 1ª mão ao público que o segue.

  • Demonstra conhecimento 

    Uma boa newsletter não deve ser constituída apenas por promoções ou anúncios de produtos ou serviços. Esta deve ser, essencialmente, composta por artigos que abordam assuntos relevantes para os leitores e potenciais clientes. Deste modo, é muito importante a inclusão de temas interessantes sobre o setor da empresa que demonstrem verdadeiro conhecimento, fazendo com que sejam vistos como especialistas nessas áreas específicas.

  • Otimiza resultados

    Para perceber se a newsletter está a ter os resultados pretendidos perante os subscritores, é importante medir e analisar os resultados. Só desta forma é possível perceber o que pode ser melhorado e o que está a resultar. Para isso, é necessário analisar as conversões, a taxa de abertura dos e-mails, a taxa de cliques na newsletter e a taxa de subscrições canceladas.

Depois de apresentarmos as ferramentas para potenciar o seu E-commerce, o próximo passo é analisar o seu negócio e as suas necessidades. Desta forma é sempre importante lembrar que mesmo com as melhores ferramentas para E-Commerce, estudar todos os recursos é indispensável. E mais do que isso, é fulcral preparar a sua equipa para utilizar as soluções com foco em resultados.

Reforçamos que estas ferramentas podem ajudá-lo a ter uma relação mais próxima com o seu público-alvo. E, por isso, caso necessite de ajuda ou de alguma informação sobre como potenciar o seu E-Commerce, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar.

Partilhe este artigo:

Categories: Estratégia