A prática do SEO acaba por ser muito importante no crescimento de uma página ou de uma conta nas redes sociais e um dos temas mais importantes no que toca em SEO é a criação de estratégias em épocas sazonais!

SEO em Épocas Sazonais

SEO (Search Engine Optimization) é um processo que visa melhorar o tráfego orgânico e a classificação de sites nas páginas de pesquisa, tanto seja no Google como no Bing!

Para uma página ter sucesso tem de seguir normalmente certos padrões para que o site seja recomendado por o SEO e também criar estratégias para a atingir o mesmo fim. O mesmo acontece com as épocas sazonais, ou seja, datas comemorativas ou sazonais onde normalmente existe um aumento na visibilidade e na quantidade de tráfego nos motores de busca mencionados!

Períodos sazonais normalmente são períodos que existem alta demanda no que toca na busca de produtos, um exemplo disso é a época natalícia, onde todas as famílias vão muitas das vezes a lojas físicas e sites de lojas comprar artigos para manterem a tradição de oferecer presentes aos amigos e parentes mais chegados!

Então, para atrair cada vez mais pessoas para o seu site, como dito anteriormente, teremos que criar algumas estratégias para que o seu site ganhe mais atenção nos “olhos” da SEO.

Iniciar a estratégia com antecedência

Para poder iniciar a sua estratégia de SEO em épocas sazonais, deve preparar a mesma com antecedência para ficar bem detalhada e organizada, ficando assim pronta para ser utilizada logo no momento certo!

O primeiro passo que deve fazer para começar a trabalhar na sua estratégia é preparar calendários de todos os meses do ano onde estejam marcadas datas sazonais importantes e relevantes para o negócio em questão, para quando os clientes acederem ao seu site o conteúdo do mesmo seja semelhante ou relacionado com a data em questão!

O segundo passo é fazer o mapeamento dos produtos que possui, demonstrando principalmente aqueles que sejam mais relevantes para a data em questão, tendo como objetivo principal aumentar as vendas.

E por fim, otimizar a sua página de forma a que coincida com o tema da data em questão e usar métricas e os KPis para analisar a página e verificar se é preciso algum ajuste na estruturação da mesma.

Use as Redes Sociais 

Além de ter que começar a trabalhar com antecedência nas suas estratégias de SEO neste tipo de datas, também tem que dar especial atenção nas redes sociais do seu produto!

Nas redes sociais dão a possibilidade de criar campanhas para atrair cada vez mais o seu público-alvo para o seu site, usando também hashtags específicas para o mesmo fim.

Use Palavras-Chaves Estratégicas

Quando se vai em busca de produtos ou temas na internet as palavras-chaves o agente principal que faz com que estas duas funções tenham uma conexão e isso não é exceção nas épocas sazonais!

Se quiser ferramentas que o ajudem a fortificar as suas estratégias de SEO no que toca na procura de palavras-chave, tem como por exemplo o Google Keyword Planner, SemRush e o Rank Tracker que o ajudam nesses fins.

Um conselho que damos é quando põe uma palavra-chave, tente submeter também variações que se relacionem com essa palavra-chave, fazendo com haja uma maior possibilidade de atingir um maior número de público-alvo.

Para finalizar este tema, o seu site deve ser atualizado com a palavra-chave no título, descrição, títulos internos e imagens, mantendo sempre um texto legível e fácil de compreender.

Não utilizar datas nos URLs

Um erro comum na criação de estratégias de SEO para épocas sazonais é sem dúvida incluir as datas comemorativas no URL da página.

Esta ação acaba por ser um erro porque as datas comemorativas são temporárias, sendo necessário ter que atualizar o URL todos os anos sem necessidade alguma, gerando assim muitas das vezes problemas de manutenção e redireccionamento de URLs antigas.

Para criar uma URL que seja funcional deve-se sempre deixar o mais genérico possível, utilizando só as palavras-chaves usadas para a data comemorativa fazendo com que não haja a necessidade de atualizar o URL sempre que a época sazonal acaba.

Criar uma FAQ exclusiva para as datas comemorativas

Antes de demonstrar exemplos de uma FAQ, devemos explicar o que significa este acrónimo.

Uma FAQ, ou seja, “Frequently Asked Questions”, é uma página que concentra as pessoas sobre as dúvidas mais comuns dos clientes, sendo que quando os clientes abrem uma pergunta da FAQ, obtém logo a resposta que procuram!

Esta ferramenta acaba por ajudar imenso no que toca ao Apoio ao Cliente do seu site, dando assim um canal direto onde as pessoas podem obter respostas às suas questões sem saturar o atendimento on-line e o telefone.

Normalmente as perguntas mais frequentes de clientes são as seguintes:

  • Como comprar um produto?
  • Que métodos de pagamento aceitam?
  • Como posso devolver o produto caso não me satisfaça?
  • Quanto tempo demora a entrega?
  • É possível reembolso?

Quando nos aproximamos de datas sazonais, normalmente surgem perguntas mais específicas, muitas das vezes ligas à própria data. Então, o melhor a fazer nesta situação é criar novas FAQs direcionadas para a data comemorativa, deixando assim respostas a perguntas comuns daquela data específica.

Para concluir, reforça-mos que atenção de criar novas estratégias SEO para épocas sazonais é muito importante porque nestas épocas é onde surgem maiores oportunidades de aumentar o volume de clientes e também aumentar o público-alvo em questão.

Email Marketing
Crie conteúdo atraente

Em primeiro lugar, o título é o primeiro impacto da campanha, é a primeira coisa que os clientes ou leads vão ler. Use palavras-chave que sejam relevantes para o conteúdo do e-mail e que sintetizem o objetivo da campanha. 

Posteriormente, o corpo do texto, é fundamental que seja relevante para o sucesso da sua campanha de e-mail marketing. Certifique-se de que o conteúdo que vai partilhar é interessante, informativo e que vai deixar as pessoas com vontade de visitar o seu site. 

Utilize imagens e gráficos e aposte numa linguagem adequada ao seu público-alvo, cativante, simples e pessoal. 

Utilize um design que seja prático e responsivo 

O design tem um papel fundamental na campanha de e-mail marketing, revelando ser uma importante estratégia de comunicação. É através do design que conseguimos chamar a atenção e reter a atenção do público, destacando as qualidades do nosso produto ou serviço.

Certifique-se que o design é responsivo, isto é, que se adapta a diferentes tamanhos de tela e que é de fácil navegação.

Destaque o seu call to action

O call to action (chamada para atenção) é o botão que direciona o leitor para o link que pretende que ele seja direcionado e, por isso, deve estar bem posicionado e visível. Algumas dicas:

– Mantenha a sua chamada de atenção na parte superior do e-mail

– Utilize cores contrastantes que destaquem o botão

– Crie uma sensação de urgência, em caso de promoções ou edições limitadas.

Monitorize os seus resultados 

Por fim, monitorize os resultados alcançados com a sua campanha de e-mail marketing. Através da análise de resultados, vai conseguir compreender a eficácia da sua campanha e vai conseguir perceber em que aspetos pode melhorar.

 

Em conclusão, o e-mail marketing apresenta-se como uma forte estratégia para gerar leads e aumentar as conversões de vendas. Para criar e gerir uma campanha de e-mail marketing, é importante definir o seu objetivo, segmentar o seu público, criar conteúdo e um título atraente, utilizar um design responsivo e criar botões de chamada de atenção. A monitorização dos resultados alcançados com a campanha é fundamental para avaliar a eficácia desta estratégia e para identificar potenciais melhorias. 

Partilhe este artigo: