10 erros que pode estar a cometer no Facebook Ads

O Facebook Ads é a ferramenta que permite criar campanhas pagas de anúncios, tanto no Facebook como no Instagram. Esta ferramenta oferece uma grande variedade de formatos de anúncios a criar. Descubra mais detalhadamente qual a importância de utilizar esta ferramenta, bem como quais os 10 erros que pode deve evitar.

O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios pagos do Facebook. Esta ferramenta tem uma importância enorme para o Marketing Digital e, por isso, a sua utilização deve ser potenciada. Para que a consiga potenciar, é importante que saiba quais os 10 erros que pode estar a cometer no Facebook Ads.

Ainda que criar uma campanha no Facebook Ads possa parecer fácil, há certos pormenores que fazem toda a diferença e que irão fazer com que os seus anúncios atinjam os utilizadores certos.

Importância do Facebook Ads

O Facebook Ads permite criar campanhas pagas de anúncios, tanto no Facebook como no Instagram, e oferece uma grande variedade de formatos de anúncios a criar. É uma das ferramentas de anúncios pagos mais importante e permite obter bons resultados, nomeadamente devido ao elevado número de pessoas que se encontram nestas redes sociais.

Segundo um estudo da We are Social e da Hootsuite de Janeiro de 2021, 88.2% dos portugueses entre os 16 e os 64 anos usam o Facebook. Relativamente ao Instagram, a percentagem foi de 75.3%. Também o mesmo estudo concluiu que a audiência potencial que os anúncios no Facebook poderiam alcançar era de 6.30 milhões de pessoas e no Instagram de 4.80 milhões.

Os dados de Janeiro de 2021 indicam que o investimento feito em anúncios nas redes sociais, em Portugal, foi de 89.5 milhões de euros, ocupando o Facebook e o Instagram grande parte deste valor. Além de tudo isto, esta ferramenta permite fazer uma segmentação bastante detalhada, o que irá permitir que as suas campanhas atinjam o público-alvo certo para o seu negócio.

10 erros que pode estar a cometer no Facebook Ads

Criar uma campanha no Facebook Ads pode parecer fácil, mas são os pormenores que fazem toda a diferença no seu sucesso. Para que a sua campanha tenha os resultados esperados, é importante que siga algumas dicas e que evite cometer alguns erros.

  • Segmentação do público-alvo

    Não conhecer o seu público-alvo é o 1º erro que deve evitar quando criar uma campanha de Facebook Ads. É importante que saiba fazer uma boa segmentação da audiência, dividindo o público consoante os seus interesses, faixa etária, género. Além disso, também é importante que o tamanho do público-alvo seja o ideal e, para isso, devem ser tidas em conta as dicas que o próprio Facebook dá sobre o tamanho do público-alvo no momento da criação.

    Um outro ponto a ter em conta é que, quando a campanha que está a ser criada for internacional, é importante adaptar o idioma e o conteúdo à cultura e aos hábitos do outro país, de modo a que os utilizadores impactados se identifiquem com a mesma. Fazer uso de todas as opções de segmentação que o Facebook dá é importante para criar uma audiência bastante detalhada e pormenorizada, pois só assim haverá uma maior probabilidade de o anúncio atingir os utilizadores certos. 

  • Análise da concorrência

    Não realizar uma análise da concorrência também é um erro que deve ser evitado, isto porque é possível aprender e tirar conclusões através da análise de anúncios criados por marcas concorrentes. Bem como da interação que os utilizadores têm com os mesmos.

    Estudar aquilo que a concorrência está a desenvolver em termos de anúncios pagos pode permitir-nos evitar cometer erros já cometidos por outras marcas, o que é algo importante, uma vez que se trata de investimento financeiro.

  • Criativos do anúncio

    Atualmente, as redes sociais estão inundadas por anúncios pagos e é difícil captar a atenção dos utilizadores. Por este motivo é que é tão importante não cometer o erro do design do anúncio não ser chamativo e de não escrever um copy estrategicamente.

    É fundamental que sejam respeitadas as medidas de imagem fornecidas pelo Facebook e, também, que haja contraste entre as cores utilizadas no design. Além disso, a imagem não deve ter demasiado texto e o copy deve ser escrito de forma a seguir o modelo AIDA: despertar a atenção, o interesse, o desejo e a ação.

Campanhas de Social Media e Google Ads
  • Otimização dos anúncios

    Não otimizar os anúncios depois da sua criação também é um erro. É fulcral otimizar o anúncio de forma a não perder rentabilidade. Acompanhar o desempenho do anúncio vai permitir fazer pequenas alterações que irão otimizá-lo, como alterar a faixa etária ou um determinado interesse da audiência. No entanto, não é uma boa prática estar constantemente a fazer alterações, nomeadamente na fase de aprendizagem do anúncio. O ideal é esperar entre 5 a 10 dias após a sua criação para fazer alterações.

  • Definição de objetivos

    A não definição de objetivos é um outro erro que não deve ser cometido. Apenas com a definição de objetivos concretos é que será possível, posteriormente, compreender se esses mesmos objetivos foram alcançados ou não. O mesmo se aplica à definição de KPI’s (sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho, em português), metas de conversão e de orçamentos.

  • Utilização de Landing Pages

    Não aproveitar o potencial das landing pages é um outro erro. A landing page terá toda a informação necessária sobre o produto que está a ser anunciado, pelo que utilizar o anúncio para direcionar as pessoas para essa página é uma ótima estratégia. Além disso, a landing page costuma conter um formulário que os utilizadores preenchem no caso de terem interesse, o que também é uma ótima forma de ganhar leads.

  • Uso de um único conjunto de anúncios

    Não se deve ter todos os anúncios concentrados num único Conjunto de Anúncios, uma vez que o Facebook vai atribuir valores diferentes aos seus anúncios dentro do mesmo Conjunto. Esta atribuição de valores diferentes vai fazer com que seja mais difícil analisar o desempenho dos anúncios se os mesmos estiverem dentro do mesmo Conjunto, o que pode levar até a que sejam retiradas conclusões erradas.

  • Realização de Testes A/B

    Os testes A/B são importantes no que diz respeito a potenciar o anúncio e, por isso, devem ser implementados. Estes testes vão testar uma variável de cada vez, com o propósito de escolher a melhor opção entre as duas, isto porque pequenas mudanças de texto ou layout podem afetar positivamente a performance.

  • Utilização do Pixel

    O Pixel é uma ferramenta que o Facebook oferece, que deve ser colocada no website e que irá permitir recolher mais dados acerca das pessoas que o visitam. Além disso, permite também saber o que os utilizadores fazem enquanto navegam no website, o que é extremamente valioso. Por este motivo, a sua não utilização é um erro que deve ser evitado, pois ao saber quais as ações dos utilizadores no website, pode posteriormente realizar ações de remarketing com os mesmos. Estas ações de remarketing tem como principal objetivo voltar a impactar a audiência, dar mais visibilidade à marca, produto ou serviço, tendo como principal objetivo a conversão. São, então, ações que impactam utilizadores que já mostraram interesse nos produtos ou serviços da empresa, sendo por este motivo relevante utilizar o pixel do Facebook.

  • Análise de resultados

    Os resultados obtidos por cada anúncio devem ser analisados e interpretados, de forma a compreender aquilo que foi feito de melhor e, também, de pior. É importante definir quais as métricas mais relevantes consoante o tipo de anúncio em questão e analisá-las regularmente. Só assim será possível compreender como maximizar os resultados.

O Facebook Ads terá inúmeras vantagens para o seu negócio se for utilizado corretamente. Impactar as pessoas certas com o anúncio certo irá, com certeza, aumentar as suas conversões e impulsionar o seu negócio. Ao evitar os erros previamente mencionados terá uma maior probabilidade de fazer com que o seu anúncio tenha sucesso.

É de realçar que é de extrema importância que defina previamente quais as metas que pretende atingir, pois só assim conseguirá mensurar o sucesso. Caso tenha alguma dúvida fale connosco!

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