9 erros a evitar no Google Ads

9 erros a evitar no Google Ads

Criar anúncios estratégicos no Google Ads vai permitir-lhe alcançar mais utilizadores qualificados, o que será benéfico para o seu negócio. No entanto, é importante criar e gerir os anúncios de forma correta e estratégica. Descubra os 9 erros a evitar no Google Ads.

Criar campanhas de anúncios pagos é uma forma de potenciar o crescimento da sua empresa mais rapidamente e num curto período de tempo. O Google Ads permite criar anúncios no motor de busca, no Youtube, na Playstore e até mesmo na rede de websites parceiros do Google. Descubra neste artigo os 9 erros a evitar no Google Ads.

Usar o Google Ads para fazer anúncios tem vantagens, é simples e intuitivo, mas requer delinear uma estratégia para alcançar os objetivos que a empresa pretende. Além disso, há certos erros que devem ser evitados para que a campanha possa ter um melhor desempenho, algo que irá ser abordado ao longo do presente artigo. 

A importância de utilizar o Google Ads

Utilizar o Google Ads é fundamental pelo facto de permitir que as empresas que anunciam se possam destacar perante um público muito específico. Ou seja, ao anunciar no Google Ads, a entidade não estará apenas a pagar para aparecer mais. Estará, também, a investir para aparecer a uma audiência específica, qualificada e que crie uma relação com a sua marca. 

É, também, possível anunciar para utilizadores que estejam nas diversas fases do funil de vendas. Esta segmentação é possível devido às palavras-chave que se insere para segmentar a audiência. 

Além disso, anunciar no Google Ads irá fazer com que tenha uma probabilidade maior de obter resultados a curto prazo. Produzir um bom conteúdo e utilizar o SEO de forma estratégica funciona, mas não traz resultados no imediato, é uma estratégia que trará retorno a longo prazo, sendo um processo lento e demorado. Com o Google Ads é possível configurar a campanha de uma forma estratégica e, rapidamente, começar a atrair novos utilizadores qualificados para as suas páginas, obtendo resultados a curto prazo. 

Relativamente à receita publicitária desta plataforma, em 2020 foi de 155,53 mil milhões de dólares e em 2021 foi de 209 mil milhões de dólares, segundo dados do Statista. Estes valores demonstram perfeitamente a importância desta plataforma e o crescimento que a mesma teve no último ano.

9 erros a evitar no Google Ads

Ainda que possa parecer simples, criar e gerir anúncios envolve ter uma estratégia delineada para atingir os objetivos que a sua empresa quer alcançar. É importante ter em conta alguns erros a evitar, de forma a conseguir potenciar os melhores resultados com os anúncios do Google Ads.

Não fazer um planeamento e não definir objetivos

Não fazer um planeamento é um erro bastante comum para quem utiliza esta plataforma. É importante fazer um planeamento que esteja alinhado com os objetivos da empresa. E, em simultâneo, alinhado com o orçamento que a mesma tem disponível. 

Definir qual o público-alvo que pretende impactar, qual a quantia que tem disponível para investir e quais as metas e objetivos que pretende alcançar é fundamental para conseguir criar anúncios eficientes e geri-los da melhor forma.

Trabalhar apenas com o fundo de funil de conversão

O fundo do funil de conversão refere-se aos utilizadores que estão em fase de conversão e preparados para realizar a compra. No entanto, há todo um leque de utilizadores que ainda não se encontra nesta fase, sendo necessário despertar a sua atenção e curiosidade, criar uma relação com a marca. E, por fim, fazer com que os mesmos transitem até ao fundo do funil de vendas.

É fulcral que as campanhas contenham anúncios adequados para cada etapa do funil. Caso contrário, o anúncio não vai causar o impacto que deveria nos utilizadores, diminuindo a probabilidade de os tornar clientes. No topo do funil, por exemplo, deve-se apostar em anúncios que agregam valor e ofertas de conteúdo útil, como e-books, minicursos, trial de uma ferramenta ou amostras gratuitas. Já no meio do funil, a marca deve desenvolver conteúdo para provar aos seus clientes os motivos que tornam as suas soluções mais valiosas do que as da concorrência.

Não medir resultados

Ignorar a análise dos resultados é um outro erro comum que deve evitar. Sem esta etapa, não é possível compreender o real impacto de uma campanha e a performance que a mesma teve. Ao medir resultados, será possível perceber quais os aspetos positivos e negativos de cada campanha, de forma a melhorar estes últimos.

Para medir os resultados, é necessário que tenham sido definidos objetivos e KPI’s (indicadores de performance) previamente. Esta análise de resultados é facilitada pelos insights que a própria plataforma fornece.

Fazer uma fraca pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave (keywords) são os termos que permitem identificar os utilizadores que estão mais propícios a interagir com determinada campanha. As palavras-chave têm uma relação direta com a forma como os utilizadores realizam as pesquisas no motor de busca do Google e, por este motivo, é fundamental que sejam estudadas e utilizadas em favor da campanha.

É fulcral entender quais são os termos de pesquisa que são utilizados por potenciais consumidores de um determinado produto ou serviço e, para isso, há diversas ferramentas que podem ser utilizadas. A Google tem a sua própria ferramenta, a Google Keyword Planner, que apresenta, entre outros, os resultados médios de pesquisas mensais efetuadas no Google, por keyword.

Criar apenas uma variação de anúncio

O objetivo de criar várias variações de anúncios é testar e perceber qual a que tem uma maior eficácia no público-alvo. Ainda que seja utilizado o mesmo título, por exemplo, variar o conteúdo do anúncio vai permitir perceber qual das variações tem uma maior taxa de conversão.

Após a realização de testes, será possível perceber qual a variação do anúncio que teve mais sucesso diante dos utilizadores e porquê. Este é um processo contínuo que não deve ser deixado de parte. Desta maneira, optar pela criação de apenas um anúncio pode fazer com que não sejam potenciados os resultados que poderia alcançar.

Não negativar Keywords

Um dos pontos chave para uma campanha bastante segmentada é escolher o que se pretende negativar. Ao selecionar palavras-chave negativas para campanhas de pesquisa, deve procurar termos de pesquisa que os utilizadores estão a pesquisar que não estão relacionadas com o produto ou serviço da empresa e o seu anúncio está a aparecer. Não negativar Keywords vai fazer com que, por exemplo, um anúncio de “roupa de homem” vá aparecer a quem pesquisa “roupa de mulher”.

Escolher o tipo de objetivo errado no Google Ads

Os formatos de anúncios que o Google Ads tem disponíveis devem ser escolhidos consoante o tipo de campanha e o objetivo da mesma, isto porque cada formato de anúncio tem as suas próprias vantagens. Ou seja, o objetivo que selecionar deve estar alinhado com o ponto principal que pretende atingir com a sua campanha, por exemplo, Vendas ou Tráfego do Website.

Anunciar no Google Ads produtos que não existem

É importante evitar fazer anúncios de produtos que não estão disponíveis ou que já não existem, uma vez que pode causar frustração nos utilizadores e afastar possíveis compradores.

Direcionar apenas para a homepage do website

Quando se está a anunciar um produto, é importante direcionar o utilizador para a página do produto e não para a homepage. Processos demorados e complicados acabam por afastar possíveis compradores, pelo que é fundamental que o utilizador seja automaticamente levado para onde pretende ir.

Utilizar o Google Ads é uma mais valia para a criação de campanhas eficientes de Marketing Digital para a sua marca. Tendo em conta todos os benefícios apresentados, não aproveitar esta plataforma de uma maneira estratégica é um erro. Caso tenha dúvidas, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de o ajudar.