9 erros a evitar no Google Ads

Criar anúncios estratégicos no Google Ads vai permitir-lhe alcançar mais utilizadores qualificados, o que será benéfico para o seu negócio. No entanto, é importante criar e gerir os anúncios de forma correta e estratégica. Descubra os 9 erros a evitar no Google Ads.

Criar campanhas de anúncios pagos é uma forma de potenciar o crescimento da sua empresa mais rapidamente e num curto período de tempo. O Google Ads permite criar anúncios no motor de busca, no Youtube, na Playstore e até mesmo na rede de websites parceiros do Google. Descubra neste artigo os 9 erros a evitar no Google Ads.

Usar o Google Ads para fazer anúncios tem vantagens, é simples e intuitivo, mas requer delinear uma estratégia para alcançar os objetivos que a empresa pretende. Além disso, há certos erros que devem ser evitados para que a campanha possa ter um melhor desempenho, algo que irá ser abordado ao longo do presente artigo. 

A importância de utilizar o Google Ads

Utilizar o Google Ads é fundamental pelo facto de permitir que as empresas que anunciam se possam destacar perante um público muito específico. Ou seja, ao anunciar no Google Ads, a entidade não estará apenas a pagar para aparecer mais. Estará, também, a investir para aparecer a uma audiência específica, qualificada e que crie uma relação com a sua marca. 

É, também, possível anunciar para utilizadores que estejam nas diversas fases do funil de vendas. Esta segmentação é possível devido às palavras-chave que se insere para segmentar a audiência. 

Além disso, anunciar no Google Ads irá fazer com que tenha uma probabilidade maior de obter resultados a curto prazo. Produzir um bom conteúdo e utilizar o SEO de forma estratégica funciona, mas não traz resultados no imediato, é uma estratégia que trará retorno a longo prazo, sendo um processo lento e demorado. Com o Google Ads é possível configurar a campanha de uma forma estratégica e, rapidamente, começar a atrair novos utilizadores qualificados para as suas páginas, obtendo resultados a curto prazo. 

Relativamente à receita publicitária desta plataforma, em 2020 foi de 155,53 mil milhões de dólares e em 2021 foi de 209 mil milhões de dólares, segundo dados do Statista. Estes valores demonstram perfeitamente a importância desta plataforma e o crescimento que a mesma teve no último ano.

9 erros a evitar no Google Ads

Ainda que possa parecer simples, criar e gerir anúncios envolve ter uma estratégia delineada para atingir os objetivos que a sua empresa quer alcançar. É importante ter em conta alguns erros a evitar, de forma a conseguir potenciar os melhores resultados com os anúncios do Google Ads.

  • Não fazer um planeamento e não definir objetivos

    Não fazer um planeamento é um erro bastante comum para quem utiliza esta plataforma. É importante fazer um planeamento que esteja alinhado com os objetivos da empresa. E, em simultâneo, alinhado com o orçamento que a mesma tem disponível. 

    Definir qual o público-alvo que pretende impactar, qual a quantia que tem disponível para investir e quais as metas e objetivos que pretende alcançar é fundamental para conseguir criar anúncios eficientes e geri-los da melhor forma.

  • Trabalhar apenas com o fundo de funil de conversão

    O fundo do funil de conversão refere-se aos utilizadores que estão em fase de conversão e preparados para realizar a compra. No entanto, há todo um leque de utilizadores que ainda não se encontra nesta fase, sendo necessário despertar a sua atenção e curiosidade, criar uma relação com a marca. E, por fim, fazer com que os mesmos transitem até ao fundo do funil de vendas.

    É fulcral que as campanhas contenham anúncios adequados para cada etapa do funil. Caso contrário, o anúncio não vai causar o impacto que deveria nos utilizadores, diminuindo a probabilidade de os tornar clientes. No topo do funil, por exemplo, deve-se apostar em anúncios que agregam valor e ofertas de conteúdo útil, como e-books, minicursos, trial de uma ferramenta ou amostras gratuitas. Já no meio do funil, a marca deve desenvolver conteúdo para provar aos seus clientes os motivos que tornam as suas soluções mais valiosas do que as da concorrência.

  • Não medir resultados

    Ignorar a análise dos resultados é um outro erro comum que deve evitar. Sem esta etapa, não é possível compreender o real impacto de uma campanha e a performance que a mesma teve. Ao medir resultados, será possível perceber quais os aspetos positivos e negativos de cada campanha, de forma a melhorar estes últimos.

    Para medir os resultados, é necessário que tenham sido definidos objetivos e KPI’s (indicadores de performance) previamente. Esta análise de resultados é facilitada pelos insights que a própria plataforma fornece.

  • Fazer uma fraca pesquisa de palavras-chave

    As palavras-chave (keywords) são os termos que permitem identificar os utilizadores que estão mais propícios a interagir com determinada campanha. As palavras-chave têm uma relação direta com a forma como os utilizadores realizam as pesquisas no motor de busca do Google e, por este motivo, é fundamental que sejam estudadas e utilizadas em favor da campanha.

    É fulcral entender quais são os termos de pesquisa que são utilizados por potenciais consumidores de um determinado produto ou serviço e, para isso, há diversas ferramentas que podem ser utilizadas. A Google tem a sua própria ferramenta, a Google Keyword Planner, que apresenta, entre outros, os resultados médios de pesquisas mensais efetuadas no Google, por keyword.

  • Criar apenas uma variação de anúncio

    O objetivo de criar várias variações de anúncios é testar e perceber qual a que tem uma maior eficácia no público-alvo. Ainda que seja utilizado o mesmo título, por exemplo, variar o conteúdo do anúncio vai permitir perceber qual das variações tem uma maior taxa de conversão.

    Após a realização de testes, será possível perceber qual a variação do anúncio que teve mais sucesso diante dos utilizadores e porquê. Este é um processo contínuo que não deve ser deixado de parte. Desta maneira, optar pela criação de apenas um anúncio pode fazer com que não sejam potenciados os resultados que poderia alcançar.

  • Não negativar Keywords

    Um dos pontos chave para uma campanha bastante segmentada é escolher o que se pretende negativar. Ao selecionar palavras-chave negativas para campanhas de pesquisa, deve procurar termos de pesquisa que os utilizadores estão a pesquisar que não estão relacionadas com o produto ou serviço da empresa e o seu anúncio está a aparecer. Não negativar Keywords vai fazer com que, por exemplo, um anúncio de “roupa de homem” vá aparecer a quem pesquisa “roupa de mulher”.

  • Escolher o tipo de objetivo errado no Google Ads

    Os formatos de anúncios que o Google Ads tem disponíveis devem ser escolhidos consoante o tipo de campanha e o objetivo da mesma, isto porque cada formato de anúncio tem as suas próprias vantagens. Ou seja, o objetivo que selecionar deve estar alinhado com o ponto principal que pretende atingir com a sua campanha, por exemplo, Vendas ou Tráfego do Website.

  • Anunciar no Google Ads produtos que não existem

    É importante evitar fazer anúncios de produtos que não estão disponíveis ou que já não existem, uma vez que pode causar frustração nos utilizadores e afastar possíveis compradores.

  • Direcionar apenas para a homepage do website

    Quando se está a anunciar um produto, é importante direcionar o utilizador para a página do produto e não para a homepage. Processos demorados e complicados acabam por afastar possíveis compradores, pelo que é fundamental que o utilizador seja automaticamente levado para onde pretende ir.

Utilizar o Google Ads é uma mais valia para a criação de campanhas eficientes de Marketing Digital para a sua marca. Tendo em conta todos os benefícios apresentados, não aproveitar esta plataforma de uma maneira estratégica é um erro. Caso tenha dúvidas, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de o ajudar.

Partilhe este artigo:

Categories: Google ADS