7 Dicas para criar um Lead Magnet de sucesso

Utilizar um lead magnet é uma maneira fácil de atrair mais clientes e aumentar as conversões para a sua empresa.

Utilizar um lead magnet é uma maneira fácil de atrair mais clientes e aumentar as conversões para a sua empresa. Impulsione o seu negócio, descubra como pode criar um lead magnet de sucesso.

Hoje em dia, adquirir e reter clientes na Internet pode ser um desafio intimidante para qualquer empresa. Como o consumidor moderno tem acesso a uma internet cheia de informação, é difícil manter a sua atenção e convencê-lo a escolher a sua empresa em vez da concorrência. Felizmente, existe uma maneira de manter esses usuários no seu website, ganhar a sua confiança e aumentar as conversões gerais. A resposta é simples: use um lead magnet. Comece a expandir o seu negócio hoje e descubra as nossas 7 dicas para criar um lead magnet de sucesso.

O objetivo de usar um lead magnet é solicitar a informação de contato dos seus potenciais clientes. Para adquirir e reter essa informação, é importante pôr um formulário de contato em conjunto com uma oferta dada pela sua empresa para obter novos contactos. Esta estratégia irá ajudá-lo a destacar-se na multitude de negócios online e dará acesso às informações que precisa para formar conexões mais profundas com clientes antigos e novos.

O que é um Lead Magnet?

Um lead magnet é uma oferta especial que é feita aos clientes, como um desconto ou recurso, em troca de informação de contato, como o nome, email e número de telefone. Obviamente, uma oferta parece benéfica por parte do consumidor, mas como é que a informação de contacto pode beneficiar o seu negócio?

Para adquirir novos clientes online com sucesso e aumentar as conversões, é importante construir uma lista que contém as informações de contato dos clientes existentes e potenciais. Quando se usa um lead magnet, o visitante da página é incentivado a fornecer o seu contacto (nome, email, telefone) em troca de uma oferta especial feita pela empresa. Por isso, é muito importante usar um formulário de contato e requerer que o consumidor coloque o seu email antes de receber a oferta. Essa informação valiosa de contato pode ser usada para comunicar no futuro com o potencial cliente através de email marketing. Adicionalmente, um lead magnet pode aumentar as conversões ao incentivar o potencial cliente a fazer compras ou interagir com o seu website.

7 Dicas para criar um Lead Magnet de sucesso

Agora que conhece os princípios básicos de como criar um lead magnet, é a hora de descobrir como torná-lo num lead magnet bem sucedido. Existem inúmeras maneiras diferentes de recorrer a lead magnets ao seu favor, por isso reunimos uma lista de 7 dicas para ajudá-lo a criar o lead magnet perfeito para o seu negócio.

  • Manter os lead magnets direcionados

    Em primeiro lugar, ao criar um lead magnet para a sua empresa, este tem que ser relevante para seu público-alvo. Por exemplo, se estiver a lançar um curso, workshop ou ebook gratuito, o conteúdo em questão deve fornecer valor aos clientes que gostaria de ter na sua empresa. Quando os seus lead magnets são feitos para atrair o seu público-alvo, os leads gerados têm mais probabilidade de resultar em conversões futuras.

  • Fornecer a oferta imediatamente

    Com a quantidade elevada de conteúdo disponível na Internet, os utilizadores tendem a ter períodos curtos de atenção e não estão interessados ​​em esperar por um conteúdo pelo qual acabarão por se esquecer ou perder o interesse. É por isso que é tão importante que os lead magnets sejam entregues imediatamente. Para fazer isso, certifique-se que o cliente possa aceder à oferta e usá-la online ou por email no momento em que o formulário é preenchido.

    Além disso, os seus lead magnets devem ser fáceis de usar, para que o seu potencial cliente não tenha dificuldades em obter o máximo valor no menor espaço de tempo. Assim, dar aos visitantes acesso rápido e fácil a conteúdo útil criará uma primeira impressão positiva da sua empresa e irá preparar o terreno para a futura fidelização

  • Usar o elemento de escassez

    As pessoas dão mais valor a coisas escassas do que às abundantes. Para usar esse princípio a favor da sua empresa, ao criar um lead magnet, deve limitar a disponibilidade de oferta. Existem duas maneiras simples de tornar a sua oferta exclusiva: tempo limitado e quantidade limitada. Desta maneira, quando uma oferta está disponível apenas por um período de tempo específico, torna-se urgente obter a oferta antes que esta acabe.

Captar mais leads
  • Oferecer pacotes agrupados

    Qualquer empresa tem a capacidade de oferecer prémios gratuitos aos visitantes em troca de um email, por isso é tão importante oferecer algo único que adicione valor ao seu público. Uma maneira de fazer isso é distribuir um pacote de ofertas aos clientes em troca do seu email, em vez de apenas uma oferta. Quando se trata de ofertas, os utilizadores não conseguem resistir, então oferecer vários recursos gratuitos aumentará a atratividade da oferta ainda mais.

  • Criar um menu de opções

    Em vez de oferecer apenas uma escolha aos potenciais clientes e perguntar “deseja isso ou não”, tente fornecer um menu de opções de seleção, ao perguntar: “qual destas opções gostaria?” Fornecer um menu de ofertas aos seus potenciais clientes traz vários benefícios para a sua empresa e é uma tática que deve considerar ao criar o seu lead magnet.

    Em 1º lugar, um menu cria a sensação de que o usuário é obrigado a selecionar uma das ofertas, e com isso fornecer os seus contactos. Em 2º lugar, um menu permite que a sua empresa segmente os que responderam em diferentes públicos. Além disso, criar ofertas diferentes que atraiam vários tipos de clientes permitirá que classifique a sua lista de contatos em grupos diferentes. Assim, a sua empresa terá a oportunidade de alcançar esses leads com mensagens e promoções que correspondem aos seus interesses. Isso resultará numa taxa de conversão mais alta no futuro, pois pode anunciar os produtos certos para o grupo ideal de pessoas.

  • Oferecer uma versão de teste ou modelo de produto

    Permitir que as pessoas experimentem o seu produto ou uma versão diferente do seu produto, por um tempo limitado é uma maneira de gerar novos leads. Do lado do consumidor, o uso de uma versão de teste do seu produto aumenta o interesse e a confiança na sua marca, o que os torna mais propensos a se converterem aos produtos da sua empresa.

  • Ofertas diferentes para diferentes estágios do processo de compra

    Para incentivar um cliente a concluir o processo de compra e se tornar num cliente recorrente, é importante manter o público interessado em cada passo do processo. Uma maneira de conseguir isso é criar diferentes lead magnets para os usuários em cada estágio da jornada do cliente.

    Por exemplo, para novos usuários que visitam o site, é aconselhável oferecer algo informativo ou que os incentive a começar a explorar. Para um usuário que visualizou vários itens e está a começar a construir um carrinho de compras, pode ser uma boa ideia oferecer um pequeno código de desconto para inspirá-los a concluir a compra. Depois de o usuário comprar os produtos, pode oferecer um tutorial ou manual de usuário gratuito para qualquer um dos produtos que comprou.

    É importante construir um relacionamento mais próximo com os seus clientes, pode seguir o usuário durante o seu processo de compra e mostrar que a sua empresa se preocupa com as suas necessidades. Adicionalmente, isso permite obter informações de contato e aumentar a taxa de conversão geral.

Em resumo, um lead magnet é uma ferramenta útil que a sua empresa pode usar para gerar mais leads e envolve uma oferta feita pela sua empresa em troca de informação de contato de potenciais clientes. Para criar um lead magnet, é necessário tomar vários passos, desde definir o seu público alvo ao criar um formulário de contacto com a oferta no seu website. Um dos passos mais importantes é escolher um lead magnet efectivo, e para fazer isso se pode usar as 7 dicas para criar um lead magnet de sucesso.

Agora que conhece melhor algumas dicas para criar um lead magnet de sucesso, está na hora de criar o seu próprio para começar a construir a sua lista de contatos. Com um pouco de tempo e esforço, vai aumentar as suas conversões e aumentar a sua base de clientes. Como sempre, se tiver qualquer dúvida, os profissionais qualificados da Blue Bolt estão aqui para ajudar.