O conteúdo interativo sempre foi um género de conteúdo que atrai o ser humano, muito devido pelo facto de a pessoa que interage ter o poder de decisão e interação perante o certo tipo de conteúdo (seja uma publicação nas redes sociais ou seja num website de alguma empresa) como também as vantagens que este tipo de conteúdo traz para as agências de marketing e profissionais de marketing!

O Que é Conteúdo Interativo?

Antes de começarmos a explicar a importância do conteúdo interativo para a diferenciação e a lucratividade das agências de marketing, devemos introduzir primeiro em que consiste o conteúdo interativo! 

Como o próprio nome indica, conteúdo interativo é um tipo de conteúdo que permite a interação dos usuários que visualizam esse conteúdo, exemplos disso são nas histórias do Instagram/ Facebook que introduziram na personalização das histórias e posts vários tipos de ferramentas interativas como sondagens, questionários, perguntas, introdução de links, entre muitos outros para a realização de memes, gifs etc.
Se o conteúdo for muito dinâmico e interativo, mais interesse as pessoas vão obter ao interagir com ele.


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Foi comprovado, a partir de uma pesquisa da MediaFly realizada entre os anos de 2020 e 2022, que 94% dos clientes que investiram em conteúdo interativo tiveram um maior aumento de visualizações com conteúdo interativo do que com conteúdo passivo, deixando assim uma grande marca no que toca à importância das agências de marketing fazerem conteúdo interativo.

Porque é que o Conteúdo Interativo Aumenta Tanto as Visualizações de uma Agência?

Mesmo que numa agência de marketing seja sempre importante ter conteúdo passivo, muitas vezes ligado a conteúdo educativo e informativo, o que prende mais um usuário a ficar num website ou uma conta numa rede social é o conteúdo interativo!

As razões que fazem com que o usuário fique retido com o conteúdo interativo são, por exemplo:

– Retém a atenção do usuário, devido à quantidade de tempo que os usuários permanecem na página para interagir com o conteúdo, isto é, se for bem planeado e executado pelos marketeers responsáveis.

– Gamificação, que faz com que os usuários consigam obter uma experiência diferenciada com o tipo de conteúdo, fazendo-os sentir mais engajados e inspirados em a interagir, com possibilidades de poderem obter prémios, rankings entre muitas outras coisas, deixando assim o ambiente de interação mais divertido e descontraído para os usuários. Para quem não sabe o que é a gamificação é uma estratégia de marketing digital que consiste na utilização de técnicas e elementos muitas vezes retirados de videojogos para reter os utilizadores mais tempo num certo tipo de conteúdo!

– Oferece uma experiência única com a oportunidade dos usuários interagirem com o conteúdo que eles gostam ou apoiam, coisa que não é possível fazer com agências que só publicam conteúdo passivo.

– Possibilita os usuários construírem uma relação com a agência, devido à possibilidade de interação nas publicações, dando a perceber o tipo de clientes que a agência atinge!

Qual é o Principal Motivo Que Faz Com Que o Conteúdo Interativo Lucre Assim Tanto? 

Não só o conteúdo interativo se tornou mais acessível, como também o conteúdo interativo dá mais lucratividade às agências devido à falta de necessidade de programadores para criar conteúdos interativos, reduzindo assim a quantidade de investimentos necessários para a produção de conteúdo e aumenta a margem de lucro de uma agência!

Este processo oferece assim uma situação Win-Win para um marketing B2C, resultando assim em maiores taxas de conversão, maior variedade de conteúdos disponíveis e mais agilidade na publicação de conteúdos.

Em conclusão, conseguimos averiguar que o conteúdo interativo não é uma estratégia de marketing recente mas que hoje em dia é uma estratégia muito eficaz no que toca ao aumento do engajamento e a retenção dos usuários num website ou numa conta de uma rede social que publique certos tipos de conteúdo que interessa aos usuários, demonstrando assim que as agências que usufruem deste tipo de conteúdo terão poucas chances de conseguirem suceder no mundo do marketing e fazer com que a sua marca ganhe mais notoriedade!

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Categories: Estratégia