Como usar Gatilhos mentais na sua comunicação?
Os gatilhos mentais são um conceito da psicologia muito importante para compreender a mente dos consumidores. A sua utilização nas estratégias de marketing digital é fundamental para o sucesso do seu negócio, fique a par de como usar gatilhos mentais na sua comunicação para influenciar os potenciais clientes.
O marketing digital utiliza várias estratégias para gerar leads e alcançar a fidelização dos clientes. Uma das técnicas utilizadas são os gatilhos mentais, que integram a área da psicologia e são a base para o sucesso do seu negócio. Deste modo, é crucial conhecer e compreender os seus clientes e a forma como os podem influenciar. Ao compreender como se move a mente dos consumidores e as ferramentas a utilizar, a empresa terá influência na tomada das decisões de compra. Para isto, será necessário utilizar gatilhos mentais na sua comunicação.
As empresas utilizam os gatilhos mentais nas suas estratégias de marketing para persuadir os seus clientes, não só a fazer negócio, mas também para aumentar as taxas de conversão e fidelizar os clientes. A função principal dos gatilhos mentais é gerar estímulos, que proporcionem experiências positivas nos consumidores para que a tomada de decisão de compra se torne cada vez mais rápida e intuitiva.
O que são gatilhos mentais?
Segundo Robert Cialdini , os gatilhos mentais são uma técnica de persuasão de vendas com muita utilidade para elaborar atalhos no processo de decisão de compra. São estímulos psicológicos utilizados pelos profissionais de marketing para acionar a necessidade de ação de quem recebe a mensagem. Esses mesmos estímulos são captados e compreendidos em contextos sociais e emocionais.
A base está em saber como funciona a mente do consumidor e como o pode influenciar na hora da compra. O objetivo é que o cérebro automatize as ações, de modo que seja cada vez mais fácil lidar com escolhas complexas. Resumindo, os gatilhos mentais são aptidões da natureza humana que podem simplificar a tomada de decisões.
Do inconsciente fazem parte os pensamentos, sentimentos e impulsos que adquirimos da experiência de vida, logo as decisões são individuais e dependentes dessa mesma experiência, assim como a cultura, as nossas relações sociais e até mesmo as necessidades básicas do ser humano.
Os gatilhos emocionais filtram comportamentos e ações, que nos orientam com mais facilidade consoante as necessidades que temos. Deste modo, o trabalho de reflexão é mais curto antes da tomada de decisão. As nossas emoções são responsáveis pelos nossos comportamentos e decisões.
Como funcionam os gatilhos mentais?
A área do marketing estuda o comportamento do consumidor, para que as empresas consigam conhecer e perceber o seu tipo de público-alvo e o que os motiva no processo de decisão de comprar. Este estudo é muito importante para conceber abordagens congruentes com a jornada de compra que percorrem. Neste seguimento, o neuromarketing auxilia o estudo do comportamento do consumidor pois é através dele que é possível conhecer os gostos, preferências e necessidades dos clientes. É também no neuromarketing que se investiga o inconsciente da mente do consumidor.
Assim, os gatilhos mentais são utilizados na área do marketing como uma técnica de comunicação de persuasão com ética e responsabilidade, tendo o cuidado de não exagerar ou enganar nas abordagens. É essencial promover uma experiência positiva ao consumidor, que a associe a sentimentos bons, para que as estratégias sejam bem-sucedidas e façam o seu público-alvo aproximar-se da marca.
Os gatilhos mentais são ativados pelos 5 sentidos do corpo humano, dos quais o marketing utiliza como recurso, como por exemplo, a audição e a visão, que podem influenciar as nossas ações.
As vendas Business-to-Business (B2B) são um exemplo onde são usados os gatilhos mentais, devido a serem vendas em que as negociações são demoradas e complexas. Existem metas e objetivos a serem cumpridos e uma série de aspetos que precisam de ser conciliados entre ambas as empresas.
7 gatilhos mentais para aplicar na estratégia da sua empresa
Para que a estratégia de marketing da sua empresa seja eficaz, iremos analisar os 7 gatilhos mentais mais usados e ver a forma como atuam na ação e no pensamento, sem que o consumidor se perceba.
Os profissionais de marketing utilizam os gatilhos mentais como uma ferramenta psicológica para promover as vendas e aumentar o consumo dos produtos ou serviços da empresa. Contudo as estratégias são desenhadas para atingir o máximo de pessoas possível, de forma positiva, através de uma motivação. Para isso, é necessário atrair consumidores por via de estímulos que os possam influenciá-los a formar uma imagem positiva dos produtos e da marca, para intervir diretamente nas decisões de compra.
Para que o seu negócio tenha sucesso, é necessário estudar os gatilhos mentais e o modo como devem ser implementados na estratégia de marketing da sua empresa. Caso tenha alguma questão após a leitura deste artigo, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar a entender a utilização dos gatilhos mentais.