Como gerar medir e converter leads

Como gerar, medir e converter leads

Com o mercado em constante evolução e a tecnologia a possibilitar negócios que sem ela não seriam possíveis, os consumidores têm cada vez mais opções para realizar uma compra, ponderando antes de tomar qualquer ação. Saiba como conseguir novos contactos, como medir a evolução e como converter os seus leads em clientes.

Muitas vezes os consumidores entram em websites apenas por curiosidade de ver algum produto, se conseguir um contacto, ganhou um lead. Quando bem trabalhados, os leads podem tornar-se consumidores assíduos de uma marca, e potenciar o seu negócio, por isso neste artigo explicamos-lhe como pode gerar, medir e converter leads.

A captação de novos clientes é bastante importante para uma empresa, uma forma de o fazer será através dos leads, que são pessoas que já mostraram interesse no seu produto ou serviço, utilizando estratégias para que estes comprem o seu produto, tornando-se clientes da sua marca.

O que é um lead?

Um lead não é nada mais, nada menos do que um potencial cliente para o seu negócio. Uma pessoa que ainda não comprou, mas mostrou interesse em fazê-lo. Ao mostrar o seu interesse, deixou algum tipo de contacto com a empresa (como, por exemplo, o e-mail).  Assim, esta pessoa ficou ao alcance da empresa que poderá ir “atrás” dele através da utilização de uma estratégia de Inbound Marketing

No entanto, nem sempre os leads estão prontos para fazer uma compra, e é aqui que entram os leads qualificados.

Leads qualificados

Os leads qualificados são leads que demonstram um maior interesse em adquirir um produto, interagindo propositadamente com a marca. Assim, os leads qualificados têm uma maior probabilidade de fazer uma compra e tornarem-se clientes.

Gerar leads 

Para capturar leads tem de ser criada uma estratégia para esse objetivo, há diversas opções de coisas a fazer, como por exemplo: ações de SEO; produção de conteúdo relevante para o público; formulários no website; criação de anúncios nas redes sociais; pop-ups; entre outros.

Independentemente da estratégia que decida usar, terá de ter em conta alguns fatores fundamentais para gerar leads. A estratégia deve estar dirigida ao público-alvo e ao seu comportamento, os formatos devem ser pensados de forma a serem mais eficazes e eficientes, devem ser criativos, para captar a atenção e dever ter um elemento possível de identificar pessoas verdadeiramente interessadas. 

Como medir os leads 

Para medir os leads, temos de perceber como é que a pessoa fez a sua jornada de compra e como é que evoluiu a relação entre lead e negócio. Isto pode ser feito através de diferentes métricas, como é o caso da taxa de conversão, que no caso de Leads é feita dividindo o número de leads pela audiência que foi atingida; o custo por Lead ou o número de leads por venda. 

Como converter leads

Tal como na geração de leads, a conversão também passa pela criação de uma estratégia, para estabelecer uma boa estratégia deve começar por conhecer a sua persona e o seu funil de conversão e tê-lo sempre em mente. Nem todos os leads chegarão a fazer efetivamente uma compra, é necessário perceber quem são as pessoas com maior interesse, os leads qualificados.  

A sua estratégia de conversão poderá passar por diferentes coisas, por exemplo, a utilização do e-mail marketing para dar mais informações ao lead, fazendo com que este se sinta mais seguro em realizar a compra; a criação de conteúdo personalizado em função da necessidade que o seu produto ou serviço iria satisfazer ao lead; a utilização de Call To Action atrativas e diretas; o acompanhamento contínuo do lead, para que este se recorde da sua marca e para que consiga perceber em que fase está o seu lead.

Se necessita de uma estratégia para a captação de leads, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar.

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