Como funciona o algoritmo do Google?

Não sabe como funciona o algoritmo do Google. Desvende alguns truques no nosso artigo

Perceber e entender o algoritmo do Google é uma tarefa difícil. Porquê que aquele website aparece nos 1º resultados e o meu não? Entenda como funciona o algoritmo do Google para tirar o melhor partido.

A Web que conhecemos nos dias de hoje, nem sempre foi tão extensa e complexa como o é. Ao observarmos posteriormente um pouco da sua evolução, iremos falar também sobre o maior motor de pesquisa na atualidade. Google é sinônimo de maior motor de pesquisa, isto porque o mesmo gere em média 94% de todo o tráfego orgânico presente na web, onde de seguida será  explicado como funciona o algoritmo do Google. 

Desde há muitos anos que a era digital tem se expandido mundo fora, ano após ano a chegada de novos utilizadores era garantida. Outrora, a web recebeu o seu grande Boom na década de 90, quando várias entidades se aperceberam do possível e rentável gasto financeiro que “aquela inovação” iria proporcionar. Em 2003 apenas 600 milhões de utilizadores, estavam ligados à Internet, passado 4 anos, este número aproximou-se de 1 bilhão e 20 milhões de utilizadores conectados com a Internet.

Posteriormente, com o intuito de auxiliar a chegada de mais utilizadores à web, criaram-se os chamados “motores de pesquisa”, com a preocupação de organizar e entregar a máxima informação relevante e pertinente ao utilizador de forma rápida e orgânica. 

Como funciona o Algoritmo do Google?

Em primeiro lugar é necessário perceber-se, o que é o algoritmo do Google? O algoritmo do Google é um conjunto de operações que acontecem no interior do software do Google, com o intuito de encontrar os melhores e mais rápidos possíveis resultados para os utilizadores. Utilizando estratégias que foram evoluindo com o passar dos anos, e com a existência de inúmeras atualizações que o algoritmo sofreu.

O Algoritmo do Google não é fácil de se entender, sendo mesmo um dos grandes desafios de SEO. O Algoritmo do Google é considerado tão complexo, que tem em consideração mais de 200 fatores de ranqueamento, para definir qual a relevância da pesquisa e a sua colocação na página de resultados orgânicos.

De forma a perceber como funciona o Algoritmo é imprescindível entender as suas etapas: A primeira etapa é composta pelo rastreamento, onde o Google utiliza um conjunto de robôs, com o nome de Googlebot, que em conjunto realizam um rastreamento na web, procurando por páginas e websites. Este rastreamento tem o objetivo de analisar todas as páginas existentes, bem como o seu conteúdo, “guardando” nos seus servidores todos os URLs, bem como as imagens existentes nos mesmos.

A segunda etapa tem o nome de indexação, em que após o rastreamento, as URLs são organizadas no motor de pesquisa, consoante o seu conteúdo para que possam facilmente serem encontradas pelos utilizadores. O endereço URL é muito importante para o utilizador, pois auxilia o mesmo a perceber o conteúdo fulcral do website, e de certa forma posiciona a sua página de acordo com as palavras-chave incluídas no endereço URL.

Por fim, a última etapa chama-se ranqueamento, sendo a etapa onde o algoritmo do Google começa. O objetivo desta etapa é posicionar por ordem os links mais importantes para o utilizador. Por isso, quanto mais perto do topo da página um website estiver, mais relevante será para o utilizador. 

Segundo o próprio motor de pesquisa Google explica  que o seu funcionamento foi um processo trabalhoso, sempre com o intuito de garantir os melhores resultados aos utilizadores. Neste vídeo foi também explicado o porquê de se criar tantas atualizações, para colmatar o Black Hat, um dos maiores rivais do Algoritmo do Google. 

O que é o Black Hat?

Com a existência de uma era digital cada vez mais competitiva, muitos são aqueles que desejam resultados rápidos no seu website. E daí surgem estratégias que apesar de não serem as mais eficientes ao nível de desempenho e qualidade a longo prazo, auxiliam vários websites a garantirem objetivos rápidos.

De forma a que um website consiga atingir mais visibilidade e cliques, utilizam-se um conjunto de estratégias, com o intuito de melhorar a classificação do website aos “olhos” do Google, de uma forma eticamente duvidosa. Estratégias como Cloacking (Camuflagem), Keyword Stuffing (Muitas Palavras-Chave) e Spam, são as principais e mais rápidas formas de realizar Black Hat.

Basicamente, as estratégias conhecidas como Black Hat, não estão presentes no ADN do Algoritmo do Google, pois o mesmo recomenda sempre conteúdo relevante e a melhor experiência possível ao utilizador. Estas estratégias têm como único objetivo, colocar o website no topo da página a qualquer custo, sem ter a preocupação de garantir a melhor informação ao consumidor.

De forma, a garantir uma melhor experiência ao utilizador, o Algoritmo do Google, foi ano após ano tornar-se mais complexo, com o intuito de não ser tão simples a utilização do Black Hat. Desta forma, o principal objetivo e foco do Algoritmo do Google é “descobrir, entender e organizar todo o conteúdo da internet, a fim de entregar as melhores respostas para as pesquisas dos usuários”.

Atualizações do Algoritmo do Google

Desde a sua existência que o Algoritmo do Google tem sofrido atualizações sempre com o mesmo intuito – melhorar a experiência do utilizador, fornecendo a melhor informação possível. De seguida, organizamos uma lista com as principais atualizações do Algoritmo do Google para entender quais foram as modificações ao longo dos anos.

  • Panda (2011)

    Esta atualização foi a primeira e teve um impacto em cerca de 12% dos resultados. Com esta atualização o Algoritmo do Google pretendia “penalizar” websites que realizavam por exemplo: Keyword Stuffing, conteúdo copiado, pouco ou até mesmo nenhum conteúdo.

  • Penguin (2012)

    Em 2012, é lançada uma nova atualização muito parecida à anterior, só que mais aprimorada, que logo nos primeiros dias afetou cerca de 3% dos resultados. Qualquer website que não ia ao encontro do ADN do Algoritmo era punido.

  • Hummingbird (2013)

    Hummingbird, foi a atualização que teve como objetivo melhorar os resultados do motor de pesquisa em vez de penalizar websites. Ou seja, com esta atualização começou a existir a chamada “ Semântica de busca”, com a utilização de sinônimos para auxiliar a maior e melhor entrega de resultados possíveis para o utilizador.

  • Pigeon (2014)

    Esta atualização, teve como principal objetivo melhorar fortemente a pesquisa e localização do utilizador. Assim, ao pesquisar-se por algo, os resultados no topo da página exibiam conteúdo próximo do utilizador conforme a sua localização. 

  • Mobilegeddon (2015)

    Uma das mais importantes atualizações, em 2015, tinha o intuito de melhorar a experiência do utilizador em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Os websites considerados “mobile-friendly”, começaram a ser mais importantes nos resultados do motor de pesquisa Google.

  • Bert (2019)

    Em 2019, é lançada a última atualização até ao momento, do Algoritmo do Google, que visava auxiliar o motor de pesquisa a procurar a informação exata para o utilizador. Para tal foi criado um sistema de inteligência artificial que, de certa forma, ajudava o Google a entender a pesquisa do utilizador, mesmo que a pesquisa nunca tenha sido feita ou até mesmo o utilizador não use as palavras mais adequadas para descrever a sua pesquisa.

Em suma, o funcionamento do Algoritmo do Google nem sempre foi tão complexo como o é nos dias de hoje. A grande intenção da existência de atualizações, será sempre melhorar a experiência digital do utilizador. Não se esqueça, a qualidade do conteúdo é também muito importante para os motores de pesquisa, sendo que o Google dá prioridade e relevância ao conteúdo que após ser analisado, seja o máximo esclarecedor possível para o utilizador. Embora, não seja um fator de importância, se o texto é longo ou pequeno, é recomendável que não seja demasiado pequeno.

Se considera que após a leitura deste artigo, necessita de ajuda para posicionar o seu website no motor de pesquisa, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar. Tenha sempre em mente, que a otimização do seu website é fulcral para o bom desempenho do seu negócio.

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Categories: Estratégia, SEO, Website