Como funciona o algoritmo do Google?

Como funciona o algoritmo do Google?

Perceber e entender o algoritmo do Google é uma tarefa difícil. Porquê que aquele website aparece nos 1º resultados e o meu não? Entenda como funciona o algoritmo do Google para tirar o melhor partido.

A Web que conhecemos nos dias de hoje, nem sempre foi tão extensa e complexa como o é. Ao observarmos posteriormente um pouco da sua evolução, iremos falar também sobre o maior motor de pesquisa na atualidade. Google é sinônimo de maior motor de pesquisa, isto porque o mesmo gere em média 94% de todo o tráfego orgânico presente na web, onde de seguida será  explicado como funciona o algoritmo do Google. 

Desde há muitos anos que a era digital tem se expandido mundo fora, ano após ano a chegada de novos utilizadores era garantida. Outrora, a web recebeu o seu grande Boom na década de 90, quando várias entidades se aperceberam do possível e rentável gasto financeiro que “aquela inovação” iria proporcionar. Em 2003 apenas 600 milhões de utilizadores, estavam ligados à Internet, passado 4 anos, este número aproximou-se de 1 bilhão e 20 milhões de utilizadores conectados com a Internet.

Posteriormente, com o intuito de auxiliar a chegada de mais utilizadores à web, criaram-se os chamados “motores de pesquisa”, com a preocupação de organizar e entregar a máxima informação relevante e pertinente ao utilizador de forma rápida e orgânica. 

Como funciona o Algoritmo do Google?

Em primeiro lugar é necessário perceber-se, o que é o algoritmo do Google? O algoritmo do Google é um conjunto de operações que acontecem no interior do software do Google, com o intuito de encontrar os melhores e mais rápidos possíveis resultados para os utilizadores. Utilizando estratégias que foram evoluindo com o passar dos anos, e com a existência de inúmeras atualizações que o algoritmo sofreu.

O Algoritmo do Google não é fácil de se entender, sendo mesmo um dos grandes desafios de SEO. O Algoritmo do Google é considerado tão complexo, que tem em consideração mais de 200 fatores de ranqueamento, para definir qual a relevância da pesquisa e a sua colocação na página de resultados orgânicos.

De forma a perceber como funciona o Algoritmo é imprescindível entender as suas etapas: A primeira etapa é composta pelo rastreamento, onde o Google utiliza um conjunto de robôs, com o nome de Googlebot, que em conjunto realizam um rastreamento na web, procurando por páginas e websites. Este rastreamento tem o objetivo de analisar todas as páginas existentes, bem como o seu conteúdo, “guardando” nos seus servidores todos os URLs, bem como as imagens existentes nos mesmos.

A segunda etapa tem o nome de indexação, em que após o rastreamento, as URLs são organizadas no motor de pesquisa, consoante o seu conteúdo para que possam facilmente serem encontradas pelos utilizadores. O endereço URL é muito importante para o utilizador, pois auxilia o mesmo a perceber o conteúdo fulcral do website, e de certa forma posiciona a sua página de acordo com as palavras-chave incluídas no endereço URL.

Por fim, a última etapa chama-se ranqueamento, sendo a etapa onde o algoritmo do Google começa. O objetivo desta etapa é posicionar por ordem os links mais importantes para o utilizador. Por isso, quanto mais perto do topo da página um website estiver, mais relevante será para o utilizador. 

Segundo o próprio motor de pesquisa Google explica  que o seu funcionamento foi um processo trabalhoso, sempre com o intuito de garantir os melhores resultados aos utilizadores. Neste vídeo foi também explicado o porquê de se criar tantas atualizações, para colmatar o Black Hat, um dos maiores rivais do Algoritmo do Google. 

O que é o Black Hat?

Com a existência de uma era digital cada vez mais competitiva, muitos são aqueles que desejam resultados rápidos no seu website. E daí surgem estratégias que apesar de não serem as mais eficientes ao nível de desempenho e qualidade a longo prazo, auxiliam vários websites a garantirem objetivos rápidos.

De forma a que um website consiga atingir mais visibilidade e cliques, utilizam-se um conjunto de estratégias, com o intuito de melhorar a classificação do website aos “olhos” do Google, de uma forma eticamente duvidosa. Estratégias como Cloacking (Camuflagem), Keyword Stuffing (Muitas Palavras-Chave) e Spam, são as principais e mais rápidas formas de realizar Black Hat.

Basicamente, as estratégias conhecidas como Black Hat, não estão presentes no ADN do Algoritmo do Google, pois o mesmo recomenda sempre conteúdo relevante e a melhor experiência possível ao utilizador. Estas estratégias têm como único objetivo, colocar o website no topo da página a qualquer custo, sem ter a preocupação de garantir a melhor informação ao consumidor.

De forma, a garantir uma melhor experiência ao utilizador, o Algoritmo do Google, foi ano após ano tornar-se mais complexo, com o intuito de não ser tão simples a utilização do Black Hat. Desta forma, o principal objetivo e foco do Algoritmo do Google é “descobrir, entender e organizar todo o conteúdo da internet, a fim de entregar as melhores respostas para as pesquisas dos usuários”.

Atualizações do Algoritmo do Google

Desde a sua existência que o Algoritmo do Google tem sofrido atualizações sempre com o mesmo intuito – melhorar a experiência do utilizador, fornecendo a melhor informação possível. De seguida, organizamos uma lista com as principais atualizações do Algoritmo do Google para entender quais foram as modificações ao longo dos anos.

Panda (2011)

Esta atualização foi a primeira e teve um impacto em cerca de 12% dos resultados. Com esta atualização o Algoritmo do Google pretendia “penalizar” websites que realizavam por exemplo: Keyword Stuffing, conteúdo copiado, pouco ou até mesmo nenhum conteúdo.

Penguin (2012)

Em 2012, é lançada uma nova atualização muito parecida à anterior, só que mais aprimorada, que logo nos primeiros dias afetou cerca de 3% dos resultados. Qualquer website que não ia ao encontro do ADN do Algoritmo era punido.

Hummingbird (2013)

Hummingbird, foi a atualização que teve como objetivo melhorar os resultados do motor de pesquisa em vez de penalizar websites. Ou seja, com esta atualização começou a existir a chamada “ Semântica de busca”, com a utilização de sinônimos para auxiliar a maior e melhor entrega de resultados possíveis para o utilizador.

Pigeon (2014)

Esta atualização, teve como principal objetivo melhorar fortemente a pesquisa e localização do utilizador. Assim, ao pesquisar-se por algo, os resultados no topo da página exibiam conteúdo próximo do utilizador conforme a sua localização. 

Mobilegeddon (2015)

Uma das mais importantes atualizações, em 2015, tinha o intuito de melhorar a experiência do utilizador em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Os websites considerados “mobile-friendly”, começaram a ser mais importantes nos resultados do motor de pesquisa Google.

Bert (2019)

Em 2019, é lançada a última atualização até ao momento, do Algoritmo do Google, que visava auxiliar o motor de pesquisa a procurar a informação exata para o utilizador. Para tal foi criado um sistema de inteligência artificial que, de certa forma, ajudava o Google a entender a pesquisa do utilizador, mesmo que a pesquisa nunca tenha sido feita ou até mesmo o utilizador não use as palavras mais adequadas para descrever a sua pesquisa.

Em suma, o funcionamento do Algoritmo do Google nem sempre foi tão complexo como o é nos dias de hoje. A grande intenção da existência de atualizações, será sempre melhorar a experiência digital do utilizador. Não se esqueça, a qualidade do conteúdo é também muito importante para os motores de pesquisa, sendo que o Google dá prioridade e relevância ao conteúdo que após ser analisado, seja o máximo esclarecedor possível para o utilizador. Embora, não seja um fator de importância, se o texto é longo ou pequeno, é recomendável que não seja demasiado pequeno.

Se considera que após a leitura deste artigo, necessita de ajuda para posicionar o seu website no motor de pesquisa, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar. Tenha sempre em mente, que a otimização do seu website é fulcral para o bom desempenho do seu negócio.