Como fidelizar o cliente à sua marca

Ter um cliente satisfeito não quer dizer que o mesmo vá comprar novamente a sua marca. A fidelização de clientes é uma mais valia para qualquer empresa por isso iremos explicar-lhe como pode fidelizar o cliente à sua marca.

Ter um cliente satisfeito não quer dizer que o mesmo vá comprar novamente a sua marca. A fidelização de clientes é uma mais valia para qualquer empresa, por isso iremos explicar-lhe como pode fidelizar o cliente à sua marca.

A fidelização de clientes acontece quando uma pessoa tem várias experiências positivas com uma marca, e por isso vai manter uma relação de proximidade com a marca. Além disso, o desejo de compra de produtos e serviços daquela empresa vai aumentar também. Para ajudar as empresas neste processo de fidelização, iremos explicar-lhe como pode fidelizar o cliente à sua marca.

A fidelização passa por vários fatores diferentes como: o atendimento, o apoio ao cliente, a resolução de problemas e a entrega do produto ou serviço. Se a sua empresa for capaz de fidelizar um grupo grande de clientes, pode ser o suficiente para manter-se ativa no mercado.

Importância da fidelização

O objetivo principal da fidelização é que um cliente continue a fazer futuras compras na sua empresa. Habitualmente as empresas investem o seu tempo a tentar conquistar novos clientes, no entanto são os clientes habituais que também merecem a sua atenção. Segundo a Brand Keys, as marcas gastam mais tempo a recrutar novos clientes do que a manter os clientes já existentes. 

Fidelizar clientes não é uma tarefa fácil, mas os benefícios que consequentemente, a fidelização traz para uma empresa valem a pena esse esforço. Portanto, os benefícios da fidelização passam pela: 

  • Frequência de compras

    Se um cliente já conhece a sua empresa e confia nela e costuma fazer várias compras na sua empresa é provável que cada vez que lance um produto ou serviço novo, esse cliente seja dos primeiros a adquiri-lo.

  • Estabilidade financeira

    Se a sua empresa tiver uma base de clientes fiéis aos seus produtos e serviços, o consumo e as receitas vão ser previsíveis. Ao contrário de novos clientes, que compram esporadicamente ou ainda estão na fase de experimentar os produtos ou serviços. 

  • Relacionamento com o cliente

    Para fidelizar clientes é necessário que a sua empresa conheça os clientes bem. Conhecer com o que se identificam, saber quais são os desejos e as necessidades, de modo a que estes tenham um atendimento personalizado. E, consequentemente, transformam-se em clientes fiéis. 

Além destes benefícios mencionados acima, um cliente que confia na sua marca vai apresentar uma maior disposição para responder a inquéritos. Não só para ajudá-lo a preparar as próximas estratégias de comunicação da sua empresa, como a escolher futuros produtos ou serviços da sua empresa.

Os clientes que são fidelizados à sua marca tem uma tendência para interagir nas redes sociais e partilharem feedbacks na internet, o que pode ajudar futuros clientes a confiarem facilmente na sua marca. 

A importância das redes sociais na fidelização de clientes 

As redes sociais tem um papel fundamental na fidelização de clientes, pois é nas redes sociais que são criados relacionamentos entre a empresa e os clientes. Atualmente quase todas as empresas estão presentes nas redes sociais. E com o número de utilizadores das redes sociais a aumentar de dia para dia, as empresas têm de se adaptar e usar estes poderosos canais de comunicação a seu favor. 

Como já referimos anteriormente, a fidelização de clientes passa também pelo atendimento ao cliente, e uma mais valia neste campo são os chats. Se um cliente sentir que foi bem esclarecido no chat, no caso de ter uma dúvida ou problema, existe mais probabilidades que venha a comprar de novo na sua empresa. 

As redes sociais fornecem ainda algumas informações sobre os clientes que de outra forma a sua empresa poderia não ter acesso. Pode identificar através das redes sociais, hábitos, comportamentos de compra, necessidades e expectativas que estes tenham. 

Mas como é feita essa recolha de dados? As empresas usam vários métodos na hora de recolherem informações dos seus clientes através das redes sociais, tais como:

  • Questionários: este método é eficaz quando se trata de pesquisas com uma grande proporção
  • Sondagens: são feitas de modo a que o cliente tenha a possibilidade de escolher entre uma opção ou outra.
  • Inquéritos:  estes podem ser de satisfação, pois são muito úteis para avaliar o grau de satisfação dos seus clientes. Assim, a empresa consegue obter opiniões acerca de um determinado produto ou serviço. E, por conseguinte, identificar falhas ou oportunidades que possa melhorar a sua empresa.
Estratégias de marketing que ajudam na fidelização de clientes

Uma das formas mais eficazes de fidelizar clientes é criar estratégias de marketing que tenham em conta todos os pontos de ligação que o cliente tem com a empresa. Estratégias essas que podem ser feitas através do: 

  • Marketing boca a boca

    Os clientes que sejam fiéis à sua marca podem acabar por se tornar nos embaixadores da mesma. Se os seus produtos ou serviços agradarem os clientes estes vão depois partilhar com outras pessoas.

  • Cross Selling

    Consiste na oferta ao cliente de produtos complementares àquele que o cliente está disposto a comprar. A fidelização pode aumentar o seu volume de vendas sem ser necessário atrair novos clientes.

  • Descontos

    Existem vários tipos de descontos que as empresas podem utilizar, tais como: os códigos de desconto, cupões de desconto e programas de pontos. Esta é uma forma de as empresas recompensarem os clientes que fazem várias compras na sua marca. O cliente sente-se valorizado e sabe que depois de realizar uma compra ganha algo em troca. 

Um aspeto que ainda deve ser referido é que deve recolher vários feedbacks de clientes de modo a poder melhorar alguns aspectos da comunicação e da divulgação da sua empresa. Este método além de ajudá-lo a descobrir o que pode melhorar, estreita o relacionamento que tem com os seus clientes, de modo a que estes sintam-se próximos e acabam por se tornar clientes fidelizados.

Esperamos que tenha ficado elucidado do quão relevante é a fidelização e o quanto pode ajudar a sua marca. Não só a nível de notoriedade em relação a outras empresas, como a nível de vendas. Ter clientes fidelizados à sua empresa é ter uma garantia que existem pessoas que vão estar interessadas em contribuir para o seu negócio. Caso ainda tenha dúvidas sobre como pode fidelizar o cliente à sua marca, a Blue Bolt tem profissionais qualificados para o ajudar.

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