Como fazer uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é de extrema importância para a tomada de decisão pois permite ter acesso a informações importantes acerca do mercado, do público-alvo e dos concorrentes, o que permite o desenvolvimento de estratégias eficazes. Aprenda como fazer uma pesquisa de mercado pode ter impactos positivos na sua empresa.

A pesquisa de mercado, tal como o nome indica, refere-se ao processo de estudar o mercado em que o nosso negócio se insere. Os estudos de mercado têm como objetivo não só analisar o mercado e conhecer o público-alvo, como também são úteis para a identificação de oportunidades e ameaças. Para que seja possível a elaboração de um plano de marketing coerente, para o reconhecimento de tendências e, ainda, para a análise dos concorrentes.

Estudar o mercado consiste em recolher e analisar dados e informações essenciais que são preponderantes para a tomada de decisão das estratégias de uma organização. Este processo é de grande importância uma vez que resulta na elaboração de estratégias eficazes que garantem maior vantagem competitiva. 

O que é a pesquisa de mercado

A pesquisa é uma ação fundamental que tem como intuito recolher informação sobre o seu público-alvo, pessoas, consumidores, concorrentes e o segmento de mercado que a empresa opera. Consiste em recolher informação, analisar dados, e apresentar resultados, segundo os quais se devem tomar decisões.

É uma ferramenta essencial para a empresa conhecer o mercado em que se vai inserir, os seus concorrentes diretos e indiretos e, compreender o seu público-alvo e consumidores, e o que estes sentem, desejam e pensam. 

Os estudos de mercado podem ter várias finalidades como: analisar oportunidades e ameaças, testar um novo produto ou serviço, explorar um novo segmento de mercado, tomar decisões em relação a um produto ou serviço, planear uma estratégia de marketing ou melhorar os processos internos da empresa, como por exemplo, os meios de comunicação.

Através de uma pesquisa de mercado obtemos informações essenciais que vão facilitar o processo de tomada de decisão. E, consequentemente, o desenvolvimento de estratégias, independentemente da fase de vida em que a empresa  se encontre.

A importância de estudar o mercado

A melhor forma de reduzir os riscos e explorar as oportunidades de um negócio, seja ele uma ideia ou um projeto já existente, é a pesquisa.  A pesquisa de mercado é uma forma prática e acessível de recolher dados e interpretá-los de forma a criar insights sobre diversos temas, facilitando o processo da tomada de decisão.

Estudar o mercado acarreta benefícios para a empresa tais como:

  • Ao conhecer os nossos concorrentes, tornamos-nos mais competitivos;

  • Ao conhecer os nossos consumidores, podemos perceber quais são as suas necessidades (os seus pain points), e resolvê-las ao tornar os nossos produtos ou serviços a opção ideal;

  • Ao conhecer as tendências podemos entender o comportamento do consumidor e adaptar as nossas estratégias, de forma a que estas se tornem mais eficazes.

Portanto, conhecer o mercado em que a empresa vai estar inserida vai contribuir para o seu sucesso. Uma vez que este processo permite identificar pontos fortes e pontos  fracos, oportunidades e fraquezas no meio em que a organização opera.

A recolha de dados pode ser feita através de diferentes métodos e com mais ou menos detalhe e profundidade. Tudo depende da informação que se pretende obter e da sua complexidade.

Principais tipos de pesquisa

A pesquisa de mercado pode ser feita através de fontes primárias ou fontes secundárias. As fontes primárias referem-se a dados recolhidos especificamente para um determinado estudo. Enquanto que, as fontes secundárias trabalham dados já existentes,  recolhidos por outros investigadores. 

Os dados podem ser de natureza qualitativa, quando se pretende compreender razões ou motivações, ou, de natureza quantitativa, quando o objetivo é quantificar os dados e generalizar os resultados da amostra para a população-alvo.

As principais pesquisas de mercado pretendem averiguar: hábitos de consumo, qualidade do branding, a satisfação dos clientes e/ou dos colaboradores e futuras campanhas promocionais.

Existem também diversos métodos para realizar esta técnica, como entrevistas, avaliações e observações. É de notar que, a metodologia deve ser escolhida tendo em conta os objetivos da pesquisa a ser feita.

Checklist para fazer uma pesquisa de mercado

Fazer uma pesquisa de mercado é uma forma de estudo que pode ser mais simples ou mais complexa consoante o problema em causa e o objetivo a atingir.  Uma pesquisa de mercado deve seguir os seguintes passos:

  • Definição do problema e objetivos;

  • Formulação do plano de investigação;

  • Recolha de dados;
  • Análise de dados;

  • Tomada de decisão.

O primeiro passo deste processo deve ser a definição do problema de investigação e os objetivos que queremos atingir com este estudo. Segue-se o processo de formular o plano de investigação, ou seja definir qual o método de pesquisa que vamos utilizar, escolhendo entre a fonte de informação (primária ou secundária), a natureza dos dados (quantitativa ou qualitativa) e a metodologia de investigação.

Consoante todas as variáveis referidas anteriormente, é feita uma recolha de dados.

Após a recolha, os dados encontrados são analisados. Por fim, através da análise feita é possível obter uma resposta ao problema de pesquisa e consequentemente, tomar uma decisão.

Ferramentas para fazer a pesquisa de mercado 

Hoje em dia podemos ter acesso a diversas ferramentas online para a realização de uma pesquisa de mercado. Abaixo apresentamos algumas ferramentas que podem ajudar no processo de recolha e análise de dados, sejam eles primários ou secundários.

A análise de dados primários pode exigir a construção de questionários e inquéritos, e este pode ser construídos de forma fácil e rápida através de ferramentas como o Google Forms ou o Survey Monkey.

Para melhorar e desenvolver estratégias é importante analisar os consumidores e o seu comportamento, o mercado em que a empresa se insere e as tendências, e ainda, os concorrentes, diretos e indiretos. De forma a obter informações e dados secundários podemos utilizar ferramentas como: o Think With Google, o Public Data, o SEMRush ou o Buzzsumo.

A pesquisa de mercado permite ter acesso a insights sobre o seu público-alvo, o processo de compra dos seus consumidores e os concorrentes da sua empresa, as tendências na indústria e na perspetiva do consumidor.

Compreender estes fatores ajuda a identificar necessidades a resolver, tornar os produtos ou serviços mais apelativos para os consumidores e, consequentemente, aumentar as compras e conversões.

Num mundo onde o mercado está em constante mudança e a exigência dos consumidores é cada vez maior. A informação é valiosa para conhecer e compreender o mercado, público-alvo e concorrentes e, é indispensável para a tomada de decisão e elaboração de planos e estratégias eficazes. Caso tenha dúvidas, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de o ajudar.

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