Como criar conteúdo em tempos de crise

Os tempos de crise não são fáceis. Ao comunicar com os nossos clientes, em alturas mais complicadas, não podemos esquecer que ambos estamos na mesma situação.

Quando vivemos em tempos de crise não nos podemos esquecer que não somos os únicos, que estamos nesta situação mais complicada. Desta forma, comunicar com o público em situações de crise pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas, não se preocupe. Neste artigo vamos simplificar como criar conteúdo em tempos de crise.

Quando uma empresa está presente nas redes sociais, os conteúdos não devem aparecer só de vez em quando. É importante fazer publicações constantemente para comunicar com o seu público. Para que os resultados das redes sociais sejam satisfatórios e resultem, de facto num crescimento de notoriedade, tráfego e aumento de vendas numa empresa, é essencial ter uma estratégia de comunicação delineada e planeada.

Assim, não é por se estar em crise que se deve interromper essa estratégia. Pelo contrário, em tempos de crise é importante marcarmos presença assídua, adaptando a estratégia de comunicação digital ao contexto que se está a passar. Só assim, o público não se esquece da nossa existência e não fica com a ideia que não conseguimos ultrapassar os obstáculos que a crise está a provocar.

Vantagens de comunicar em tempos de crise

De modo a simplificar a informação e torná-la mais explícita, mostraremos as vantagens de criar conteúdo em tempos de crise nos seguintes pontos.

  • Criar conteúdos realistas

    É importante mostrar ao público que a crise também bateu à porta da empresa. No entanto, a postura tem que ser positiva e mostrar a realidade da empresa. É importante que a empresa passe a imagem de segurança, confiança e positividade. Caso contrário, o público ficará ainda mais receoso e com dúvidas sobre a empresa, e se deve ou não continuar a adquirir os seus serviços ou produtos.

  • Criar empatia

    Qualquer empresa é feito de pessoas. São estas pessoas que criam, desenvolvem e consomem produtos todos os dias. Logo, é importante compreender os anseios e necessidade de adaptação da empresa à crise que se está a passar. Para que os seus públicos não fiquem mais angustiados pelo o que a crise poderá provocar. Desta maneira, a ideia não é nem vitimizar a empresa, nem fingir de que está tudo bem, mas igualar-se ao público para criar empatia com o mesmo.

  • Fortalecer os laços

    Nas alturas de crise é importante reforçar laços com o cliente. É essencial e uma preocupação da empresa não esquecer dos seus clientes, é como se fossem parte da equipa. Portanto, os tempos de crise são importantes e uma boa oportunidade de fortalecer a relação com o cliente e fidelizá-lo.

  • Adaptar o conteúdo às necessidades decorrentes da crise

    Tentar arranjar soluções ao produzir conteúdos que ajudem o público a responder às novas necessidades. Se a empresa conseguir ajudar o seu público durante a crise, quando a mesma acabar eles não se vão esquecer.

  • Qualidade em vez de quantidade

    Em tempos de crise as pessoas são constantemente bombardeadas com informação. Desta forma, o conteúdo publicado não deve ser excessivo mas essencial. Tudo aquilo que for publicado, deve ser útil e acrescentar valor.

  • A informação partilhada ser verdadeira

    Em alturas normais já há circulação de muita informação falsa. Em tempos de crise, essa informação aumenta significativamente. Se fizer sentido para a sua empresa, partilhar informação sobre a crise, garanta que está a consultar um local fidedigno.

Importância de comunicar em tempos de crise

Os fatores mencionados acima são essenciais para ter em conta para comunicar e como criar conteúdo em tempos de crise. Tenha em mente, que a comunicação digital da empresa para o cliente é um investimento e não um gasto.

Comunicar em tempos de crise pode ser decisivo tanto para a sobrevivência de uma empresa como para o seu desenvolvimento e crescimento pós-crise. Por isso, não deixe de criar conteúdo em tempos de crise, pois é uma altura que o seu público poderá precisar dos seus serviços ou produtos.

Se considera que depois de ler este artigo, ainda necessita de ajuda, a Blue Bolt tem profissionais qualificados que o poderão ajudar. Tenha presente que a gestão das suas redes sociais é fulcral para ter melhores resultados no seu negócio.

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