Upsell, Downsell e Orde Bumps

Como aumentar as suas vendas online com apenas um click: Upsell, Downsell e Order Bumps

O uso das ferramentas Upsell, Downsell e Order Bumps é imprescindível para o aumento das suas vendas. Geralmente no e-commerce é combinada mais do que uma técnica na tentativa de aumentar o valor do pedido e, por sua vez, maximizar o lucro.

Nos últimos anos, o E-Commerce tem vindo a aumentar exponencialmente devido à entrada de inúmeras empresas no mercado digital. E, como consequência, o meio digital tornou-se extremamente competitivo. Dessa forma, é importante estar a par de todas as estratégias e dicas que poderá pôr em prática para aumentar as suas vendas, como é o caso do Upselling, Downselling e Order Bumps.

Neste artigo, iremos dar-lhe a conhecer um pouco das diferentes estratégias para que possa colocar em prática no seu e-commerce e, assim, ajudar a sua empresa a crescer e a criar valor.

O que é Upselling?

Upselling é uma técnica de vendas que visa persuadir os clientes, não só a comprar uma versão mais cara, atualizada ou premium do produto ou serviço.

O uso da técnica quando é efetuada a alguém que já é seu cliente, ou seja, que já fez uma compra anteriormente, será relativamente mais simples e tem maior probabilidade de ter resultados positivos. Visto que já há uma confiança construída como consequência do uso dos seus produtos.

Por exemplo, se os dados do seu site mostrarem que um cliente está prestes a fazer checkout com um produto de nível inferior, ofereça um upgrade, isto é uma versão que apresente uma maior quantidade ou simplesmente uma versão premium.

O que são Order Bumps?

A técnica Order Bumps é muito semelhante com a técnica Upselling, no entanto é oferecido um produto complementar ao escolhido, e é realizada antes da compra ser finalizada pelo cliente, ou seja, na página do checkout ou pagamento, com apenas um click.
A simplicidade desta estratégia irá apresentar um impacto eficaz nas suas vendas online.

Como criar uma estratégia Upsell ou Order Bump?

As estratégias de upsell e order bump, bem estruturadas, poderão levar a um aumento exponencial das suas vendas.

  1. Ofereça um upsell ou/e order bump que vá ao encontro das necessidades do cliente;
  2. Identifique quais são os benefícios do upsell ou/e order bump para o cliente;
  3. Clarifique as diferenças entre o produto selecionado pelo cliente e a oferta sugerida;
  4. Sugira um produto ou serviço simples para que não gere confusão ou indecisão;
  5. Tenha como foco a satisfação do cliente e, por sua vez, irá haver criação de valor.
O que é Downselling?

Downselling é uma técnica oposta ao Upselling, ou seja, há uma oferta de uma alternativa mais económica para corresponder ao orçamento do cliente, a um produto ou serviço inicialmente considerado e geralmente é realizada quando o cliente, por qualquer motivo, decide desistir de uma compra.

 

Através desta estratégia irá aumentar o faturamento da sua empresa, pois alargará o número de clientes dado que oferece produtos mais acessíveis, ou seja, com preços mais baixos.

Por exemplo, um cliente pretende comprar um telemóvel mas no entanto quando vai finalizar a compra constata que não tem capacidade financeira para o comprar e desiste da compra. Nesse momento, aparece uma oferta de um telemóvel com um preço mais acessível, isto é, um downsell.

Como criar uma estratégia Downsell?

Para uma estratégia Downsell eficaz é necessário que anteriormente haja um estudo detalhado das necessidades e desejos do consumidor.

  1. Mantenha o foco no cliente através da identificação os motivos pelos quais o cliente pretende desistir da compra;
  2. Diversifique os produtos isto é, tenha à disposição do seu cliente diferentes produtos com diferentes valores para que tenha um maior leque de escolhas;
  3. Identifique o timing ideal para realizar o downsell, geralmente é quando o cliente desiste da compra.
Benefícios do uso das técnicas de Upselling, Downselling e Order Bumps

Há diferentes benefícios que resultam do uso bem sucedido das estratégias Upselling, DownSelling e Order Bumps:

  • Aumento de resultados do seu negócio: O uso das diferentes estratégias irá levar a aumento significativo dos seus lucros.

  • Maior satisfação do cliente: Para que haja uma maior satisfação por parte do cliente é  importante que os produtos sugeridos sejam relevantes para as suas necessidades.

  • O cliente fica mais recetivo à marca e a quaisquer ofertas futuras: O estudo do cliente leva à antecipação das suas necessidades e, por conseguinte, um aumento de confiança na marca por parte do mesmo.

  • Criação de valor: A satisfação gerada no consumidor após uma boa compra e o sentimento de que recebeu o melhor negócio possível leva-o ao aumento da Brand Awareness.

Riscos do uso das técnicas de Upselling, DownSelling e Order Bumps

É importante ter em conta que também há riscos associados ao uso das diferentes estratégias de aumento de vendas.

  • Pode gerar um impacto negativo na experiência do cliente: O impacto negativo na experiência do cliente pode advir de uma exagerada oferta gerando confusão no cliente no momento do pagamento (order bump) ou mesmo após o mesmo (upselling).
  • Levar a que o cliente desista inteiramente da sua compra: Esta reação pode surgir há promoção de serviços e produtos que vão para além das capacidades financeiras do cliente .

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