Pretende agilizar e melhorar os resultados do seu negócio? A solução pode estar na automação de marketing. Leia o artigo e saiba o que é, quais os benefícios e como pode aplicar.
O mercado exige cada vez mais competitividade, agilidade e resultados, o que ajuda a explicar porque é que as empresas estão preocupadas em automatizar tarefas. Elas precisam de ganhar tempo e eficiência para serem mais competitivas. Assim, a automação ajuda as empresas a atingirem potenciais clientes em grande escala e de forma personalizada. Leia o artigo e saiba o que é, quais os benefícios e como pode aplicar a automação de marketing.
Embora a automação seja essencial, é importante entender que qualquer software de automação não faz nada sozinho. É sempre necessária a intervenção humana para planear e ditar regras às ferramentas de forma que estas otimizem os processos e alcancem os resultados pretendidos. Conheça melhor esta ferramenta de marketing e comece já hoje a aplicar no seu negócio.
O Que É A Automação De Marketing?
A automação de marketing é o uso de tecnologias no marketing com o objetivo de simplificar processos tornando-os mais eficazes. O termo refere-se a qualquer ação automatizada com tecnologia como disparo de emails, agendamento de posts, uso de chatbots, etc.
A intenção é automatizar a gestão dos leads no funil de vendas para que evoluam até à compra. Assim, todo o processo serve para atrair, gerar e converter leads em novos clientes.
Após a compra, a automação também é importante para estimular a retenção dos clientes, ativá-los e gerar recomendações.
Benefícios Da Automação De Marketing
- Escalabilidade para o negócio – faz crescer, aumentar vendas e o número de clientes sem aumentar os custos.
- Mais eficiência no funil de vendas – otimiza o tempo, melhora o relacionamento com potenciais clientes e aborda leads nos momentos certos.
- Mais produtividade para a equipa – a poupança de tempo necessário para desempenhar outras tarefas.
- Redução do custo de aquisição de clientes – o valor que se investe é baixo para conquistar cada cliente.
- Mais satisfação e retenção de clientes – leads tomam decisões mais conscientes pois entendem que a solução apresentada pela empresa trará valor para o seu dia a dia.
- Monitoramento do funil de vendas– todas atividades da automação passam por ferramentas. Assim, tudo é medido desde a taxa de abertura de um mail até às conversões de cada etapa do funil.
Como Aplicar A Automação De Marketing?
Agora que já conhece os benefícios da automação, entenda também como deve aplicá-la no seu negócio.
Para começar, o ideal é começar pelo básico, ou seja, com fluxos simples e automações essenciais. Aos poucos, vai se familiarizar com a ferramenta e perceber os resultados que pode alcançar. Depois, poderá construir fluxos e processos mais complexos para torná-los mais inteligentes e eficientes.
Siga os seguintes passos para começar a aplicar a automação:
- Comece com o planeamento– defina objetivos e estratégias;
- Qualifique a base de contactos- analise a lista de contactos para se conseguir segmentar e atingir as pessoas certas;
- Inicie a produção de conteúdos- produza conteúdos que respondam às necessidades de cada etapa no funil de vendas;
Agora que já conhece os pilares e a base da estratégia de automação, analise as opções de ferramentas de automação do mercado. É importante partir dessa visão geral sobre a estratégia e de uma análise sobre o momento do negócio para fazer a escolha mais acertada.
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