A importância de utilizar um Call-to-Action

Call-to-Action (CTA) é uma estratégia para conseguir transformar os utilizadores que constituem o seu tráfego em clientes. Isto porque o objetivo do CTA é guiar o utilizador a uma determinada ação, nomeadamente, à compra de um produto ou serviço. Descubra mais detalhadamente qual a importância de utilizar um Call-to-Action na comunicação da sua empresa.

Os Call-to-Action (CTA), traduzidos diretamente para Chamada para a Ação, podem ser utilizados em diversas plataformas, como nas redes sociais, nos websites, nas landing pages, em anúncios, no email marketing e nos blogs. A importância de utilizar um Call-to-Action prende-se com o facto deste levar a que um maior número de pessoas tenha a determinada ação que se pretende.

Um CTA criado e utilizado estrategicamente irá produzir bons resultados, sendo que algumas das estratégias que devem ser implementadas têm que ver com o posicionamento do mesmo e com o seu design. No presente artigo serão abordadas várias estratégias e evidenciada a importância que utilizar um Call-to-Action terá para a sua empresa.

O que é um CTA?

Um Call-to-Action (CTA) é um termo bastante importante na área do marketing. Refere-se a uma estratégia, que tanto pode ser visual como escrita, e que, portanto, surge na forma de botão, imagem ou de texto, tendo como objetivo levar o utilizador a realizar uma determinada ação.

É, então, uma chamada para a ação, geralmente acompanhada por palavras no modo imperativo, tal como “saiba mais” ou “inscreva-se agora”, que vão incentivar o utilizador a tomar uma decisão. É extremamente importante que o seu CTA seja personalizado e adequado ao contexto no qual está inserido, de forma a potenciar os resultados que pode obter.

A importância de utilizar um Call-to-Action

A importância de utilizar um CTA tem principalmente que ver com o facto de potenciar as vendas em websites de e-commerce e de promover a interação dos utilizadores com a empresa.

Mais especificamente, permite guiar o utilizador durante a sua jornada enquanto consumidor, dando instruções do que deve fazer em determinado momento. Permite, também, guiá-lo pelo funil de vendas do negócio em questão e faz com que o mesmo permaneça mais tempo no nosso website ou rede social.

Tudo isto vai aumentar a probabilidade de o utilizador interagir ou gerar uma conversão. Assim, um bom CTA irá despertar a atenção do utilizador, instigar o interesse e posteriormente, levá-lo a fazer aquilo que é pretendido ao negócio. Sem a utilização de um CTA, o utilizador pode sentir-se confuso ou perdido relativamente à ação que deve ter, quer seja para obter informações ou para adquirir um produto. 

Os CTA variam de acordo com a fase do funil de vendas em que o utilizador está, sendo que se deve escolher o ideal a ser utilizado, de modo a potenciar resultados. Uma das intenções que o CTA pode ter é a conversão dos visitantes do website ou da rede social em leads. Numa fase mais avançada do funil, o CTA é útil para a conversão de leads já existentes em clientes, através da qualificação.

Os Call-to-Action podem ser utilizados em diversas plataformas, sendo as redes sociais imprescindíveis para gerarem interação com os utilizadores e divulgação do conteúdo. Também a Homepage do website e as landing pages são locais para a utilização de um CTA que tem como intenção gerar leads, através do preenchimento de um formulário. Um outro local onde um CTA estratégico e fulcral é os anúncios. Deste modo, o CTA é importante para impulsionar o utilizador a concluir a ação, quer seja um botão de “saber mais” ou “comprar agora”.

Estratégias para criar um CTA que gera resultados

Os CTA devem, portanto, ser utilizados para estimular e incentivar o utilizador a realizar uma determinada ação. Essa estimulação é potenciada quando são utilizadas algumas estratégias aquando da criação de um CTA, nomeadamente:

  • Clareza

    Deve ser dito exatamente aquilo que se pretende que o utilizador faça, de forma mais clara e direta possível, pois ajuda a que o mesmo não se sinta perdido entre tanta informação.  

  • Tomada de decisão

    CTA que têm melhores resultados são aqueles que guiam o utilizador numa determinada direção, mas sem dar ordens diretamente. Isto porque ninguém gosta de receber ordens e este passo faz toda a diferença.

  • Design

    O CTA deve-se destacar do resto do conteúdo, nomeadamente através do contraste de cores e do tamanho do mesmo, que deve ser destacado para chamar rapidamente à atenção.

  • Posicionamento

    O CTA deve estar posicionado num local com algum espaço em branco à volta, de modo a que se consiga destacar do restante conteúdo. Além disso, através de ferramentas como o Hotjar é possível compreender quais os movimentos oculares que os utilizadores tipicamente têm num website. Através destas análises, é possível determinar em que posição um CTA, provavelmente, terá melhores resultados.

Gatilhos emocionais que potenciam resultados  

Para além das estratégias previamente abordadas há, também, um conjunto de técnicas que devem ser utilizadas ao longo de todo o copy, de modo a potenciar os resultados do CTA. Essas técnicas são os gatilhos mentais, que são expressões que geram ansiedade, stress, desejo ou medo junto do utilizador. Devem ser utilizadas de forma estratégica, de forma a gerarem no utilizador o efeito desejado. 

Uma dessas estratégias é, então, a implementação de um sentimento de urgência ao longo de todo o conteúdo, tanto de tempo como de oportunidade. Isto porque, para o ser humano, a dor da perda é algo que o mesmo tende a evitar. 

Um outro gatilho é o de escassez, e potencia os resultados por despertar uma sensação de medo e de desejo no cérebro do utilizador. Também a autoridade é um dos gatilhos que devem ser trabalhados, pois conforta o potencial cliente relativamente à decisão de compra que está prestes a fazer. Por fim, também a exclusividade desperta desejo nos utilizadores, razão pela qual ofertas limitadas têm tanta adesão por parte dos mesmos. 

Importância dos testes A/B para mensurar a eficácia do CTA

Os testes A/B são testes que comparam a taxa de conversão de uma página/anúncio com a taxa de conversão de outra. Para que a diferença entre ambas seja atribuída a algo em concreto, é importante que apenas uma variável difira entre elas. Caso contrário, não é possível saber a que se deve a diferença na taxa de conversão.

No caso dos CTA, normalmente é feita uma alteração no botão ao nível do copy, da cor do mesmo ou do posicionamento. Isto permite compreender a que cores ou variáveis os utilizadores mais respondem e aquilo que funciona melhor em cada caso. Testar é fulcral para conseguir otimizar os resultados da sua empresa a longo prazo. 

Para concluir, implementar um bom CTA pode parecer difícil, mas com as estratégias abordadas será, certamente, mais fácil. Expressando a mensagem com clareza, utilizando os gatilhos mentais, as plataformas adequadas e tendo um design e posicionamento estratégicos, será mais fácil transmitir a indicação que quer dar ao utilizador de forma eficaz. 

Assim, e tendo em conta todas as vantagens supramencionadas, a probabilidade de potenciar o seu negócio é bastante elevada. Caso tenha dúvidas, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de o ajudar.

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