A importância de realizar testes A/B para a estratégia

Testes A/B baseia-se na comparação de 2 versões de uma página da para ver qual tem a melhor conversão.

Testes A/B é considerado um dos métodos mais conhecidos e eficientes com o objetivo de otimizar a taxa de conversão e melhorar os resultados. A importância de realizar testes A/B para a estratégia é a possibilidade de medir o resultado de cada ação.

Os testes A/B podem ser realizados em anúncios nas redes sociais ou no Google Ads, nos website, nos e-mails marketing, nas landing pages ou em Call-To-Action (CTA). É importante realizar testes A/B para melhorar a estratégia usada, uma vez que pequenas mudanças de texto ou layout podem afetar positivamente a performance.

É importante referir que os testes A/B não são considerados testes multivariados, pois só testam uma variável de cada vez, com o propósito de escolher a melhor opção entre as duas. Estes testes eliminam a necessidade de fazer suposições e permitem que seja possível tomar decisões baseadas em factos numéricos, o que diminui a probabilidade desta decisão ser considerada uma falha no futuro.

O que é A/B Testing?

A/B Testing é um método usado por profissionais de marketing digital para saber quais as alterações realizadas na página web que tiveram impacto, positivo ou negativo, nos seus visitantes. Este teste consiste em dividir em 2 partes iguais o tráfego da sua página inicial por 2 páginas web, sendo que uma é a página atual e a outra é a página com as modificações. De seguida, mede-se qual a versão que apresenta uma maior taxa de conversão.

Estes testes são considerados eficientes e uma excelente ferramenta, uma vez que oferecem um feedback real do mercado, pois são avaliados com precisão e com dados reais. As diferentes versões das páginas são distribuídas aleatoriamente no mesmo espaço de tempo e não há o risco de fatores que influenciam a taxa de conversão.

Para que servem os A/B Testing?

Como já referido, as decisões devem ser tomadas com base em números e informações concretas, uma vez que encaminham para o sucesso dos resultados da sua empresa. Os testes são a melhor forma de receber o feedback real do mercado, onde é possível melhorar a página web ou imagens para aumentar a taxa de conversão do público-alvo.

As taxas mais avaliadas nos testes A/B são:

  • A taxa de conversão, uma vez que valida se é possível converter mais visitantes em leads, em comparação com a página web inicial;

  • A taxa de rejeição, onde é possível verificar se há algum tipo de mudança no comportamento dos visitantes e mostrar se eles ficam mais tempo na página web ou não;

  • A taxa por cliques, que mede se os utilizadores tendem a clicar em determinados links da sua página web ou na página que está a ser testada.

É importante ser criterioso quando for optar pelas variáveis a testar, pois apesar de ter o desejo de testar todas, há umas mais relevantes que outras. Há várias variáveis que não contribuíram para aumentar a taxa de conversão.

No caso do email marketing, a melhor maneira de aumentar o engagement é testar diferentes formatos de email. Outra maneira de gerar resultados são as imagens, os CTA, os horários de envio e o assunto.

Os A/B Testing em CTA são muito usados para otimizar as taxas de conversão. O melhor teste passa por alterar o local inicial onde o CTA está, pois pode gerar dados interessantes e, posteriormente, aumentar a sua conversão. A cor, o tamanho, o texto e os elementos gráficos não devem ser menosprezados.

Quando é que deve fazer testes A/B?

O teste A/B é usado em contextos de marketing digital, como é o caso de testes de versões diferentes de newsletters, otimização de landing pages, comunicação através do Google Ads, anúncios no Facebook e no Instagram e na criação de conteúdo nas redes sociais. Em relação ao e-commerce, o teste A/B normalmente foca em áreas como o carrinho de compras e na página que detalha os produtos.

Exemplo de casos práticos onde deve aplicar o teste A/B são: caso a taxa de cliques esteja muito baixa num email ou existe uma baixa taxa de conversão numa landing page, é essencial criar uma nova versão para fazer um teste A/B e descobrir qual a que tem melhor desempenho. Além da escolha da altura indicada para a realização do teste, é imprescindível a escolha correta da variável a estudar ou caso contrário, não existirão resultados expressivos.

Este tipo de testes são um bom mecanismo, uma vez que fornece um feedback em tempo real do mercado, medido com precisão, ou seja, são factos sólidos. Como as várias versões são partilhadas aleatoriamente, não existe a possibilidade de um fator externo intervir nos resultados ao nível de conversão.

Como e quando medir os resultados do teste A/B?

Quando começar a fazer testes A/B, ao conferir os resultados constantemente, apenas está a monitorizar o teste e não a medir resultados reais. O resultado real pode demorar dias até ser revelado, uma vez que a amostra não irá abrir a landing page ou o email no momento em que é enviado. Portanto deve esperar o tempo necessário para obter resultados significativos.

No caso de uma landing page, o período recomendado é de 15 a 30 dias, pois vai garantir que a página receberá visitas suficientes para que o teste tenha significância estatística. Estes resultados podem demorar mais a surgir, uma vez que não se consegue controlar o volume de visitas a determinada página. Importante referir que caso não surjam resultados nos 30 dias seguintes, significa que a estratégia não teve impacto. Em contrapartida, deve esperar em média cerca de 3 horas para concluir sobre os resultados do teste A/B ao email.

Depois de definir uma variável, de estipular o objetivo e da realização dos testes, deve-se tirar conclusões dos resultados. Estes precisam de ser significativos para justificar a escolha da variação de acordo com a métrica escolhida, ou seja, quanto mais alta a percentagem, maior certeza terá sobre os resultados. Por exemplo, se escolher testar a cor de um CTA, a métrica de sucesso será a quantidade de cliques neste CTA que gerou mais conversões para a sua empresa.

O potencial de um A/B testing não termina depois de decidir qual a variável que gerou melhores resultados, mas sim se pensar sobre as conclusões do teste e quais as ações que pode vir a tomar para o melhorar. Repetir o mesmo tipo de teste pode ser vantajoso, uma vez que terá acesso a informações mais profundas e, consequentemente, economiza tempo.

Os testes A/B são uma solução para otimizar as taxas de conversão das landing pages, emails, imagens e CTA. Apesar disso, através deste tipo de testes, a sua empresa pode tirar várias conclusões sobre o seu público e como se comportam na internet. O conteúdo deve ser partilhado com toda a equipa da empresa, pois podem revelar diferentes descobertas para os vários departamentos.

O A/B testing é uma maneira eficaz de avaliar a resposta do seu público ao novo design, uma vez que não perturba a experiência do utilizador. Caso ainda tenha dúvidas, a Blue Bolt dispõe de profissionais qualificados capazes de o ajudar.

Partilhe este artigo: