A criação de leads é um tema importante quando abordamos a temática do Marketing Digital. Assim, é importante entender de que modo é que não só os obtemos bem como os retemos. É relevante perceber de que forma estes podem surgir através de uma simples ferramenta como um formulário.

Os formulários, por serem simples, continuam a ser cada vez mais um meio para obter informações de potenciais clientes. Estes, conseguem trazer informações muito pertinentes através de questões muitos simples enquanto que do outro lado é recebido um conteúdo, gerando assim um benefício para ambos os lados.

Atingir determinados leads simplesmente através do preenchimento destes formulários parece uma tarefa bem mais simples do que na verdade é. É necessário entender as etapas deste processo de modo a entregar um formulário correto. Quanto mais e melhor for trabalhada esta experiência, maior será a capacidade de gerar leads e assim obter melhores resultados.

Qual a relação entre formulários e leads?

Tal como um formulário preenchido “à mão”, no mundo digital um formulário tem as mesmas funções, ainda que, neste último, possamos fazer um rastreamento e construção mais organizados de uma base de dados. Leads não são nada mais que possíveis contactos. Assim, estabelece-se uma relação quase obrigatória entre ambos.

Os leads surgem dos formulários. Quando um formulário é preenchido e submetido, nesse exato momento, cria-se um lead. As informações que são entregues tornam precisamente essa pessoa num lead. No mundo do Marketing Digital, estes dois conceitos tornam-se importantes de modo a poder explorar potenciais clientes.

Quais as perguntas e o que deve conter um formulário?

Primeiro, é importante referir que o “momento do formulário” pode ser o primeiro momento de contacto entre o potencial lead e uma empresa, assim, toda a elaboração do mesmo requer cuidado pois será através deste que serão geradas respostas (neste caso informações).

Então, se o processo de criação de leads está dependente de formulários, é necessário entender o que fazer na criação dos mesmos.

A produção de um formulário exige um estudo detalhado do objetivo, isto é, será necessário compreender qual o propósito do formulário para entender quais as informações que se pretendem obter. Além do conteúdo, importa também realçar que a extensão do mesmo é um aspeto importante. Por norma, um formulário contém três questões básicas, mas extremamente fundamentais: nome, e-mail e contacto telefónico.

Apesar da questão de o contacto telefónico ser mais acessória que indispensável, é também importante pois trata-se de um segundo possível meio de contacto (posteriormente ao e-mail). Quanto ao nome e e-mail, estes são considerados duas questões imprescindíveis num formulário. Serão usadas como veículo de comunicação nos momentos pós preenchimento.

Serão dois dados que ajudarão a estabelecer contactos com os leads de forma estrategicamente periódica, não apenas para o propósito do formulário, mas para eventuais interesses de contacto posterior.

Quais as vantagens do uso de um formulário para a criação de leads?

Quando comparamos os formulários tradicionais com os digitais, encontramos algumas diferenças, sendo que algumas delas são de extrema relevância no que concerne à retenção de leads.

O formulário poderá parecer à primeira vista um questionário meramente básico, ainda assim, se visto com mais profundidade, traduz-se num documento que fornece informações sobre potenciais clientes interessados num produto ou serviço(s). O uso de um formulário agrega valor não só para o presente como também para efeitos futuros. Essencialmente, o formulário pretende “trazer para o agora e reter para o amanhã”.

Quando é preenchido um formulário, é também preenchida uma vontade de ter ou saber mais sobre algo, deste modo, a possibilidade da retenção de determinada informação sobre leads, levará a que se possa construir uma base de dados muito maior e potencialmente fidelizada.

O objetivo terá de passar por solidificar essa base de dados com conteúdos relativos aos produtos e serviços para os leads. Esse contacto será feito precisamente através das informações entregues previamente no formulário.

A eficiência de um bom ou mau formulário

Como mencionado anteriormente, é necessária uma otimização ao fundamental da informação para que a percentagem da taxa média de conversão de leads consiga ser alta.

Um bom formulário não se qualifica pela quantidade de perguntas e/ou informações requisitadas, neste caso, “menos é mais”. Fazer várias questões não significa colocar mais valor no formulário. A relação entre quantidade de perguntas e eficiência do formulário, mostra que quanto mais extenso este for, menor será a tendência para a conversão de lead. Um formulário pretende-se simples, fácil e acessível.

Um bom formulário começa precisamente antes do mesmo ser preenchido. O processo pelo qual o utilizador/potencial lead passa a partir do primeiro contacto pode fazer toda a diferença na sua conversão. Questões como o CTA (Call-to-Action), a aparência do formulário, a disposição das perguntas, o número de caracteres possíveis a serem introduzidos e outros tantas são igualmente pertinentes.

Todos os pormenores fazem a diferença na entrega de um formulário. Por exemplo, a importância que o Call-to-Action tem é muitas das vezes determinante para entregar o formulário a um lead. A mensagem que o CTA passa deve ser apelativa e clara para que se consiga transmitir uma mensagem de “Eu estou aqui!”.

Para além disto, deve estar sempre acompanhado de uma frase ou promessa real, isto é, não se pode “prometer a entrega de 5 e-books” e depois entregar apenas um. É necessário saber estabelecer um equilíbrio correto entre a verdade e a publicidade por forma a atingir o objetivo de alcançar o lead.

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