7 maneiras de usar o Google Trends para SEO

O Google Trends é uma ferramenta gratuita da Google que apresenta análises sobre os termos mais pesquisados. Através dos dados que fornece, como o volume de pesquisas ao longo do tempo, descubra como pode beneficiar da ferramenta para garantir uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficaz.

O Google Trends, ferramenta gratuita criada em 2006, revela os principais termos pesquisados no Google. Neste artigo vamos dar-lhe 7 maneiras de usar o Google Trends para SEO de forma a tornar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo mais eficaz.

Esta ferramenta do Google apresenta um gráfico principal, em que o eixo horizontal representa o tempo e o eixo vertical, a variação do volume de buscas. No entanto, para além desse gráfico principal, a ferramenta apresenta ainda um conjunto de funcionalidades que possibilitam uma maior segmentação de resultados. Em seguida, vamos compreender de que forma essas funcionalidades podem ajudá-lo a otimizar o seu conteúdo. 

Como usar o Google Trends para SEO de forma a aprimorar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo:

  1.     Compare o desempenho entre palavras-chave 

Ao inserir uma palavra-chave nova no Google Trends, é apresentado paralelamente um gráfico novo com uma cor distinta. Desta forma, torna-se possível realizar uma comparação da evolução das diferentes pesquisas em determinados períodos e compreender quais os termos que revelam maior destaque.

Esta funcionalidade revela-se bastante útil, por exemplo, quando cria conteúdos que envolvem palavras-chave idênticas. Através deste recurso, pode descobrir qual das palavras-chave corresponde ao maior volume de pesquisa por parte dos utilizadores e utilizá-la na sua estratégia de SEO.

  1.     Reconheça tendências sazonais

Utilize a ferramenta para obter conhecimento sobre as tendências sazonais de determinados tópicos. Perceba, por exemplo, que o crescimento de pesquisas relacionado com viagens para férias de Verão não acontece no mês de Agosto, mas durante os meses anteriores.

Através dos dados que a ferramenta fornece é possível antecipar promoções, organizar campanhas ou publicar Landing Pages de forma antecipada destacando-se perante os seus concorrentes. A ferramenta torna-se também bastante útil na criação do calendário de conteúdo.

  1.     Segmente a pesquisa por categorias

O Google Trends dispõe da capacidade de filtrar as palavras-chaves por categorias, facilitando assim o processo de identificar e aperfeiçoar os seus títulos e descrições de acordo com o local de publicação do seu conteúdo.

Os dados do Google Trends podem ser filtrados por:

– Pesquisas na Internet

– Pesquisa de Imagens do Google

– Pesquisa Google Notícias

– Google Shopping 

– Pesquisa Youtube

Através da alteração do botão de pesquisa na Internet para outro botão, como por exemplo para o botão de pesquisa de imagens do Google, a ferramenta vai dar acesso imediato a dados relacionados com o seu tópico, tais como o interesse por parte dos utilizadores no tema ao longo do tempo ou por região, apresentando também temas relacionados que se revelam populares.

  1.     Defina uma estratégia de SEO local

A opção de filtrar os resultados por regiões, pode ajudá-lo a definir uma estratégia de SEO mais específica através da descoberta de tendências locais. Quando pesquisa um termo, o Google Trends exibe um mapa que apresenta as áreas onde esse termo é popular e tem uma maior probabilidade de ser pesquisado. 

Esta opção é vantajosa não só para quem recorre à utilização de anúncios e pretende otimizar os seus investimentos, mas também para quem pretende beneficiar do tráfego orgânico, através da criação de conteúdo segmentado para públicos de locais específicos.

  1.     Analise a variação do interesse ao longo do tempo

O Google Trends apresenta um índice que varia de 0 a 100, em que 100 representa o nível máximo de relevância para um determinado tópico e 0, o nível mínimo de interesse. 

De que forma isto o pode ajudar? Ora, se uma determinada palavra-chave tem vindo a perder relevância de forma constante, então significa que não é uma boa escolha para trabalhá-la nos seus conteúdos. Por outro lado, se tem vindo a apresentar um aumento de popularidade, isso pode sugerir uma oportunidade para gerar tráfego a longo prazo.

  1.     Explore tópicos relacionados com o seu termo

O Google Trends apresenta uma lista de tópicos relativos às pesquisas efetuadas pelo termo, dividindo-se através das seguintes métricas:

– Principais: tópicos mais populares, em que a pontuação está numa escala relativa, em que 100 indica o tópico mais pesquisado e 50 se refere a um tópico pesquisado metade das vezes, e por aí adiante.

– Em ascensão: tópicos relacionados com o seu termo que revelam um aumento significativo na frequência de pesquisas durante o último período.

Ao selecionar os tópicos relacionados, é disponibilizado um conjunto de informações adicionais sobre o termo, como a evolução do volume de pesquisas, as regiões e sub-regiões onde o tópico é mais popular, e consultas relacionadas mais específicas. Estes tópicos podem ser interessantes para novas ideias de conteúdo e para compreender melhor a importância de determinados assuntos em certas regiões.

  1.     Analise a sua concorrência

A ferramenta também pode ser útil para o ajudar a monitorizar a sua concorrência. Tendo em conta que a análise da concorrência é uma prática fundamental em qualquer empresa, o Google Trends pode ajudá-lo a perceber quantas vezes os produtos, serviços ou marcas dos concorrentes foram pesquisados. 

Através desta ferramenta, é possível comparar a popularidade de determinadas palavras-chave que tenha em comum com os seus concorrentes e ver como eles se comparam com a sua marca. Essa comparação pode ser útil para identificar áreas em que os seus concorrentes estão a atingir uma visibilidade superior, com o intuito de ajustar a sua estratégia de marketing para se destacar no mercado e atrair mais clientes.

Concluindo, o Google Trends para SEO apresenta-se como uma ferramenta valiosa para fortalecer a sua estratégia de Marketing de Conteúdo através das suas diversas funcionalidades. Caso não tenha ficado esclarecido e considere que necessita de ajuda nesta área, a Blue Bolt tem profissionais qualificados nesta área que o podem ajudar a tornar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo mais eficaz.